economia

Quem gosta do universo da decoração sabe que optar por itens práticos e versáteis é uma das melhores maneiras de renovar ambientes com economia. Usar papel de parede em lavabo, por exemplo, é uma ótima opção para deixá-lo bonito, elegante e aconchegante sem complicações.

Está com dúvidas sobre como usar o papel de parede no seu lavabo? Acabe com elas no nosso post de hoje. Boa leitura! 

Conheça as vantagens do uso de papel de parede em lavabo 

Por não possuir chuveiro, o lavabo é um ambiente livre de vapor e de umidade constante — o que praticamente anula o risco do papel de parede ser estragado. Portanto deixe o receio de lado e aproveite as vantagens desse revestimento. Algumas delas são: 

Variedade 

Há incontáveis combinações de tipos de padrão, estampa e textura à disposição, que podem ser usados em conjunto ou associados a outros revestimentos, como pintura, azulejos ou porcelanato. 

Praticidade 

Sem quebradeira, sem sujeira e sem dificuldades para a instalação, o papel de parede é a opção mais prática para mudar a decoração sem necessidade de mão de obra especializada. 

Custo-benefício 

A aplicação descomplicada — sem gasto de dinheiro com especialistas, nem de tempo com preparação e limpeza — tornam o papel de parede o revestimento de melhor custo-benefício para renovar um ambiente. 

Escolha um estilo para a decoração do seu lavabo 

O lavabo pode ser integrado aos demais cômodos — seguindo a mesma tendência de decoração já aplicada — ou se tornar um ambiente de destaque. Lembre-se, apenas, de respeitar suas preferências para que ele não destoe de sua personalidade.

Entre as diversas opções de estilo que você pode seguir, estão: 

Clássico 

Combine estampas de tons escuros de azul, vinho e marrom com móveis — ou outros revestimentos — de cores claras (como bege, creme ou branco) e itens de madeira escura (mogno e jacarandá, por exemplo). 

Romântico 

Aposte nos papéis de parede florais ou listrados em tons pastel, combinados com itens de madeira em estilo provençal ou em ferro fundido. Complete a decoração romântica com vasos de flores (especialmente rosas) e espelho em formato redondo ou oval. 

Cottage 

Selecione uma estampa listrada, quadriculada ou floral em tons suaves de verde, azul, amarelo, bege, rosa e branco e inclua objetos decorativos de cristal, prata e porcelana, além de velas. 

Shabby Chic 

Priorize tons de rosa antigo, pêssego, verde-água e lilás na escolha do seu papel de parede e complemente a decoração com objetos estilizados com pátina e peças de gesso. 

Boho 

Escolha estampas que misturem verde-oliva, marrom e roxo e itens em tons vivos de violeta e amarelo. Use peças de brechó, acessórios de barro e vasos com plantas para completar o clima bucólico. 

Moderno 

Selecione um papel de parede com padrão geométrico e o associe com móveis e objetos minimalistas e peças em fibra de vidro e aço inoxidável. 

Contemporâneo 

Harmonize um papel de parede geométrico de cores vivas com revestimentos neutros e peças de arte e design, como quadros e esculturas. Um espelho grande e sem moldura completa a decoração nesse estilo. 

Rústico 

Use papéis de paredes que imitam revestimentos rústicos e adote esse estilo no seu lavabo — sem se preocupar com poeira nos tijolinhos descascados ou insetos indesejados na madeira. Combine com estampas xadrez e acrescente peças de madeira. 

Tropical 

Para um ambiente cheio de frescor, utilize papéis de parede em tons de laranja, amarelo e vermelho com estampas florais, móveis de madeira clara e vasos com plantas. 

Divertido 

Se o objetivo é surpreender de forma inusitada, faça uma decoração temática baseada no seu filme preferido, no seriado do momento ou um tema como bar, lego, carros e motocicletas, geek ou pôsteres antigos, por exemplo. Certamente você encontrará o papel de parede ideal para compor seu ambiente. 

Valorize o espaço de seu lavabo com o papel de parede correto 

tendencia de decoracao

Se for necessário usar os elementos visuais do seu lavabo para melhorar as percepções de espaço, luz e conforto, siga estas orientações para escolher o papel de parede: 

Ampliar 

Para dar a sensação de paredes maiores, utilize listras horizontais e diagonais ou estampas com desenhos pequenos. Para deixar o ambiente com o pé-direito “mais alto”, use as listras verticais. 

Clarear 

Em lavabos com pouca luminosidade, o ideal é dar preferência a papéis de parede com base clara (branco, bege ou tons pastel) e cores que refletem mais a luz, como o amarelo. 

Tornar aconchegante 

Grande quantidade de revestimentos lisos, como cerâmica e porcelanato, deixam os ambientes frios. Para deixá-los mais confortáveis, aplique um papel de parede que reproduza materiais naturais — como madeira — e tecidos — como o xadrez. 

Deixar sofisticado

Se o desafio é deixar seu lavabo mais requintado e elegante, aposte em estampas do tipo arabesco para revestir as paredes.

Saiba como conservar seu papel de parede por mais tempo 

Mesmo não tendo contato com vapor de chuveiro e umidade constante, o lavabo é um ambiente em que há fluxo de água para lavar as mãos e que exige higienização periódica do piso. Por isso, a aplicação do papel de parede nesse ambiente exige alguns cuidados para que sua durabilidade não seja comprometida.

Prefira o papel de parede com acabamento vinílico — que é o mais resistente para áreas molhadas. A aplicação na parede inteira de um lavabo será ainda mais segura se o rodapé for alto o suficiente para protegê-lo da água jogada no chão para a limpeza.

Se quiser colocar o papel de parede logo atrás da pia, não tem problema: os poucos pingos que sobrarem para ele durante a lavagem das mãos não irão estragá-lo. Apenas se certifique de não haver acúmulo de água na junção da bancada com o revestimento.

Discreto ou extravagante, simples ou sofisticado, clássico ou original. Há opções de papel de parede para todos os estilos e personalidades. Versatilidade, variedade e facilidade de aplicação são apenas alguns dos motivos que o tornam o melhor revestimento para decorar sua residência.

Aplicando papel de parede em lavabo, você terá um ambiente renovado, único e de bom gosto feito por suas próprias mãos, sem esforço, bagunça nem complicações. 

Gostou dessas informações? Siga nossas redes sociais e acompanhe todas as nossas publicações para deixar sua casa mais bonita a cada dia. Estamos no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no Youtube!

Conheça a loja

Escrito por QCola