Tons fortes e marcantes

São tantos formatos e materiais diferentes que não há como negar: quem quer decorar sua casa com bom gosto e sem gastar muito deve ficar atento às tendências de papel de parede.

Afinal, com uma simples aplicação sobre uma superfície você pode transformar qualquer cômodo com criatividade e muito bom gosto.

Mas não é só isso. Esses modelos — que reúnem cores, estampas e formas únicas — estão diretamente ligados às novidades e aos trends do design de interiores para renovar, personalizar e dar um charme a cada ambiente sem abrir mão do seu estilo de décor preferido.

Por essa razão, preparamos uma lista especial com 12 exemplos simples e práticos desse revestimento para você conhecer mais a respeito e utilizar no seu lar. Ficou curioso e quer saber quais são? Continue a leitura e confira!

1. Cinza e preto

Para começar com os exemplos, nada melhor do que abordar uma das tendências de papel de parede que mais cresceu nos últimos anos, e busca inovar a forma de usar esse revestimento tão prático e útil: o uso das cores como o foco das estampas.

Ou seja, esqueça as figuras, os símbolos, os desenhos e até mesmo os formatos. Aqui, o que realmente chama a atenção e se destaca são as nuances de tons fortes e marcantes.

E qual é a melhor combinação para exemplificar isso do que o mix de cinza e preto, não é mesmo? E se você está receoso com a possibilidade de escurecer os cômodos — especialmente aqueles pequenos e de pouca iluminação—, não se preocupe.

A variedade de composições com brilho e contraste dá espaço para combinações versáteis que mesclam com objetos decorativos e móveis coloridos, garantindo, dessa forma, recintos modernos, exuberantes e com muita atitude.

Vale ressaltar também que os papéis de parede cinza e preto não precisam, obrigatoriamente, ter o mesmo percentual da presença de ambas as cores no modelo.

Na realidade, é possível optar por versões nas quais um tom se sobressai sobre o outro e permitem o uso de diferentes itens decorativos na cor menos presente no revestimento, criando um excelente equilíbrio visual, por exemplo.

Por fim, ainda é possível mesclar essa tendência a outros estilos, como o 3D e as estampas geométricas, elencados em tópicos abaixo.

2. O Bronze

Ainda nas tendências de papéis de parede com evidência de cores, há outro exemplo que chama a atenção e tem ganhado bastante destaque: o bronze.

Uniforme e monocromático, esse modelo pode apresentar diversas nuances remetendo ao cobre ou mesmo ao dourado, seja intercalando-as ou pendendo para um tom em específico.

O motivo disso está ligado a uma verdadeira febre no décor mundial e que ganha cada vez mais adeptos: a decoração industrial.

Inspirada nos apartamentos das décadas de 1950 a 1970 da cidade de Nova York, esse estilo busca recriar os espaços de antigos galpões transformados em imóveis — com características bem marcantes devido à utilização anterior desses espaços.

Entre elas, se destacam os tons terrosos, as paredes com uma paleta de cores densa e escura, os móveis de madeira e os objetos metálicos em tonalidades quentes, como o próprio bronze.

Por essa razão, esse papel de parede converteu-se em uma forma de personalizar os ambientes nessa pegada.

É possível explorar — com criatividade e bom gosto — essa cor intensa além dos itens decorativos, fiações ou aparelhos eletrônicos. Substitua, por exemplo, as paredes de cimento queimado ou cinza grafite por esse tom.

Além disso, essa possibilidade de revestimento também harmoniza bem em cômodos com um visual mais próximo do estilo rústico, caso seu intuito seja criar um recinto sóbrio — mas nem por isso menos aconchegante, convidativo e repleto de identidade.

3. Estampas geométricas

versatibilidade

As estampas geométricas se tornaram um das grandes tendências de papel de parede, graças à versatilidade do tema e à variedade de ilustrações.

Afinal, é possível escolher entre círculos, quadrados, listras, triângulos, retângulos, losangos, hexágonos, cubos e outras formas capazes de trazer elegância e personalidade aos mais diversos ambientes — como salas, quartos, cozinhas, hall de entrada etc.

E há mais vantagens nesse estilo: é possível brincar com as tonalidades presentes nas estampas para trazer mais cor ao recinto no qual elas serão aplicadas.

Outro motivo, no entanto, fez com que o seu uso crescesse ao longo dos últimos anos: os estilos de decoração retrô e moderno.

No primeiro, esses papéis de parede remetem a traços marcantes do décor nos anos 70 e 80.

