papel listrado

Usado na decoração de interiores, o papel de parede tem conquistado grande parte dos brasileiros. Isso porque esse item permite criar novos ambientes de maneira mais rápida e econômica, e ainda deixa a casa mais bonita e moderna.

No entanto, existem no mercado vários modelos de estampas que proporcionam efeitos visuais adoráveis, como o papel de parede listrado, que pode ser aplicado em qualquer lugar e apresenta varias opções de cores e modelos. Porém, a escolha de uma combinação errada pode pesar na decoração do ambiente.

Por isso, no artigo de hoje mostrar para você como usar o papel de parede listrado na decoração e quando usar as listras horizontal e vertical, além de onde é possível aplicá-las. Acompanhe!

Papel de parede listrado

O papel de parede com listras é um item da decoração de fácil aplicação, pois não se utiliza cola. Assim, ele só precisa ser destacado e aplicado na superfície, apenas tendo o cuidado de não deixar bolhas de ar e posicionar corretamente para não ficar torto.

Outra vantagem desse item é que ele tem uma excelente durabilidade e também é prático para o dia a dia. Para manter a conservação e limpeza é necessário apenas um pano úmido e nada mais.

O revestimento de papel de parede também tem a vantagem de não apresentar toxidade em sua fórmula, e conter ação antimofo e antialérgica, sendo mais viável do que a utilização de tintas. Para quem sensível a elas, o papel decora e mantém a saúde, prevenindo complicações.

Além disso, as listras podem ser utilizadas em qualquer cômodo, já que apresentam versatilidade, podendo compor ambientes que vão desde o clássico até estilos mais modernos.

Dessa forma, as estampas com listras de espessura média e com as cores mais neutras, claras e sóbrias oferecem um local mais formal e clássico, sendo mais indicada para escritórios. Já aquelas com listras de diferentes espessuras, com mais de duas cores fortes e chamativas contribuem para um ambiente divertido e moderno.

Ainda nesse contexto, as disposições das listras horizontais e verticais são as mais utilizadas, e podem contribuir para o tamanho do ambiente. Por isso deve ser escolhidas com cuidado. O efeito visual causado pelas listras podem dar impressão de ambientes maiores ou menores, como você vai ver a seguir.

Listras horizontais

O papel de parede com listras horizontais ou com faixas da esquerda para direita produz o efeito visual de um ambiente mais amplo e deixa o teto mais baixo. Para obter esse efeito é recomendado utilizar modelos de listras com poucas cores ou de mesmo tom e mais largas, pois quanto maior forem as listras mais amplo o ambiente parecerá.

Assim, se algum cômodo de sua casa é pequeno e tem o pé-direito alto, vale a pena apostar nas listras horizontais e promover a impressão de ambientes mais longos. Porém, tenha cuidado para locais com teto baixo, que podem ficar ainda menores e claustrofóbicos para algumas pessoas.

Listras verticais

ambiente alto

As listras verticais são aquelas com faixas de cima para baixo. São recomendadas para cômodos em que o pé-direito é mais baixo, pois dão a impressão de que o ambiente é mais alto.

Quanto mais finas forem as listras, maior será a impressão de altura. Porém, não são indicadas para cômodos menores, como um banheiro, por exemplo, uma vez que pode torná-lo mais estreito visualmente.

Onde utilizar as listras na decoração

As listras oferecem uma infinita variedade visual que pode ser utilizadas em qualquer ambiente. Confira abaixo alguns exemplos!

Na sala

A sala é um espaço de apresentação da casa, e por isso o papel de parede precisa proporcionar um clima receptivo. Nesse caso, a estampa não precisa ser o destaque da sala, você pode escolher as listras com a mesma cor dos outros enfeites e aplicá-las apenas em uma parede, como atrás do sofá ou nas laterais do painel da televisão, por exemplo.

Isso vai dar destaque para uma área e complementará a decoração, no entanto, sem correr o risco de deixar o visual carregado, que pode desagradar algumas pessoas.

Na cabeceira da cama

Este tipo de revestimento traz charme ao quarto e pode ser utilizado na cabeceira da cama de casal ou de solteiro também. As listras podem ser aplicadas em grandes painéis na parte superior da cama ou instaladas somente em uma parede detrás da cabeceira.

O papel de parede listrado também tem sido muito utilizado para substituir a cabeceira, pois proporciona uns centímetros a mais no ambiente, facilitando a circulação ou abertura de portas.

Assim, decoramos e conferimos um detalhe para o quarto ao mesmo tempo em que ganhamos espaço com a utilização do papel de parede na cabeceira.

No quarto do bebê
alegre o ambiente

As listras rosa e o azul em tons claros são muitos utilizados nesse tipo de ambiente, geralmente cobrindo todas as paredes ou em apenas meia parede, deixando o restante na cor branca.

Na cozinha

Já na cozinha, se o papel de parede for instalado próximo a pia recomenda-se que sua base seja composta por vinil, pois o torna impermeável. Assim, vale apostar em tons mais fortes para destacar a decoração de itens mais claros ou tons mais suaves se o ambiente for pequeno.

No entanto, apesar do papel de parede listrado criar ambientes únicos, deve-se tomar cuidado com os excessos na utilização. O ideal é utilizar as listras em apenas uma parede ou duas no máximo, para não deixar o local pesado e arruinar sua decoração.

Além disso, o papel de parede listrado é um adesivo autocolante que pode ser instalado por um profissional ou por você mesmo, sendo apenas necessário seguir as instruções do fabricante. Este item de aplicação simples substitui algumas horas de pinturas, e contribui para a finalização do acabamento de forma prática, econômica e bonita.

Portanto, as vantagens do papel de parede listrado são inúmeras, e utilizando as estampas corretas e seguindo essas dicas a sua casa ficará mais elegante, sofisticada e alegre, além de completar a decoração e proporcionar ambientes mais amplos e modernos.

E você, já pensou em renovar o ambiente? Quer agregar estilo aos cômodos? Então confira a elegância do nosso papel de parede listrados!

Conheça a loja

Escrito por QCola