https://www.qcola.com.br/

É sempre difícil escolher um tipo de revestimento para as paredes na hora de decorar.Hoje em dia existem diversos tipos e modelos no mercado, que podem ser de fácil aplicação, e dentro desse nicho, temos os papéis de parede. Se engana quem pensa que papel de parede é somente de papel convencional, daqueles que se passa cola para aplicação, como sempre a tecnologia trás produtos cada dia mais práticos e funcionais para a decoração, proporcionando agilidade na hora de renovar o ambiente, sem precisar daquela sujeira e cheiro de tinta dentro de casa.

A vantagem desse material, é justamente a facilidade de aplicação, a versatilidade de materiais, cores e estampas, sem contar com seu baixo custo.
Por isso o papel de parede tem se tornado um dos recursos mais utilizados na hora de decorar um ambiente, basta aplicar um papel de parede para criar um novo ambiente. Papéis com estampas mais ousadas podem trazer aquela sensação de estimulo, ou estampas com cores mais neutras podem trazer a sensação de conforto. Podemos usar e abusar nas estampas e cores, é claro, que tomando aquele cuidado para não deixar o ambiente carregado. É muito importante que a estampa do papel tenha equilíbrio com o restante da decoração, estampas mais ousadas podem te limitar na escolha dos móveis e objetos decorativos, e estampas mais neutras, te dão maior liberdade para compor a decoração.

Para aqueles que estão acostumados a por a mão na massa, e mesmo para aqueles que não estão, o papel de parede é uma ótima opção para mudar o ambiente com facilidade, e por isso separamos algumas dicas para facilitar a escolha e a aplicação!

Tipos de Papel de Parede

Além da cor e da estampa, o papel de parede pode ser de diferentes tipos de materiais para diversos tipos de ambientes, por isso é muito importante conhecer o material antes da compra, para que seja o material mais adequado para cada ambiente.

  • Tradicional: O papel de parede tradicional é feito de celulose, ou seja mais frágil, por ser feito de papel. Pode ser aplicado em locais que não tenham umidade, lugares secos, longe de banheiros ou lavanderias. Para que dure mais tempo, exige alguns cuidados em relação a limpeza por exemplo, que deve ser feita com aspirador de pó e no máximo um pano levemente úmido.
  • Tecidos: Também é indicados para ambientes secos, pois como é um tecido, em ambientes úmidos pode vir a mofar com facilidade. A limpeza pode ser realizada com ajuda de detergente, desde que esteja em um ambiente com bastante luminosidade para que possa secar rapidamente após a limpeza.
  • Auto colante: Já o papel de parede auto colante, por ser um adesivo, não corre o risco de mofar em ambientes com mais umidade como banheiro, lavanderias ou cozinhas, e podem ser aplicados sob azulejos, e também em ambientes secos, mas sempre em ambientes internos. Por ser um produto que já vem com cola é muito pratico na aplicação, além de não ter custos com a cola, é mais rápido de aplicar.
  • Vinílico: Muito apropriado para ambientes externos, onde recebem a luz do sol e umidade. Isso porque esse material é muito resistente e pode durar mais nesse tipo de ambiente, a limpeza também é pratica, você pode lavar as paredes sem que o papel descole ou perca a durabilidade facilmente.

 Aplicação

Antes de realizar a aplicação do papel, temos alguns cuidados a serem tomados.

É muito importante ter a medida da parede, dependendo do material que irá utilizar será necessário ter a medida em m² ou a largura e altura da parede para aquisição do papel, essa parte é muito importante, pois, alguns dos materiais como o auto colante, por ser um produto impresso, pode apresentar diferentes tonalidades do mesmo produto, caso a compra venha ser realizada em lotes diferentes de impressão, então tenha sempre as medidas corretas da sua parede!

Segundo passo, é deixar a parede nivelada, ou seja, toda a área a ser aplicado o papel de parede não deve ter diferenças, utilize gesso ou massa corrida para deixar a sua parede bem nivelada. Também é necessário tapar os buracos, resolver qualquer tipo de infiltração que tenha na parede, e retirar qualquer tipo de textura, lixe bem a parede para que apresente uma superfície completamente lisa para aplicação.
Em caso de aplicação sob azulejos ou cerâmicas, como foi citado no papel de parede auto colante, você pode nivelar o rejunte com as pedras, com gesso ou massa corrida também.

É interessante passar ao menos uma mão de tinta sob o gesso ou a massa corrida, pois pode ocorrer de ter resquícios de pó desse tipo de material, e acabar inutilizando a cola do seu papel de parede.

Modelos auto colante, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Trena, para medir o local;
  • Escada para aplicação em locais mais altos;
  • Tesoura e estilete para cortar o papel;
  • Espátula para aplicação, sem deixar bolhas.

Conheça o passo á passo da aplicação desse modelo de papel parede no tutorial, preparado pela blogueira Carina Fernandes :

Modelos que necessitam de cola: Tradicional (celulose) , tecido ou vinílico, você ira precisar dos seguintes materiais:

  • Cola;
  • Pote para diluir a cola;
  • Rolo, pincel e brocha de pintura;
  • Trena, para medir o local;
  • Escada para aplicação em locais mais altos;
  • Tesoura e estilete para cortar o papel;
  • Espátula para aplicação, sem deixar bolhas;
  • Pano ou esponja para limpar o papel após a aplicação.

Com esses materiais em mãos, meça a área que irá aplicar o papel, caso seja do teto até o chão, ou meia parede, e então calcule essa medida.  E caso tenham portas e janelas no local é necessário marcar essa medida, pois será necessário cortar o papel para continuar a aplicação.
E então corte o papel de parede com a altura desejada, em modelos que não tenham estampas deixe uma folga em cima e em baixo com cerca de 5 cm, ou seja, sempre com 10 cm a mais para a medida calculada na altura.
Passe a cola no papel com ajuda do rolo de pintura ou pincel mais largo, e para facilitar a aplicação a cola pode ser diluída em um recipiente como aqueles utilizados para pintura. E então comece a aplicação de cima para baixo, com uma espátula, pano ou com as próprias mãos para garantir a fixação do papel na parede, sem deixar bolhas.

Utilize o estilete para cortar as sobras e ajustar o recorte das tomadas e interruptores .
E enfim, para limpar as emendas do papel é recomendado, a utilização do pano úmido em caso dos papéis de tecido ou tradicionais de celulose. No caso do vinilico pode ser utilizado uma esponja, evitando sempre esfregar, pois a ideia é somente tirar as marcas dos dedos e o excesso de cola do papel.

E se você tem mais dúvidas sobre a aplicação de papel de parede entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento: (11) 2043-5408 /sac@qcola.com.br .

E não deixe de compartilhar conosco o resultado da sua aplicação de papel de parede através das nossas redes sociais, Facebook e Instagram!

   Conheça a loja

Escrito por QCola