Nessa época era muito comum o uso de figuras geométricas em uma paleta de cores com tons complementares ou análogos contrastando com as tonalidades intensas — como o vermelho, o amarelo ou o preto — de móveis e, principalmente, eletrodomésticos, como geladeiras e fogões.

Já no segundo, o uso das estampas busca criar formatos únicos com angulações. A versatilidade desse estilo permite, até mesmo, o uso combinado com outra tendência de papel de parede, o 3D, para dar um toque contemporâneo às superfícies com o abuso de nuances vibrantes e combinações com móveis de referências vintage.

Não é à toa que esse tipo de revestimento é um dos preferidos por quem deseja deixar sua casa requintada e aconchegante, mas não quer recorrer às tintas, sejam elas comuns ou com texturas, por causa da mão de obra e o efeito inferior ao do papel de parede.

4. Estilo escandinavo

É quase um pecado falar das tendências de papel de parede e não citar o estilo escandinavo — uma mescla de características das decorações industrial e rústica e uma febre no design de interiores.

Isso porque essa vertente de décor minimalista busca a otimização dos cômodos, tanto na organização quanto na disposição de móveis e objetos. Esse estilo de decoração também é um aspecto importante a ser analisado na hora de escolher o revestimento para sua casa.

E os motivos para isso são muitos, como a presença massiva do branco — ou dos tons off white — nas superfícies das paredes, seja por papel de parede, tijolos aparentes, porcelanatos ou pintura.

Outro exemplo é a presença de referências a cenários da natureza que trazem o verde como contraponto do tom claro e neutro prevalecente nos espaços.

Para quem não quer recorrer ao uso de quadros e telas para alcançar esse efeito, é possível investir em alguns modelos específicos de papéis de parede e adesivos para azulejos, simulando paisagens ou imagens e estabelecendo uma conexão com o meio ambiente.

Elas podem retratar, por exemplo, espécies de plantas e flores, rios, lagos, cachoeiras, montanhas e vales ou florestas.

Com eles você pode criar uma ambientação completa, ou parcial, em uma ou mais paredes do recinto e evocar originalidade e sofisticação ao harmonizá-los com outras características fortes do estilo escandinavo — como os fios expostos e o mobiliário de madeira.

5. Semelhança ao revestimento

decoracao rustica

Outro modelo de papel de parede em alta é o que tem como principal característica a semelhança com outros tipos de revestimentos. E não é difícil imaginar o porquê disso, não é verdade?

Afinal, é muito comum que as pessoas queiram reformar os seus lares, mas fiquem em dúvida sobre como revestir as paredes de um ou mais cômodos com originalidade e requinte.

Há quem pense nas pedras, outros na madeira e, claro, aqueles que idealizam uma superfície com tijolos aparentes. Porém, todas essas mudanças resultam em obras, poeira, interdição de cômodos e, principalmente, gastos indesejados com material.

Logo, para evitar esses transtornos e ainda assim alcançar o efeito estético desejado, os papéis de parede surgem como a solução mais prática, rápida e eficaz. Isso porque eles reproduzem não apenas cores e formatos, mas também contam com texturização específica para promover uma verossimilhança maior.

Outro aspecto positivo é que a aplicação ocupa menos espaço do que com o uso de materiais reais, pois estes aumentam a espessura das paredes e diminuem, visualmente, os cômodos — especialmente se eles já não contam com muito espaço.

Além disso, na construção da parede de tijolos, você fica restrito à cor terrosa das peças, e com os papéis de parede é possível explorar diferentes paletas de cores — que vão do branco até o cinza.

Dessa forma, você pode complementar o estilo de décor da sua casa, seja ele rústico, industrial ou escandinavo, com muito mais variedade.

6. Detalhes metalizados

Outra tendência que promete invadir diversas residências — especialmente aquelas com uma atmosfera mais modernas — são os papéis de parede com detalhes metalizados.

Eles trazem uma série de aspectos do metal, como o envelhecimento e a ferrugem, em estampas que mais parecem pinturas, pela paleta de cores simples e ao mesmo tempo extremamente chamativas.

É uma ótima opção, por exemplo, para ambientes com uma pegada mais clean, com pouca mobília e acessórios, em uma composição — inspiradora e luxuosa — na qual esses itens são valorizados e realçados.

Ao optar por essa alternativa na decoração contemporânea, você verá o papel de parede se converter em uma peça-chave capaz de revitalizar completamente o local.

Uma das características desse modelo, que tem agradado e conquistado cada vez mais adeptos, está justamente na possibilidade de usar o revestimento com uma iluminação específica — por meio de pendentes, luminárias de piso, plafons ou mesmo abajures.

