aprenda-aqui-como-escolher-papel-de-parede-para-cada-ambiente.jpeg

Se você deseja mudar a decoração da sua casa de forma simples, econômica e rápida, investir em papéis de parede é uma ótima alternativa. Eles são capazes de transformar o visual de qualquer ambiente por um preço bem camarada.

Mas, com a infinidade de opções existentes no mercado, você pode estar se perguntando: como escolher o papel de parede? 

Escolher o papel ideal é bem simples. O primeiro passo, é levar em consideração o seu estilo pessoal: moderno, clássico, jovem etc. Depois, basta seguir o seu objetivo: ampliar ou diminuir o espaço, criar texturas etc.

É claro que cada cômodo da casa tem as suas particularidades. Por isso, iremos te mostrar como escolher o papel de parede ideal para cada ambiente. Vem com a gente!

Como escolher o papel de parede ideal para cada cômodo?

 

Sala

Papel de Parede para Sala

A sala é um dos principais ambientes da casa. É o local onde recebemos amigos e familiares. Por isso, o papel de parede precisa criar um clima aconchegante sem poluir muito o visual.

O legal é escolher apenas uma parede para fazer a aplicação do papel. Assim, você não corre o risco de errar e deixar a sua sala com muita informação. Lembre-se de que a estampa escolhida deve estar de acordo com as cores do sofá, almofadas, objetos de decoração e outros mobiliários.

Dica: ambientes menores ficam ótimos com papéis de parede com estampas pequenas e claras. Já no caso dos cômodos maiores, opte por estampas mais escuras e dramáticas. 

Quarto

Papel de Para para quarto

Assim como em todos os cômodos, o primeiro passo para escolher o papel de parede ideal para o quarto é definir o seu estilo pessoal. Lembre-se de que ele é um ambiente muito particular, onde você deve se sentir acolhido e feliz. 

Papéis de parede coloridos, por exemplo, são especialmente indicados para as pessoas que gostam de uma decoração mais jovem, descolada e alegre. Já as estampas florais são ótimas opções para quem se identifica com o estilo romântico.

Vale destacar que, independentemente do tipo escolhido, o papel de parede deve estar em harmonia com os móveis e outros objetos do seu quarto, incluindo as cortinas. 

Dica: os papéis de parede do tipo acetinado são os mais indicados para quartos de crianças e pessoas alérgicas, já que é a opção que menos acumula poeira.

Cozinha

Papel de parede para cozinha

Engana-se quem pensa que a cozinha não é local para papel de parede. Atualmente, existem diversos modelos próprios para ambientes úmidos. Para esses locais, o vinílico é a melhor opção.

Com textura que se assemelha ao tecido, o material é feito de PVC, tornando-se muito resistente à luz e à umidade. É possível lavá-lo, tornando a limpeza uma tarefa prática e rápida. 

Dica: existem diversas opções de papéis de parede que simulam azulejos hidráulicos coloridos. É uma excelente opção para quem está reformando a casa e não quer mexer com obras. 

Banheiro e lavabo 

Assim como na cozinha, o papel de parede vinílico é a melhor opção para banheiros e lavabos. Muito resistente à água, o material é fácil de limpar e possui uma maior durabilidade.

Os banheiros são locais onde, geralmente, não há muitos objetos de decoração. Por isso, vale investir em papéis de parede com estampas e texturas diferenciadas. Se quer algo mais discreto, opte por cores neutras e faça aplicações em todas as paredes.

Dica: para garantir a conservação do seu papel por mais tempo, evite banhos muito longos e quentes. O vapor em excesso pode alterar a beleza do revestimento.

Outros ambientes 

Não são só os cômodos tradicionais que podem ganhar cara nova com a instalação de papéis de parede. Realizar aplicações em cantinhos inusitados podem transformar a sua casa como um todo, deixando-a mais moderna e sofisticada. 

Por isso, vale a pena investir em papéis de parede em corredores, varandas, garagens e até nos próprios degraus das escadas. A regra é soltar a imaginação! Apenas lembre-se de que ambientes mais úmidos pedem cuidado redobrado ao escolher o tipo de material.

Como aplicar o papel de parede? 

Uma das principais vantagens do papel de parede é a sua fácil aplicação. Tomando alguns cuidados, é possível revestir a sua casa sem a ajuda de um profissional. 

Para isso, o primeiro passo a ser tomado é certificar-se de que suas paredes estão livres de imperfeições, como rachaduras ou furos de pregos. Caso precise corrigir alguma falha, basta aplicar um pouco de massa ou gesso, lixar e passar uma demão de tinta.

A seguir, veja 5 dicas valiosas que vão te ajudar a aplicar o papel de parede com um acabamento perfeito:

1. não tenha pressa, aplique o papel de parede com paciência e dedicação. Só assim você evitará as temidas bolhas;

2. calcule a quantidade necessária para aquele cômodo e sempre deixe um pedaço reservado para caso de imprevistos;

3. lembre-se de medir a parede corretamente, considerando a altura do rodapé, o teto rebaixado em gesso, entre outras particularidades;

4. tenha cuidado ao aplicar papéis de parede estampados, a fim de preservar os desenhos em sequência no momento do corte;

5. utilize uma espátula para ajudar a fixar os papéis de parede autoadesivos (nos modelos tradicionais, utilize cola à base de água).

Quais são os tipos de papéis de parede?

Todos os anos são lançados diferentes tipos de papéis de parede. No entanto, existem os 5 modelos mais comuns no mercado. Veja as especificidades de cada um deles:

Vinílico 

Especialmente indicado para cozinhas e banheiros, o vinílico é um material resistente à luz, umidade e possui ótima durabilidade.

Acetinado

Fácil de limpar, o papel de parede acetinado acumula menos poeira e é indicado para quartos, principalmente de crianças e pessoas alérgicas.

Tradicional

Próprio para ambientes secos, tem em sua composição a celulose.

TNT

Tem como principal característica a imitação de um tecido, embora não seja um necessariamente. 

Mica

Feito de pedras naturais, o papel de parede mica também é bastante resistente à luz e possui grande durabilidade. Deve ser limpo com um pano úmido.

Esperamos que vocês tenham gostado do nosso post sobre como escolher papel de parede para cada ambiente de sua casa. Se você tem alguma dúvida ou se saber mais, entre em contato com a gente!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola