papel de parede ou pintura

Você está entrando na fase final da obra e prestes a realizar o sonho de se mudar para a casa nova? Está querendo colocar mais estilo no seu lar para deixá-lo elegante e aconchegante? Investir em papel de parede e em pintura pode ser a solução. 

Para ajudar você a fazer a escolha certa nesse momento tão importante e decisivo, listamos 8 diferenças entre papel de parede e pintura para que você possa finalizar o acabamento da sua casa de forma prática, econômica e bonita. Confira!

1. Praticidade

Para quem está em busca de praticidade e rapidez para finalizar as obras, o papel de parede é a melhor opção. Ele pode ser instalado de maneira ágil, sem a necessidade de contratação de mão de obra especializada, sem fazer sujeira ou deixar cheiro ruim no ambiente.

Para instalar o papel de parede adesivo não é preciso cola, basta retirar sua película protetora e aplicar sobre a superfície limpa e seca com a ajuda de uma régua ou espátula. Dessa forma, em apenas algumas horas os cômodos da casa podem ganhar nova cor e estilo.

A pintura exige várias camadas para cobrir por completo as paredes, geralmente deixa um odor desagradável por alguns dias e necessita de várias horas para secar completamente. Além disso, pode fazer bastante sujeira, manchar pisos e móveis e exige contratação de mão de obra especializada, que domine as técnicas e garanta um bom resultado final.

2. Variedade

Os apaixonados por arquitetura e decoração que buscam diferentes opções de estilo vão se sentir mais livres e à vontade com os papéis de parede. Atualmente, é possível encontrar centenas de estampas e cores, desde os mais tradicionais, como desenhos infantis, formas abstratas, geométricasflorais, até mesmo imitações de pedras, tijolos e azulejos.

No mercado de tintas, existe também uma imensa variedade de cores disponíveis, mas se o objetivo for uma decoração mais requintada e elegante, dificilmente a pintura conseguirá atendê-lo. 

Existe a possibilidade de aplicar texturas na parede para dar um efeito e destaque diferenciados, mas precisam ser aplicadas por um profissional especializado. Texturas também geram bastante sujeira e demandam tempo para elaboração e secagem. Além disso, por serem geralmente ásperas e rústicas, juntam poeira e sujeira com facilidade, dificultando a limpeza e manutenção da parede.

3. Versatilidade

Caso queira mudar a decoração de um cômodo com papel de parede, basta retirá-lo em alguns minutos e adesivar a área com outro. Essa possibilidade de mudança prática garante a versatilidade que uma vida moderna requer.

Já a tinta requer mais tempo e paciência para ser retirada. Fazer uma simples mudança de cor na parede exigirá uma enorme bagunça, dificultando a decisão que deveria ser tão simples e rápida.

4. Manutenção

A limpeza do papel de parede é simples e pode ser feita com um pano úmido e detergente neutro. Dificilmente ele apresentará machas ou outros danos e não é necessário a utilização de nenhum outro produto químico abrasivo. 

Em contrapartida, a limpeza da pintura dependerá da marca e tipo da tinta. Algumas são fáceis de limpar, usando somente um pano úmido com detergente, enquanto outras mancham e nem ao menos permitem o uso de pano úmido sem que a cobertura da parede seja danificada.

5. Durabilidade

O papel de parede de boa qualidade, quando aplicado de forma correta e com manutenção adequada, pode durar mais de 10 anos. Já a pintura dura aproximadamente três anos, pois suja com mais facilidade e desbota rapidamente. 

6. Preço

O papel de parede tem fama de ser muito caro, mas nos dias de hoje é possível encontrar fornecedores e marcas de qualidade com preços bastante acessíveis. Com a nova opção dos papéis de parede autocolantes, é possível dispensar os gastos com mão de obra, fazendo desse material uma opção ainda mais vantajosa financeiramente.

O preço das tintas varia bastante, mas de maneira geral, as marcas boas e tradicionais custam em média de R$10 a R$15 o m², incluindo produto e mão de obra para aplicação. 

7. Área de aplicação

Area externa e interna

O papel de parece pode ser aplicado em qualquer cômodo interno que não tenha umidade, como quartos, salas, corredores e lavabos. A aplicação em cozinhas, banheiros e áreas externas não é recomendável, pois a exposição à água, às altas temperaturas e às gorduras podem estragar com facilidade o material.

As tintas podem ser aplicadas em qualquer área da casa, dentro ou fora, elas garantem uma cobertura perfeita e são mais resistentes a fatores, como umidade, ação do sol e chuvas, entre outras adversidades encontradas em áreas externas, banheiros e cozinhas. 

8. Forma de compra 

Pessoas que não têm tempo para ir a uma loja de decoração devem ficar tranquilas se optarem pelo papel de parede, que pode ser adquirido por meio de sites de compra online, de forma confiável, simples e rápida. Com o serviço de frete incluso, o produto chegará à casa do comprador dentro de alguns dias após o pagamento efetuado.

Porém, o processo de compra de tinta não é tão simples. Geralmente é preciso ir até uma loja especializada para escolher a marca e a cor ideal. Além disso, pelo site é inviável bater tintas para fazer mistura de tonalidades, prática comum para chegar a diversas cores indisponíveis no catálogo.

Em resumo, se a busca é por praticidade, agilidade, variedade e elegância, os papéis de parede são a melhor saída, desde que não sejam usados para revestir banheiros, cozinhas ou áreas externas. Mas se tiver tempo, não se importar com sujeira e odores, optar por um estilo mais básico e pouco original ou ainda revestir áreas externas, a pintura deve ser uma boa solução.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre papel de parede e pintura e sabe o que levar em consideração para fazer a escolha certa, basta optar pelas cores e estilo de estampas que mais combinam com você e finalizar a obra do seu novo lar.

Gostou das dicas? Então confira também o artigo “Como trazer energia positiva para o ambiente da casa” e descubra os truques mais importantes para decorar e manter seu lar sempre com boas vibrações.

 

Conheça a loja

Escrito por QCola