7 vantagens de usar papel de parede na decoracao

Está querendo dar uma repaginada na casa? Já pensou em trocar a tinta pelo papel de parede? Saiba que o uso desse tipo de revestimento — muito empregado no passado — voltou com força total e pode ser uma excelente alternativa para quem quer inovar na decoração da casa.

Esse item contribui com a decoração de vários ambientes, tornando-os mais modernos e harmoniosos, já que ao contrário de outros materiais, conta com uma gama imensa de texturas, estampas e cores.

Vale lembrar que esse revestimento já foi muito caro há algum tempo. Hoje, no entanto, é bem mais acessível, com um custo que pode variar de acordo com o tipo. Sua aplicação é simples e deve ser feita por um profissional ou, até mesmo, por você se assim preferir — sendo necessário apenas seguir as instruções do fabricante.

Tipos de papel de parede

Os papéis de parede contam com vários tipos e se diferenciam uns dos outros pelo material com o qual são fabricados:

  • Tradicional: tem como componente básico a celulose. Por esse motivo, o ideal é que seja colocado em ambientes secos, como sala e quarto. A limpeza desse tipo de papel de parede pode ser feita utilizando-se apenas um pano úmido.

  • TNT: esse tipo de papel tem muita semelhança com a textura do tecido e a sua limpeza deve ser feita com detergente neutro. Também é ideal para ambientes secos, como sala e quarto.

  • Vinílico: fabricado em PVC, se diferencia do material tradicional por ser muito resistente à umidade. Sendo assim, deve ser usado em ambientes, como banheiro, cozinha, lavanderia e área de serviço. Possui alta durabilidade, e também é bastante comum em corredores e halls. Sua higienização pode ser feita facilmente, com a ajuda de um pano úmido.

Textura

Os papéis de parede podem ter superfície acetinada, que não acumula poeira, e por isso são utilizados em quartos — em especial os infantis —, ambientes nos quais as pessoas podem estar mais propensas a ter alergia. Já os texturizados necessitam de uma maior manutenção e são perfeitos para salas.

Aplicação

Em primeiro lugar, para que o resultado seja perfeito, é preciso preparar a parede que receberá o revestimento. Ela deverá estar lisa e livre de imperfeições, como rachaduras.

Os papéis de parede são vendidos por rolo, cada um tem, normalmente, medidas de 10 metros de comprimento e 50 centímetros de largura, na QCola tem disponível em 2 tamanhos: 2,5 metros e 3 metros de comprimento por 58cm de largura.

O cálculo de quantos rolos serão necessários deverá ser feito a partir das medidas da área a ser coberta. No entanto, se o material for estampado, outros cálculos deverão ser feitos para que as estampas se encaixem bem.

Vale lembrar que os fabricantes, para facilitar a vida dos consumidores, já se preocupam em marcar o espaço onde a emenda deverá ser feita, tornando a aplicação muito mais fácil.

Conheça, a seguir, as vantagens de ter o papel de parede em sua casa!

1. É de fácil aplicação

É um revestimento de fácil aplicação e, o melhor, a aplicação é rápida, livre de sujeira e poeira e não deixa resíduos nem cheiro na casa.

Apesar de sua aplicação não ser um bicho de sete cabeças, o fabricante geralmente colabora com o consumidor. Ele disponibiliza um passo a passo de aplicação e ainda, — como já citamos acima —, indica o local exato para fazer a emenda, no caso dos estampados.

2. Pode ser utilizado em qualquer parede

Pode ser aplicado em qualquer parede do cômodo, não há nenhuma regra quanto a isso. No entanto, você deve tomar cuidado com possíveis exageros, que podem interferir na decoração de sua casa.

Por isso, experimente aplicá-lo em apenas uma parde do cômodo, lembre-se “o menos é mais” na decoração e o papel de parede segue também essa regra.

3. Permite uma boa combinação de cores e estampas

Um dos grandes benefícios é contribuir para a decoração da casa, possibilitando muitas combinações de texturas, cores e estampas. No entanto, é muito importante que não haja exagero na escolha das mesmas. O ideal é escolher uma estampa e aplicá-la em uma das paredes, as outras podem ser lisas ou texturizadas.

Assim, use o bom senso, e se tiver alguma dúvida peça ajuda — visto que uma mistura de estampas que não combinem entre si pode provocar uma poluição visual no ambiente e arruinar sua decoração.

4. É de fácil conservação e limpeza

A limpeza pode ser feita rapidamente e de forma bem simples, bastando apenas um um pano macio. Limpe com movimentos leves para não danificar o material.

5. Não possui toxidade

Uma das grandes vantagens do papel de parede é a ausência de toxidade, no caso dos adesivos vinílicos a tinta utilizada para impressão das imagens são eco-solventes, o que difere de muitas tintas utilizadas para pintar o interior das residências.

6. Possui várias faixas de preços

Por contar com uma boa variedade de tipos, a faixa de preço é bem variada, o que possibilita ao consumidor escolher o que mais se adapte ao seu orçamento.

Como já foi colocado, esse tipo de revestimento, há algum tempo, era muito caro. Hoje, no entanto, com o seu uso muito frequente na decoração, conta com preços mais acessíveis.

7. Tem uma boa durabilidade

Quando a questão é a durabilidade, o papel de parede sai na frente da pintura, pois essa deve ser retocada a cada dois anos. Já o papel pode durar, dependendo da aplicação, em média três vezes mais que a pintura; o vinílico, por exemplo, pode durar cerca de 5 a 7 anos. 

Para casas onde residem também crianças, o papel de parede é ainda mais vantajoso, visto que conta com opções vinílicas que são simples e fáceis de limpar.

Como você pode perceber, o papel de parede se mostra uma opção bem mais vantajosa. Não exige mão de obra especializada, é antialérgico, antichamas, contribui muito com a decoração e ainda dá aquela sensação de aconchego.

E você, está esperando o que para dar um up na sua decoração e adotar logo o papel de parede na sua casa?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre papel de parede, entre em contato com a gente e saiba quais são as nossas opções de cores e padronagens!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola