Modelos de papel perfeito para sua sala

Que o papel de parede combina aconchego, requinte e preço baixo, todo mundo já sabe! Mas como utilizar papel de parede para sala sem cansar a vista e sem pesar o ambiente de convívio social?

A ideia é justamente acertar na decoração poupando tempo e esforço. Isso porque, por sua praticidade, os papéis de parede são capazes de repaginar o visual da sua casa sem que você se incomode com a poeira da reforma ou com a bagunça da pintura.

Afinal, depois de finalmente conquistar o imóvel dos sonhos, você não quer esquentar a cabeça com lixas e pincéis espalhados por todo canto, certo? Sobretudo pela sala.

E foi pensando na sua comodidade e na valorização das áreas de convivência da casa que trouxemos este post para te inspirar na escolha do papel de parede ideal.

Qualquer que seja o estilo da sua sala — clássico, simples ou arrojado — uma coisa é certa: existe um modelo de papel de parede perfeito para o seu décor. Veja só!

Sala clássica

Salas clássicas pedem papéis de parede com padrões delicados e discretos. Quanto às cores, os tons podem variar desde os sóbrios aos suaves, desde que a tonalidade permaneça homogênea por toda a aplicação.

Caso contrário, ao misturar várias tonalidades diferentes, você corre o risco de carregar o ambiente, comprometendo justamente a proposta de um décor clássico.

Para quem quer ousar na escolha, mas sem abrir mão do estilo clássico, uma alternativa é apostar nos papéis de parede com detalhes em arabescos, que dão um ar sofisticado à decoração. Nesse caso, a ideia é que o papel de parede seja o ponto focal, portanto os demais enfeites e objetos da sala devem ser pontuais.

Se ainda resta dúvida sobre como criar uma sala clássica usando tipos diferentes de papéis de parede, anote esta dica: escolha o papel na mesma cor dos demais objetos decorativos. Por exemplo: para uma sala preta e branca, opte por um papel de parede em um desses dois tons. Não tem erro!

Quanto ao posicionamento, a aplicação do papel cai muito bem em uma das paredes principais da sala ou por detrás do sofá, de modo a não cansar a vista.

Sala estilosa

Metalizados, listrados, texturizados e até 3D — qualquer um desses modelos de papel de parede é sinônimo de estilo e personalidade para sua sala. Afinal, como não chamar atenção com um revestimento desses? Todas essas opções são poderosas aliadas de um décor criativo e original.

Os papéis de parede com acabamento metalizado trazem um brilho sutil para o seu living ou sala de jantar, sobretudo quando realçados pela iluminação direta. Já com os modelos que imitam pedras ou tijolinhos, o efeito texturizado é garantido!

Os modelos em listras são perfeitos para brincar com o tamanho dos ambientes. Ao aplicá-los sobre uma parede lateral, por exemplo, você aumenta sensorialmente a extensão da sala. Você pode também brincar com as orientações verticais e horizontais das listras, tendo em mente que, quanto menor a espessura da listra, maior a sensação de amplitude.

E se a ideia é ousar de vez, que tal um papel de parede 3D? As opções de papéis de parede em três dimensões propiciam, na verdade, um efeito ilusório de vista. Assim, você pode apostar em modelos estampados ou paisagísticos, criando a ilusão de que, por trás do papel, o cenário continua. Dá até vontade de passar a mão para conferir!

Sala simples

Uma decoração simples não significa uma decoração sem vida. A proposta de um décor simples é justamente o contrário: criar ambientes rústicos, bucólicos e delicados para dar vida às áreas sociais da casa.

Experimente aplicar papéis de parede em tons suaves ou amadeirados na parede principal do living ou da sala de jantar e verá o cômodo se transformar em um verdadeiro convite ao aconchego. Modelos com paisagens que remetem à natureza, como pássaros, florais e árvores secas também são perfeitos para esse caso.

Uma sala simples também tem tudo a ver com o estilo minimalista ou provençal. Para garantir todo o charme e a delicadeza desse estilo, escolha um papel de parede com flores cor de rosa e fundo suave, em tonalidades de verde ou azul. Se possível, combine-o com móveis rústicos brancos. O resultado fica sensacional!