A razão disso é que qualquer uma dessas fontes de luz promove uma luminosidade direcionada ao papel de parede, fazendo com que os detalhes metalizados apresentem uma variação de brilho e contraste durante o dia. Além disso, é claro, eles dão mais destaque ao recinto sem se tornarem invasivos ou incômodos visualmente.

7. Estampa em 3 dimensões

Além das tendências apresentadas ao longo deste post, há outra que você precisa conhecer! Essa opção possui uma singularidade capaz de transformar completamente a sua casa: o 3D.

Esse modelo tem um aspecto diferenciado e único se comparado aos demais, graças ao efeito visual gerado, que é o de figuras tridimensionais na superfície das paredes.

Isso acontece devido a uma combinação de fatores, como os desenhos ou figuras em alto-relevo, as cores, os diferentes formatos e texturas e, é claro, os grafismos presentes no material.

No entanto, esse não é o único aspecto que o faz tão especial, já que ele também pode imitar outros revestimentos — e até mesmo simular objetos e paisagens —, tornando sua cartela de escolha rica em possibilidades de combinações. Tudo de acordo com o recinto no qual ele será aplicado.

O papel de parede 3D também conta com outras vantagens por conta do efeito de ilusão de ótica proporcionado — como a sensação de amplitude tornando os espaços maiores visualmente do que de fato são. Outro benefício é a oportunidade de disfarçar paredes defeituosas.

Ou seja, ele funciona como solução para aquelas superfícies com imperfeições. Dessa forma, para esconder os defeitos, não é preciso gastar com reparos ou até mesmo com mão de obra.

Portanto, o papel de parede 3D não apenas embeleza o cômodo, mas também renova o seu lar, criando ambientes com um visual moderno e personalizado.

8. Vintage

Nostalgia na rotina

Embora esse estilo seja constantemente comparado — e até mesmo confundido — com o retrô, o vintage não se resume apenas em resgatar diferentes elementos de outras décadas ou séculos passados e recriá-los nas casas e nos apartamentos.

Na realidade, o vintage vai além, pois busca suscitar a nostalgia na rotina de quem adota peças ou itens com símbolos de outras épocas.

E como era de se esperar, essa tendência também alcançou os papéis de parede, transformando-os em releituras lembrando o estilo e o requinte do que já foi sucesso em outros tempos.

Portanto, se você tem interesse, ou mesmo o desejo, de também investir nesse segmento, saiba que não faltarão modelos ricos em detalhes com aspecto envelhecido e uma paleta de cores que varia entre os tons pastéis, o cinza, o verde e os tons terrosos.

Já quando se trata de harmonizá-los com o mobiliário, não há erro: o equilíbrio entre o moderno, presente nos móveis, e o vintage, presente nas paredes e acessórios decorativos, é a fórmula certeira para deixar a sua casa elegante e encantadora.

Por isso, aproveite e explore quadros e pôsteres vintage, para deixar a atmosfera de cada recinto ainda mais cheias de recordações e memórias.

9. Azul índigo

Os modelos com a tonalidade azul índigo são mais um exemplo das tendências de papel de parede com foco no uso das cores.

Um dos fatores que colocou essa cor em evidência vem, em grande parte, da influência da escala Pantone. Essa marca, anualmente, lança os tons que serão tendência tanto na moda quanto no design — e isso inclui também o design de interiores.

Em 2017, por exemplo, sua cartela trouxe diferentes nuances de azul, pois essa é a cor associada ao descanso, ao relaxamento e à tranquilidade.

Além disso, o índigo engloba uma variação possível de ser harmonizada com as diferentes estações, permitindo criar ambientes com contraste de estilos que dialogam com o contemporâneo, com o étnico, o tropical, entre outros.

Não é difícil, portanto, ter recintos multifacetados e cheios de identidade. Outro motivo que deixa o azul índigo em alta entre os papéis de parede é a versatilidade.

Você pode optar não apenas por um modelo uniforme e monocromático, como também por estampas geométricas, 3D e versões vintage, que trazem um tom lúdico e exploram essa tonalidade com sombreamentos e brilhos distintos.

Por fim, você ainda pode mesclar essa nuance de azul no ambiente com outros tons — em especial os da cartela anual da Pantone, como o rosa pale dogwood, o amarelo primrose e o bege avelã —, sejam eles nas paredes, nos móveis ou em detalhes do décor.

10. Jungle beat/Tropical

Visual vibrante e energetico

Já os papéis de parede com a pegada jungle beat/tropical, por sua vez, trazem a exuberância da natureza em estampas solares, isto é, ricas em cores e cheias de vida capazes de transformar qualquer espaço.

São modelos que, em sua maioria, contam com os padrões florais de espécies de plantas típicas do clima tropical. Além das flores, eles também exibem animais — especialmente pássaros com belas plumagens — e frutas que remetem ao paradisíaco e ao inexplorado.

E não se engane: essa tendência não se restringe apenas às varandas, sacadas de apartamentos e espaços com jardins. Muito pelo contrário. Ela pode — e deve — ser explorada em salas e quartos.

Assim, é possível revitalizar e tornar esses cômodos mais alegres e dinâmicos, trazendo o verão e o meio ambiente como inspirações para uma construção visual vibrante e enérgica.

Os detalhes decorativos minuciosos — que são o chamariz do jungle beat/tropical — permitem ainda inovar e abusar de uma decoração com referências ao estilo rústico, como móveis de madeira, pisos laminados e plantas de pequeno porte, presentes nos recintos em vasos ou terrários.

Além disso, os itens de decoração — cortinas, almofadas, tapetes, obras de arte e quadros — podem ser harmonizados com a estampa escolhida por meio de uma paleta de cores chamativa e forte, como os tons neon, rosa fúcsia, o verde broto, o dourado e o azul-turquesa.

11. Revestimento de mármore

Assim como acontece com os papéis de parede que têm semelhança com algum tipo de revestimento, como apresentado anteriormente, o modelo que simula o mármore é uma reprodução bastante fidedigna desse material tão nobre — e presente em salas de jantar, cozinhas e banheiros.

Esse estilo pode ser representado por meio de diferentes padrões que buscam recriar a rocha em suas mais variadas formas, como o branco piguês, o branco carrara, o branco báltico, o verde tropical, o amarelo ornamental e inclusive, o negro absoluto.

A proposta dessa tendência reside, justamente, na vontade de replicar a essência do item em outros espaços que fujam de sua tradicional utilização, como em mesas, balcões e afins.

Ou seja, aproveita-se a sobriedade e a elegância — que são as características do mármore — em novas composições de ambientes em que o requinte e o bom gosto são aspectos fundamentais.

Áreas externas e locais de lazer e de descanso, meditação, estudo e até trabalho, por exemplo, podem se beneficiar — e muito — com a aplicação desse modelo.

Além disso, locais com um intenso fluxo de pessoa, como halls de entrada e corredores, são excelentes para receber o papel de parede de mármore, criando ambientações que promovem e estimulam o bem-estar e o aconchego.

Um das vantagens desse modelo que o deixa tão em alta, fora a sua já citada singularidade, é a capacidade que ele tem de harmonizar com outros revestimentos, em especial a pintura de cômodos que traz tons off white e tons terrosos.

12. Séries da TV

Por fim, mas não menos importante, temos as séries de tv — que sempre ganharam destaque na decoração por meio de pôsteres e action figures. Agora, os famosos seriados também se tornaram uma tendência quando o assunto é papel de parede.

Com a popularização dos serviços de streaming, como a Netflix, as séries conquistaram ainda mais fãs ao redor do mundo e se converteram em fonte de inspiração para o décor dos mais diversos ambientes.

Com isso, a cultura geek foi trazida também para a decoração, pois muitas pessoas passaram a buscar uma alternativa para estampar as paredes dos cômodos de suas casas com representações ou elementos que remetem aos temas e personagens das séries.

Dessa forma, as pessoas sentem-se mais próximas do universo e da mitologia de cada título, seja Game of Thrones, The Walking Dead ou How I Met Your Mother.

Esses papéis de parede oferecem um leque sortido de referências com os personagens prediletos ou com as cenas favoritas, trazendo personalidade e uma boa dose de humor ao local.

Como visto, não faltam opções para repaginar o seu imóvel com criatividade e bom gosto.

Toda essa elegância pode ser alcançada criando ambientes interessantes com a mistura de estilos de decoração, paletas de cores, revestimentos e até referências aos seus programas preferidos.

Para tanto, escolha as tendências de papel de parede que mais agradam e dê uma nova cara ao seu lar! Além do ar de novidade, esses revestimentos podem ser úteis para decorar móveis ou mesmo esconder imperfeições — e por um menor custo.

Se você ficou com alguma dúvida, tem alguma sugestão de decoração ou quer saber mais a respeito dos papéis de parede listados no post, não se esqueça de deixar sua opinião abaixo! Ficaremos felizes com seu comentário!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola