Aplicando seu papel de parede

O papel de parede é uma maneira barata e prática de transformar o visual de um ambiente. É muito usado na decoração por possuir diversas opções de estampas e cores. Além da sua simplicidade para aplicação, proporciona um ambiente sofisticado e renovado.

Aqui você aprenderá tudo sobre como colocar papel de parede, da quantidade ao acabamento. Encontrará também informações sobre os tipos existentes e como usar o papel de parede em cada ambiente da sua casa. Acompanhe nosso post!

Escolha o tipo de papel

É interessante saber que não só as cores e estampas diferenciam os papéis de parede, mas também os materiais. Conheça os principais tipos:

TNT

Ele assemelha-se ao tecido. É composto de fibras de poliéster e celulose. Para aplicá-lo, usa-se a cola sobre a parede. Deve ser removido a seco.

Tradicional

Feito de celulose, é usado em ambientes secos. Aplica-se a cola sobre o papel. Ao retira-lo, é necessário umidificar o papel.

Vinílico

Formado por PVC, é impermeável, resistente e durável. Indicado para ambientes úmidos e de grande circulação. A cola usada é aplicada sobre o papel. Sua retirada é a seco ou por abrasão.

Nem todos os papéis de parede necessitam de cola para sua aplicação. Alguns são autocolantes.

Prepare a parede antes de começar

Se a superfície da parede não estiver lisa, lixe e prepare com massa corrida ou gesso. Para impedir que o pó grude no papel de parede, passe um pano úmido para limpar e deixe secar. É importante que a parede não contenha buracos, infiltrações, fissuras ou irregularidades.

Meça a parede

Antes de iniciar, meça toda parede que você fará a aplicação, para saber a quantidade de papel de parede que você precisará. Com a ajuda de uma trena, meça altura e largura da parede, acrescentando 10 cm na altura para cima e para baixo — isso ajudará nos acabamentos do teto e rodapé.

Para saber quantos rolos de papel de parede você irá utilizar, multiplique a largura da parede na qual pretende colocar o papel de parede pela altura da parede.

Se o seu papel de parede possuir estampas, cada faixa deverá ter 10% a mais de altura para que a estampa se iguale e o padrão do papel, ao ser aplicado, fique conforme o esperado.

Separe o que você precisará para colocar o papel de parede

  • cola universal

  • recipiente para diluir a cola

  • trena

  • escada

  • lápis

  • estilete

  • pano limpo

  • tesoura

  • espátula lisa

  • pincel (brocha) de pintura

  • esponja

  • escova

Corte o papel de parede e se organize

Corte as tiras de papel de acordo com as medidas e observando o padrão, caso o papel seja estampado. Numere as tiras no verso para saber qual a ordem adequada para a aplicação.

Em seguida, defina o lugar onde começará a colocação. Marque uma linha de pruma na parede para se orientar verticalmente. É importante que a aplicação da primeira faixa de papel seja perfeitamente alinhada para guiar as próximas colagens.

Prepare a cola

Utilize 1,5 litros de água para cada 30 gramas de cola universal.

Dilua toda cola em um recipiente com água e misture. Aguarde 30 minutos e observe se a mistura tem aspecto de gel. Se sim, a cola está pronta para uso.

Proteja seu piso e distribua a cola no papel

Para aplicação da cola, a brocha é a melhor opção, mas se não tiver uma, poderá usar o rolinho para espalhar a cola no papel.

Proteja o piso e objetos de eventuais respingos, utilizando um plástico para forrar. Coloque a primeira faixa no chão ou em uma superfície protegida, com a estampa virada para baixo.

Passe uma demão de cola em metade da faixa, do centro para a extremidade. A seguir, dobre essa metade, cola com cola, e repita o processo na outra metade.

Deixe o papel descansar de 1 a 2 minutos antes de aplicá-lo na parede, para que ele possa absorver a cola.

Aplique o papel de parede

Leve o papel ainda dobrado até a parede que deseja. Use uma escada e comece a colar pela parte superior, não esquecendo dos 10 cm sobrando nas extremidades. Desdobre o papel e cole-o na parede, desenrolando até o final. Use um pano seco e limpo para alisar a superfície — isso ajudará na colagem.

Logo após, aplique as demais faixas, tomando o cuidado de não sobrepô-las. Observe também se as estampas se complementam de acordo com o padrão do papel. Se notar que não colou de maneira correta, retire o papel com cuidado e cole-o novamente.

Dê o acabamento final

Após aplicar todas as tiras de papel de parede, use uma escova para retirar as bolhas de ar, escovando sempre do centro para fora.

As bolhas menores, que são por excesso de cola, são comuns e é aconselhável que permaneçam para garantir a fixação do papel. Elas desaparecem normalmente na secagem, após 2 ou 3 dias.

Para retirar restos de cola que podem manchar o papel, umedeça uma esponja em água e passe sobre as emendas.

Nas quinas, deixe uma sobra de 1 cm sobre a outra parede e cole o outro papel sobre o anterior. Marque bem a quina para um acabamento melhor.

Para cortar as sobras do papel de parede, aperte vincos e cantos do rodapé e do teto com uma espátula e corte com estilete o que sobra.

Na situação das tomadas e interruptores, após a secagem do papel e com a ajuda de um estilete, faça um corte em formato de cruz sobre a área e abra as abas com cuidado. Depois, é só recolocar os espelhos e caixas.

Use o papel de parede adequado a cada ambiente

Combinando cores e estampas

Sala de estar

Pode usá-lo para destacar sua decoração, assim como na sala de jantar. Combine as cores e estampas com os detalhes, como almofadas, sofás, cortinas e tapetes. Opte por papel de vinílico, que é mais durável e fácil de limpar.

Quarto

Neste ambiente, você tem a liberdade de escolher qualquer tipo de papel de parede, já que tem menor fluxo de pessoas e pouca umidade.

Se o quarto for de criança, dê preferência ao vinílico, pela facilidade de limpeza. Para a estampa, escolha uma alegre e que combine com o que a criança goste.

Cozinha

Como a cozinha é um espaço mais úmido, evite os papéis de celulose, por serem menos resistentes, e opte pelos de vinílico. Uma  maneira criativa de aplicar o papel de parede na cozinha é colocá-lo em metade da parede ou faixas entre armários e bancadas.

Banheiro

Você poderá fazer do papel de parede o destaque do ambiente, já que aqui não é comum móveis coloridos e decoração variada. Aproveite as estampas coloridas, geométricas e diferentes, mas se for usá-lo em todas as paredes, tenha a prudência de escolher cores mais claras para não deixar o visual carregado demais.

Por ser um espaço muito úmido, o tipo de papel mais indicado para usar no banheiro é o vinílico.

No teto

Não muito comum, o papel de parede no teto sai do óbvio e pode ser aquele ponto de destaque na decoração do ambiente. Na dúvida do que usar, escolha tons neutros e padrões discretos.

Faixa ou meia parede

Serve para destacar ou deixar o ambiente único sem precisar de grandes mudanças. São muitas as opções de usar o papel de parede em faixa ou em meia parede. Pode-se usar entre bancadas e armários em cozinhas, em paredes com prateleiras ou algum móvel que ocupe metade da parede, e também em paredes que tenham mesas encostadas. Use a sua criatividade!

Este texto foi útil para você? Gostou? Agora que você já sabe como colocar papel de parede, deixe seu comentário aqui, compartilhando suas ideias ou dúvidas sobre isso!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola