O lugar onde a criança dorme ou brinca deve ser um lugar divertido, um espaço onde o pequeno se sinta acolhido, confortável, e mais que isso, um espaço que estimule a sua criatividade.

Essa pegada mais lúdica, além de serem super descolados e charmosos, contribui muito para o desenvolvimento intelectual e afetivo da criança, através de jogos, brincadeira ou atividades que possa estimular a imaginação da criança de alguma forma.

Por esse motivo é muito importante planejar esse cantinho com muita criatividade, e o mais importante é deixar a criança participar do processo, pois esse será o cantinho dela, e por isso ela precisa opinar sobre o que a deixa confortável e feliz. Entender melhor a personalidade da criança, facilita na hora de transformar e proporcionar experiências diferenciadas desde pequena. É legal também, convidar a criança para um DIY, ou o “faça você mesmo“ no momento da decoração do quarto, e juntos criar um momento super divertido em família!

Por isso separamos algumas dicas de como decorar, se divertir e estimular a criatividade do seu filho.

Móveis

Móveis

Um dos desafios da decoração do quarto infantil, é encontrar espaço para os móveis e as coisas da criança. No estilo de decoração Montessoriano, móveis como guarda roupas, prateleiras, cama e cômodas na altura das crianças, promovendo sempre a autonomia das crianças de poder escolher o que elas querem vestir, ou com o que querem brincar. Alguns especialistas dizem para nunca deixar muitas opções em termos de roupas ou brinquedos, para que a criança tenha a sensação de ter sempre algo novo na mão e nada fica inutilizado, ou ocupando espaço no ambiente.

Além dos móveis comuns para um quarto infantil, pense também na proposta de um cantinho de diversão, leitura e estudo, para isso invista em mesas e cadeiras na altura dos pequenos, cestos para brinquedos para que a criança tenha acesso livre e possa escolher com o que ela quer brincar.

A cor mais utilizada nos móveis, quando se trata de um quarto infantil é o branco, por ser uma cor que trás uma leveza ao ambiente, mas se você quer algo diferente, você pode apostar até mesmo no branco combinado com tons de amadeirados, e até mesmo móveis coloridos, com cores como o amarelo, rosa, azul e até mesmo o cinza, pode entrar nessa paleta de cores. Um móvel colorido irá trazer alegria ao ambiente, e ser um ponto chave na sua decoração. A única desvantagem do móvel colorido é que a criança pode enjoar da cor da decoração.

Hoje é possível encontrar nas lojas de móveis infantis, móveis com outras cores que fogem do tradicional, porém, nem sempre o valor é muito acessível. Então se você pretende economizar, uma opção é investir nos móveis brancos e personaliza-los de com a cor de sua preferência.

Móveis que funcionam como “ 2 em 1 “ são sempre uma ótima opção por ter uma maior utilidade. Hoje no mercado é possível encontrar camas que tenham formato de carros, carruagens de princesa, com escorregador, suspensas, cabanas e etc. Com certeza seu filho vai amar!

Decoração

Quadros, sempre são bem vindos, na hora de decorar as paredes, e nos quartos infantis eles também caem super bem. Aposte em ilustrações com uma temática mais lúdica, com estampas geométricas, que trazem um toque mais moderno ao ambiente. Quadros com frases, porta retratos também podem fazer parte dessa composição para deixar o ambiente mais aconchegante.

Letreiros, podem ser feitos com adesivos de parede, pinturas, letras decorativas, luminárias e etc.

A parede que imita lousa, também é uma opção muito legal para crianças, isso estimula a criatividade e é bem acessível. Você pode conseguir esse efeito com tinta esmalte fosca, ou, s e preferir não pintar a parede você pode utilizar adesivo de parede lousa, que é super simples, rápido de aplicar, e quando for necessário retirar não danifica a parede.

Os nichos e prateleiras, são itens decorativos que servem como suporte para objetos de decoração, e  podem funcionar muito bem como organizadores para armazenar e ao mesmo tempo deixar a mão alguns itens necessários no dia a dia. As prateleiras também podem ser utilizadas para expor livros e gibis no cantinho da leitura, é uma forma de facilitar o desenvolvimento da leitura do seu filho e também interagir com ele contando histórias para diverti-lo.

Cores

A cor deve ser definida a gosto da criança, evitando sempre a utilização de cores muito fortes, que podem cansar o ambiente. Para isso é preciso entender o perfil da criança, e seu temperamento para utilizar as cores mais adequadas ao ambiente e a personalidade da criança.

Você pode utilizar cores vivas, como as cores primárias para ambientes mais descontraídos, porém, sempre com cuidado, para evitar excessos, utilize cores neutras como branco na base, e utilize as cores mais fortes em móveis, roupas de cama e tecidos, formando pontos de cor na sua decoração.

Tons pasteis são super bem vindos na decoração infantil, pois trazem a sensação de aconchego e leveza ao ambiente, trazendo uma decoração mais clássica. Cores como azul bebê, rosa claro, amarelo, variações de roço e verde são boas opções para deixar o quarto com ar mais calmo.

Cores neutras, são perfeitas para utilizar como base na decoração, pois evitam o cansaço com as cores e facilita a mudança de decoração no ambiente. Cores como branco, bege e cinza podem compor a sua decoração prolongando a vida útil do quarto, além de ter a facilidade de ter um toque de cor em algum objeto decorativo ou acessório, que irá complementar para dar mais vida a esse ambiente.

Uma outra opção para deixar o quarto mais charmoso, é apostar nas cores e tonalidades escolhidas, em um papel de parede, caso opte por cores neutras ou tons pasteis aposte nas estampas grandes, para cores mais fortes utilize estampas menores para não carregar o ambiente ou limitar os objetos decorativos. A dica para não errar, é aplicar o papel somente uma parede, tornando peça chave da sua decoração.

Agora é só ir correndo conversar com seu filho e entender melhor o que ele quer e precisa para o quarto, e começar o seu projeto de decoração!

E se você curtiu o nosso post, não deixe de compartilhar com as outras mamães e amigas nas redes sociais! 😉

Conheça a loja

 

 

Escrito por QCola