vintage e retro

Dentre as tendências de decoração que se destacaram nos últimos anos, podemos listar a decoração vintage e a retrô. Grande parte das pessoas acredita que ambas são sinônimos, mas é importante que você saiba algumas diferenças básicas entre elas, se quiser usar a decoração vintage em sua casa.

Para que você não confunda mais as duas, continue a leitura e descubra as características de cada estilo para não errar na hora de decorar a sua casa. Vamos lá!

Vintage e Retrô: saiba diferenciar os dois

Vintage

O estilo vintage é responsável por incluir, na decoração, elementos típicos das décadas de 20 a 60. Muitos desses itens são raros e possuem um custo mais elevado. Dessa maneira, os adereços mais comuns são inspirados nesses utensílios, como uma espécie de releitura. Existem, também, réplicas de objetos desse estilo. Entretanto, se você quiser usar peças originais da época, os antiquários são os lugares onde você poderá encontrá-las. 

Retrô

O estilo retrô, por sua vez, é inspirado nas décadas de 70 e 80. Os objetos retrôs originais são, em geral, mais caros que os atuais, mas já existem diversas opções inspiradas na característica descontraída dessa época — ao contrário do estilo vintage, que tende a ser mais sério.

Decoração vintage: aprenda como aplicar

moveis vintage

Agora que você já sabe a diferença essencial entre vintage e retrô, vamos às dicas para você se inspirar no primeiro estilo e arrasar na decoração!

Invista em móveis antigos

Móveis inspirados numa decoração vintage são verdadeiras obras de arte, não é mesmo? Hoje, está muito mais acessível encontrar peças feitas sob essa inspiração para decorar todo o espaço da casa.

Então, que tal investir naquela linda penteadeira vintage para o quarto? Você também pode adquirir cômodas para colocar nesse ambiente ou na sala de estar, com a função de um rack. Elas são bonitas e funcionais, já que possuem uma capacidade considerável para guardar coisas — suas gavetas podem esconder verdadeiros mistérios!

Outros móveis muito úteis são os criados-mudos, que não precisam estar, necessariamente, ao lado das camas, podendo compor a decoração como uma mesa de canto, por exemplo. Já as estantes e prateleiras confeccionadas em madeira possuem versatilidade e podem estar presentes em diversos cômodos, incluindo a cozinha.

Para a sala, há também a opção de sofás e cadeiras com estofamento em veludo. São extremamente luxuosos e requintados, assim como a época em que surgiram.

Escolha os objetos e utensílios para agregar estilo

Aqui, a dica é apostar nos detalhes. Os objetos dessa época, geralmente, não são muito coloridos — o que dá o ar sóbrio à decoração. Assim, eles são facilmente incorporados ao ambiente, de maneira bem harmônica.

Adornos como vitrolas, máquinas de escrever, relógios de parede e telefones antigos são alguns exemplos que podem ser encontradas em antiquários e usados na decoração vintage. Eles podem ficar dispostos na sua sala ou em alguma estante, junto de outros objetos do mesmo estilo.

Para o quarto, abajures em tons pastéis podem compor a atmosfera do cômodo, acompanhado daquele despertador antigo que você encontra em várias lojas de objetos para decoração. Você também pode utilizar caixas com aspecto envelhecido para guardar objetos. São muitas as opções!

Já na cozinha, você pode encontrar geladeiras e fogões que são releituras daqueles utilizados nos anos 20 a 60. Você já deve ter visto, em algum lugar, esse tipo de eletrodoméstico sendo utilizado como parte da decoração — ou mesmo adquirindo novas funções, como as de armários e guarda-roupas. Além disso, as paredes podem ser decoradas com adesivos para azulejo, que façam alusão à época mencionada.

Insira outros itens na decoração

Uma excelente escolha é o papel de parede vintage. Eles mudam completamente a cara do ambiente, de maneira rápida, e com uma aplicação bastante simples. Os papéis de parede florais e os adesivos de parede que possuem arabescos são alguns dos que demonstram bem a intenção de dar uma cara vintage ao cômodo. 

Outra dica bacana é optar por posters vintage na sua decoração. São bem práticos e dão um verdadeiro up ao ambiente, certo?

Mais acima, falamos sobre as geladeiras. Contudo, você não precisa comprar uma nova: é possível adquirir adesivos para geladeiras nos naipes dos baralhos, por exemplo. Que tal uma geladeira com a aparência de uma carta de ouros ou espada? Solte sua criatividade e você verá que muitas ideias surgirão nessa jornada.

papel de parede vintage

Incorpore quadros e molduras

Já ouviu falar em DIY? Pois saiba que ele pode ser seu grande aliado. Se formos traduzir ao pé da letra, essa expressão significa “faça você mesmo” (Do It Yourself), e essa prática tem sido muito utilizada por quem deseja mudar a decoração da casa.

Use o DIY na sua decoração vintage com a ajuda de molduras que tenham aparência de antigas e as pendure na sala com fotos em preto e branco. Outra opção é colocar suas roupinhas e sapatinhos de bebê em quadros — geralmente, são peças em crochê, que conferem um ar nostálgico ao quarto. Você pode pintar as molduras com spray dourado para dar o toque luxuoso, se o seu foco é nos anos 20. 

Se você prefere se adequar aos anos 50 e 60, tem a opção de usar telas em MDF para colar recortes de revistas envelhecidos ou guardanapos decorados, utilizados em artesanato. Os gibis antigos também podem ser uma boa escolha na confecção desses quadros.

Não poderíamos deixar de dizer que, no momento da escolha de cada móvel, objeto ou papel de parede, é importante levar em consideração as suas preferências pessoais. Não basta simplesmente inserir algo na decoração, que não se pareça com você, apenas para que seja adequado ao estilo. O mais importante é que você se sinta bem com o resultado. Estar confortável no seu cantinho é imprescindível para que a mudança tenha sentido. 

Por esse motivo que a escolha dos pequenos detalhes é tão importante no momento em que você decide adotar um estilo com tanta personalidade como a decoração vintage. Mas, com todas essas dicas e inspirações, ficou mais fácil realizar essa tarefa, não é mesmo?

O conteúdo deste post foi útil para você? Siga-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro de diversos outros artigos como este. Estamos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Conheça a loja

Escrito por QCola