Triângulos, quadrados, retângulos, losangos, esferas ou até uma mistura de formas. Quando o assunto é papel de parede geométrico não faltam ideias para estimular a criatividade na decoração, criando ambientes sofisticados e com a cara do dono.

Tendência há anos nos Estados Unidos e na Europa, o uso de papel de parede vem ganhando cada vez mais destaque também em lojas especializadas no Brasil            .

Práticos, econômicos e estilosos, eles são capazes de reinventar tendências como, por exemplo, dar à sua casa aquele charmoso ar retrô que só estampas geométricas trazem.

Mas você deve estar pensando: como fazer para utilizar algo tão característico — geométrico, vibrante e colorido — sem pesar no restante da decoração?

Por isso, acompanhe o post que preparamos para saber tudo sobre essa forma de décor.

Como acertar na escolha do papel de parede geométrico?

Quando falamos em papel de parede, a ideia é justamente repaginar o visual da casa sem esquentar a cabeça com bagunça e poeira de pintura, que parecem nunca ter fim. Isso sem falar naquele monte e lixas de pincéis espalhados pela casa, não é?

Mas além de serem os campeões da praticidade, eles também são opções ideais para aliar requinte e originalidade ao seu ambiente.

E para garantir esse efeito, é preciso considerar algumas regrinhas básicas. Afinal, as estampas geométricas estão com tudo na decoração, mas é preciso saber utilizá-las.

Regra número um: papel de parede geométrico não é fantasia. Portanto, muito cuidado para não misturar estampas que não combinam e acabar transformando sua casa num circo ou num playground.

Para não cair nesse erro, é simples. Escolha a estampa de sua preferência e deixe o restante do décor clean ou minimalista. Ou seja, se aquele papel de parede vibrante vai ficar perfeito na sua decoração colorida, você não precisa abrir mão dele! Apenas pondere nos demais elementos.

Assim, cortinas, tapetes, almofadas e demais objetos de decoração devem ser de cores mais neutras e formatos menos arrojados. Elementos em mármore ou madeira também são ótimas opções de acabamentos neutros que permitem usar e abusar do geométrico nas paredes.

Se você ainda está receoso quanto ao efeito, fica a dica: comece aos poucos. Faça primeiro uma aplicação em uma das paredes, por exemplo, de preferência a principal do cômodo, e deixe as demais com cores lisas. O resultado é mais simples, mas com certeza vai agradar!

Como utilizar papel de parede geométrico em cada cômodo?

menos chamativos

Como cada espaço da casa tem uma função específica, devemos respeitar as particularidades de cada um na hora de compor uma decoração com papéis de parede geométricos.

Veja como eles podem funcionar em cada cantinho da casa.

Sala

Tanto o living quanto a sala de jantar são ambientes de convivência. Portanto, certifique-se de adquirir uma opção bastante versátil, capaz de agradar a vários gostos diferentes.

Os mais neutros e simétricos — como aqueles que combinam formas regulares em preto e branco, por exemplo — podem ser perfeitos para esses cômodos. Os que possuem tons acobreados também são tendência no mercado, e trazem ares de luxo e requinte para o ambiente.

Apenas lembre-se de que a cor e a estampa escolhidas devem harmonizar com os padrões dos móveis e dos demais objetos de decoração. Isso vale para qualquer espaço!

Cozinha

Especialmente com a tendência das cozinhas gourmet, foi-se o tempo em que a cozinha era sinônimo de decoração branca e sem graça. Portanto, você pode abusar na escolha do papel de parede geométrico.

Vale tudo: das formas mais clássicas aos padrões mais irregulares e coloridos. Falando em cor, as mais quentes, como amarelo, alaranjado e vermelho, ficam ótimas quando combinadas com mobiliário de madeira. Já os tons mais frios, como azulados e esverdeados, harmonizam muito bem com acabamentos em mármore.

Quarto do casal

No quarto do casal, a escolha vai depender mais da personalidade dos donos do que de regras de decoração em si. Mas, para excluir qualquer possibilidade de erro, a dica é apostar em padrões menos chamativos. Afinal, esse é um ambiente de descanso e relaxamento.

Quarto das crianças

Sobre o quarto das crianças, o que vai pesar na escolha é a idade dos pequenos. Se a sua ideia é decorar o quarto do bebê, por exemplo, o mais indicado é utilizar linhas geométricas discretas e em tons pastéis.

Para meninos e meninas maiores, pode-se ousar um pouco mais, escolhendo modelos assimétricos ou coloridos.

Já os adolescentes, com certeza, vão adorar ter a liberdade de selecionar a estampa e a cor que mais combinam com eles!

Banheiro

Via de regra, banheiros pedem estampas discretas e cores claras, pois estimulam sensações de amplitude e leveza. Mas nada impede que você separe um cantinho do cômodo para ousar na escolha.

Destacar a parede do lavabo com um quadriculado colorido, por exemplo, fica extremamente charmoso e alegre. Que tal?

Escritório

estampas fortes

No home-office a escolha também vai depender muito da personalidade do dono e de como ele utiliza o espaço. Linhas geométricas vibrantes e tons de amarelo ou laranja são perfeitos para induzir a criatividade e concentração.

Porém, é importante lembrar que, se escolher estampas mais fortes, é preciso contrastar com móveis e demais objetos em cores claras e padrões neutros. Dessa forma você evita pesar o ambiente ou até mesmo desviar a atenção na hora do trabalho.

Móveis

Sim, essa é mais uma das tendências dos papéis de parede! E nada pode ser mais criativo e estimulante do que repaginar aquele criado-mudo ou armário que você tem há tantos anos, mas ainda está em bom estado, não é mesmo?

Para dar uma cara nova ao móvel velho, basta escolher a estampa geométrica de sua preferência e aplicá-la por inteiro na superfície ou apenas em algumas partes que você queira destacar. Uma boa ideia é cobrir apenas as gavetas ou as laterais, fica um charme!

Viu só? Com um pouquinho de criatividade e bom senso você vai arrasar utilizando papel de parede geométrico na decoração da sua casa, aliando requinte, praticidade e muito estilo.

Quer ficar por dentro das melhores dicas e tendências de decoração? Então, siga nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Conheça a loja

Escrito por QCola