Sala colorida

Você sabia que a psicologia das cores tem o poder de transformar qualquer ambiente? Pois é! Quem precisa de inspiração para transformar o décor pode apostar sem erro na combinação de papéis de parede coloridos e móveis em estilo vintage ou retrô.

Quando liso e de cor única, o papel de parede permite mais ousadia no restante da decoração. Mas, se você optar por modelos com padrões irregulares, geométricos ou de mais de uma cor, simplifique os outros objetos decorativos para não carregar o ambiente com muita informação.

Modelos com desenhos assimétricos e mistura de formas são perfeitos para dar um ar moderno e jovial à sala. Já os quadriculados conseguem ser ao mesmo tempo arrojados e românticos. Que tal?

Sala neutra

Tranquilidade, paz e calmaria. Essas são as sensações que só uma sala neutra é capaz de garantir quando você abre a porta de casa. Se a ideia é chegar na sala e sentir-se em pleno aconchego, optar por papéis de parede neutros é uma excelente opção!

Mas, assim como nas salas simples, lembre-se de que um décor neutro não precisa ser sem graça. Por isso, atenção redobrada na hora de escolher o papel de parede: se você optou por um modelo de cor neutra — como o branco, cinza ou bege —, combine com estampas sutis.

Já se você optou por um tom mais característico — como verde, azul ou rosa —, mantenha o papel de parede em textura lisa e homogênea. Assim, você garante um décor que reúne, ao mesmo tempo, contraste, neutralidade e harmonia.

Se ainda assim você achar que a sala ficou sem graça, experimente utilizar um quadro na mesma superfície do papel de parede neutro. Desse modo, você cria um ponto de destaque para focar o olhar, dando mais vida ao ambiente.

Como comprar papel de parede para sala?

Tranquilidade, paz e calmaria

Agora que você já aprendeu a escolher o modelo ideal de papel de parede conforme o estilo da sua sala, preste atenção nos itens abaixo, que vão te ajudar a garantir uma aplicação perfeita!

Combine cores, texturas e estampas

Essa dica vai muito além das características do modelo de papel de parede em si. Combinar cores ideais, texturas e estampas significa ampliar o olhar sobre o seu décor, enxergando a sala como um todo: paredes, móveis e demais objetos decorativos.

Como dissemos, é preciso ter muito cuidado para não carregar o ambiente com muita informação e objetos desnecessários. Por isso, olhar a sala de longe — sob uma perspectiva geral — é uma maneira bastante eficaz de notar o que está sobrando no ambiente.

Se após esse exercício ainda restar dúvidas, fica a dica: harmonize a cor do papel de parede com o móvel principal da sala. Se a mobília for colorida, opte por papéis mais neutros e vice-versa. Basta ter em mente que a parede também é parte da decoração e, portanto, precisa dialogar com o restante do cômodo.

Confira a metragem das paredes

É essencial conferir a medida exata da parede antes da aplicação para evitar desperdícios e garantir a qualidade do serviço. Para medir, basta considerar a altura do rodapé e da moldura.

Se for escolher algum modelo de desenhos ou listras, confira também o tamanho da padronagem e a frequência com que os itens se repetem no modelo. Essa é a única maneira de garantir que todos os detalhes ficarão alinhados e em harmonia após a aplicação.

Escolha o revestimento ideal

Os revestimentos tradicionais do mercado são os vinílicos, vinilizados e acetinados. Escolha o modelo mais adequado para sua sala tendo em vista o seguinte: o papel de parede vinílico é mais resistente à luz e umidade por ser revestido em vinil, ao contrário do vinilizado, que não possui revestimento. Os modelos acetinados acumulam menos pó, tornando-se alternativas ideais para moradores alérgicos, por exemplo.

Quantas sensações um papel de parede para sala é capaz de causar, não é mesmo? É justamente esse o segredo de um décor bem executado. Saiba mais a respeito no post sobre como a decoração pode ajudar a diminuir o estresse do dia-a-dia!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola