7 Dicas para decorar uma casa pequena

São muitos os motivos hoje que nos levam a optar por um lar com espaço menor. Separamos algumas dicas para decorar sua casinha!

Desde o valor de compra ou aluguel, mas principalmente por uma mudança de mentalidade em que desejamos viver com menos objetos, menos consumo, mais praticidade e tempo livre para nós.

Casas pequenas gastam menos água, energia, produtos. Você passa a ter uma vida sim mais sustentável, econômica e simples. Gasta menos tempo arrumando e limpando, logo, mais tempo para curtir você mesmo.

Porém, a maioria das lojas de decoração tradicionais foram feitas para espaços grandes.

Por isso, na matéria de hoje, vamos compartilhar 7 dicas de como decorar espaços pequenos e torná-lo o melhor lugar do mundo <3

1. Medir tudo, com perfeição

Torne-se o louco da medição. Medir é será seu 11º mandamento a partir de hoje. Isso é fundamental para escolher móveis e objetos que vão encaixar certinhos.

Isso valoriza os espaços, os fazem render e garante harmonia na hora de juntar tudo o que você escolheu.

Trena deve andar na sua bolsa como anda sua escova de dente. 

2. Truques para ampliar e clarear

Outra dica é escolher objetos e móveis que promovam essa sensação de ampliar e iluminar os locais.

Por exemplo, espelhos. Eles são versáteis e úteis. Refletem o ambiente, dando impressão de que são uma extensão, aumentam o cômodo da casa. Também ampliam o efeito da luz natural ou indireta. Deixam o lar mais claro. Por fim, são úteis, você precisa mesmo de um espelho, porque não escolher um estiloso que seja parte da decoração? Perfeito! 3 em 1 😉

3. Use as paredes para demarcar espaços

Uma forma de fazer também o espaço parecer maior e também delimitar, por exemplo, onde é o quarto de onde é a sala de jantar, embora estejam todos bem pertinhos, é colocar um papel de parede atrás ou da cama, ou da mesa, deixando claro que aquele é um espaço específico.

Além de que traz cor e vida ao ambiente. Mas vamos falar disso no próximo tópico.

4. Pode e deve usar cores, estampas e texturas

A casa pequena não deve ser toda branca como muitos acham, pelo contrário. Tudo branco dá impressão de compactar, de um cúbiculo.

Você até pode deixar a cor das paredes brancas, claro, mas use então elementos decorativos nas paredes para colocar essa percepção de profundidade, o que dá um ar maior ao local.

Algumas opções são: papel de parede, placas decorativas, relógios e adesivos.

5. Menos móveis, mais multifuncionalidade

Hoje em dia você encontra com alguma facilidade os tais móveis multifuncionais. São aqueles que servem para mais de um objetivo. Como um hack que vira mesa. Um banco que vira baú. Uma cama com gavetas.

Isso oferece para sua casa opções para tudo mesmo com ambiente restrito de espaço. Excelente para ganhar lugar para guardar e armazenar coisas.

6. Aproveite as paredes

Já falamos dos espelhos e de papel de parede e vamos ressaltar esse ponto. O que você escolhe fazer com suas paredes numa casa pequena vai ser uma das decisões mais importantes para dar todo o charme e funcionalidade que ela precisa.

Além dela direcionar amplitude, iluminação e delimitar os espaços, ele traz funcionalidade à beleza.

Pode utilizar também prateleiras e nichos. Luminárias, hoje tem algumas opções estilo pêndulo minimalistas e ao mesmo tempo modernas que são excelentes ideias para ambientes compactos.

E, claro, como já citamos, as placas decorativas e adesivos de parede também participam de uma composição com personalidade.

7. Por fim, mais vida, mais plantas

Coloque plantas. Plantinhas, plantões. Vasos pendurados ou no topo com efeito de cascata, ou seja, aqueles que escorrem, caem.

Pequenos nas prateleiras, juntando-se nas composições da parede, nas mesas, na pia, no banheiro. Eles vão arejar os locais em que forem colocados, vão trazer cor, mas sem abarrotar ou poluir visualmente.

Créditos: Banco de imagens Pixabay

Aqui você encontra outras dicas:
Acabou o dinheiro? Como decorar a casa com pouco
Como Decorar a Cabeceira da Cama
Quarto compartilhado entre irmãos

Deixe uma resposta