efeito otico

Os papéis de parede são muito utilizados na decoração de interiores, principalmente devido a sua grande versatilidade, que contribui para que eles nunca saiam da moda. Além disso, ele é uma excelente alternativa para quem quer mudar o visual de um ambiente sem gastar muito.

Entra ano e sai ano as decorações sempre estão em alta e ganham novos detalhes cada vez mais sofisticados e modernos, como o papel de parede 3D, que traz o efeito ótico e tridimensional ao ambiente, deixando a ilusão de que a imagem é real.

Interessou-se pelo assunto? Então continue lendo esse artigo e veja como deixar sua casa ainda mais requintada com essa nova opção!

Quando e como utilizar papel de parede 3D?

O papel de parede 3D é a mais nova tendência para quem deseja inovar na decoração, deixando o ambiente com o visual mais moderno, sofisticado e aconchegante.

E se a intenção é transformar os cômodos de maneira mais fácil, prática e econômica, sem fazer grandes reformas e sujeira, como com as pinturas e revestimentos tradicionais, utilizar o papel de parede 3D é uma ótima opção.

O visual desse papel de parede é possível porque a dimensão tridimensional desse item possibilita personalizar os ambientes, criando um efeito ótico real das texturas e imagens, oferecendo a quem passa a vontade de tocar.

Dessa forma, é possível ampliar os cômodos sem comprometer a circulação do espaço, criando a ilusão de uma parede com paisagem. Pois esse tipo de papel não oferece somente a imagem, mas sim a visão de profundidade de que ela realmente existe.

Além disso, para ser aplicado não exige mão de obra especializada, no entanto, na hora de instalar é necessário combinar a criatividade e o bom gosto para que o resultado saia perfeito.

Imitando pedras, paisagens, veículos e revestimentos, o papel de parede 3D oferece inúmeras opções disponíveis no mercado. Tendo como principais modelos os geométricos e as imagens realistas.

  • Papel de parede 3D geométrico — são desenhos de círculos, quadrados e losangos, entre outras formas geométricas. Pode ser aplicado em duas ou mais paredes, desde que as cores sejam claras e neutras. Caso contrário, as cores intensas e vibrantes deverão ser utilizadas em apenas uma parede para não causar desconforto visual.
  • Papel de parede 3D imagens realistas — são imitações de paisagens, pedras e diversos objetos, que podem ser usados em apenas uma parede para chamar a atenção na decoração.

Ambos podem ser utilizados em qualquer tipo de ambiente, como quartos, cozinhas, salas e banheiros, proporcionando efeitos incríveis de requinte e sofisticação.

No entanto, para não errar na escolha e garantir o bem-estar, existem alguns cuidados que devem ser considerados para não deixar o ambiente carregado e pesado visualmente, como:

  • não misturar diferentes tipos de papel de parede com diversos desenhos geométricos e cores fortes em mais de uma parede;
  • escolher o modelo que tenha as cores compatíveis com o ambiente;
  • optar por um papel de parede mais simples e neutro, se o ambiente tiver muitos objetos decorativos;
  • considerar o tamanho e a iluminação do ambiente, uma vez que lugares pequenos e escuros pode causar a sensação de confinamento.

Dessa forma, o ideal é que o local não se torne cansativo e valorize os detalhes por meio da ilusão de ótica.

Como combinar com outros tipos de papéis de parede?

Para muitas pessoas combinar o papel de parede 3D com dois ou mais papéis pode parecer algo complicado e até mesmo complexo. No entanto, é possível associá-los e obter uma decoração muito interessante, desde que se tenha um cuidado especial na hora da escolha, para que o ambiente não se torne desagradável e exaustivo.

Em um quarto de menino, por exemplo, pode optar pelo papel 3D com imagem de transporte — com carros e caminhões — e aplicá-lo em apenas uma parede. Para combinar, nas outras paredes podem ser usadas outras opções de papéis mais simples e com cor mais neutra, como xadrez minimalista, azul jeans e listrado. Porém, é importante que as cores também combinem entre si. Assim, o resultado será de um ambiente mais harmônico, descontraído e feliz.

Vale ressaltar que alguns itens decorativos, como lençóis, fronhas e outros objetos, também podem influenciar na harmonia do ambiente. Por isso, o ideal é que esses detalhes sejam neutros ou tenham a mesma tonalidade do papel de parede escolhido.

Para quais ambientes eles são mais adequados?

qualquer ambiente

Com diversas estampas, cores e tendo a versatilidade como a sua principal aliada, o papel de parede 3D contém inúmeras funcionalidades e pode ser utilizado em qualquer ambiente. Dentre os principais lugares podemos citar:

Sala de jantar

A imitação de paisagem, textura e pedras são os mais utilizados nesse ambiente, uma vez que o visual ótico oferecido se torna incrível quando aplicado em apenas uma parede.

Sala de TV

Pode ser colocado na parede da TV, em formas geométricas ou textura, ou atrás do sofá com paisagens. E ainda se preferir também pode ser instalado no teto, com a imagem do céu com nuvens ou luar.

Cozinha

Nesse ambiente o ideal é optar pelo papel 3D em vinílico, pois é mais resistente a água, e pode ser instalado na frente da bancada ou em uma parede que deseja ter mais destaque na cozinha com a imagem de frutas, por exemplo.

Quarto do casal

Imagem com paisagem do mar, natureza e as galáxias são algumas opções utilizada na parede detrás da cabeceira da cama ou até mesmo no teto, pois remete ao ambiente a sensação de tranquilidade e descanso.

Quarto das crianças

Se ainda forem bebês o ideal é que o papel 3D seja em tons mais claros, para não carregar o ambiente e influenciar no humor dos pequenos.

Já para as crianças maiores, vale apostar nas estampas grandes de super-heróis, guerreiros ou personagens de desenhos infantis do cinema e aplicá-la em uma parede. Proporcionando um ambiente único e divertido para seu filho.

Banheiro

O papel de parede 3D deve ser aplicado fora do box, pois mesmo se o material for em vinílico, a grande quantidade de água poderá estragar o papel. O ideal é que seja instalado em uma parede de destaque, com imagem da natureza ou até mesmo no piso, no qual poderá se aventurar com as profundezas do mar.

Além disso, para garantir e aproveitar melhor o efeito tridimensional é importante investir em uma boa iluminação, uma vez que a luz realça e torna mais evidente as formas e os desenhos, criando a ilusão de ser real.

Assim, ao escolher lugares e imagens inesperadas, elas contribuirão na valorização dos ambientes e oferecer um destaque especial para uma área que poderia passar despercebida.

Agora que você já sabe que o papel de parede 3D traz modernidade aos ambientes, que tal conhecer a sofisticação do adesivo de parede arabesco e deixar a sua casa ainda mais linda e requintada!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola