Prepare a casa para a primavera

Chegando logo depois dos dias mais frios do ano, a primavera possui características leves e sentimentos positivos. Os apaixonados pela época florida sabem que a transformação do lar é o primeiro passo para aproveitar o melhor desse período.

E você? Ainda não sabe como receber a estação das flores e do amor? Acompanhe as dicas deste post e prepare a casa para a chegada da primavera!

Guarde itens e acessórios para o frio

Dizer adeus ao inverno também significa dar um tempo a todos os itens usados em dias de baixas temperaturas. Nessa lista, podem entrar tapetes felpudos, cortinas pesadas, mantas de sofá e também peças de roupa.

Aproveite a virada da estação para incentivar sua família a fazer uma limpa no guarda-roupa — calçados e vestimentas pouco usados podem ser vendidos ou destinados à doação. O desapego é crucial para começar a primavera com o pé direito.

Com tudo separado e organizado, basta guardar as peças de inverno dentro de capas protetoras feitas com material respirável. Esse cuidado é necessário para evitar o acúmulo de poeira e o surgimento de mofo nos tecidos. 

Se possível, separe os edredons e cobertores mais grossos para levar a uma lavanderia especializada. Assim, você garante que as peças estejam limpinhas, secas e prontas para uso no próximo inverno.

Faça uma faxina caprichada

Com dias mais longos e quentes se aproximando, fica fácil se inspirar e fazer uma faxina caprichada. Experimente começar pela limpeza de gavetas dos móveis e de objetos decorativos para garantir que nada será esquecido.1528

Após cuidar dos detalhes, é hora de ir para o básico: higienizar todas as superfícies da casa para remover a sujeira acumulada e possíveis focos de bolor. Aplique uma solução de água e vinagre branco nos pisos, teto e paredes e aguarde a secagem completa.

Para arejar e eliminar o odor dos produtos de limpeza, abra todas as portas e janelas da casa. O vento e a luz do sol vão agilizar o processo e trazer uma energia gostosa da estação. Se quiser apostar em uma nova decoração, esse momento pós-limpeza é perfeito porque deixará tudo em boas condições para a mudança.

Por fim, complemente a faxina da casa com uma revisão nos ventiladores e no aparelho de ar-condicionado. Com equipamentos funcionando adequadamente, sua casa ficará sempre fresquinha e agradável durante a primavera.

Renove a decoração dos ambientes

brinque com estilos decorativos

Brincar com estilos decorativos é sempre uma atividade prazerosa, certo? Então, prepare a casa para a chegada da primavera com a adição de cores e revestimentos! Eles podem aparecer em apenas uma parede, em novos modelos de mobiliário ou em pequenos acessórios.

Nessa estação, procure apostar nas cores claras, que ajudam a refletir a luz natural e que dão a sensação de amplitude. Mas você não precisa se limitar ao branco, viu? Existem várias opções de tintas e materiais em tons pastel que alegram e trazem um toque delicado.

Uma alternativa para quem tem medo de mudanças radicais é aplicar papel de parede nos ambientes. Esse produto pode ser colocado por qualquer pessoa e sua remoção é simples e rápida. Na hora de escolher, dê preferência a modelos estampados com temas florais e símbolos românticos.

Para complementar o visual das paredes, invista em tecidos e objetos coloridos. Tons vibrantes podem aparecer em molduras de quadros, capas de almofadas, bibelôs, toalhas de mesa e até utensílios de cozinha.

Cultive folhagens e flores em vasos

É praticamente impossível pensar em primavera sem plantas, concorda? E para quem não tem ideia do que usar na decoração, flores e folhagens se tornam ótimas opções porque trazem cor e frescor aos ambientes.

Não se contente apenas com jardins e quintais floridos se você pode cultivar espécies dentro de casa. Existem vasos e jardineiras de diversos tamanhos e formatos que permitem manter as plantas suspensas, sobre o chão ou penduradas na parede.

Se o objetivo é decorar a varanda ou sacada, aposte em estruturas que possam ser fixadas à parede, como os ripados de madeira ou bambu. Com elas, você pode criar um jardim vertical para cultivar diversas espécies de flores e folhagens.

Quem tem pouco espaço para decorar com plantas não precisa desanimar: basta cultivar cactus e suculentas em vasinhos ou xícaras. Esses pequenos arranjos podem ser distribuídos pelas superfícies dos móveis ou mantidos sobre o peitoril das janelas.

Invista em aromas para perfumar a casa

Casa com boa aparência, decoração renovada e tudo no devido lugar? Agora só falta incluir aromas agradáveis nos ambientes. Para isso, você pode lançar mão de diferentes truques:

Sachês

Misture flores secas, ervas e especiarias de sua preferências em um recipiente. Amasse o conteúdo e depois distribua-o dentro de saquinhos de algodão amarrados com barbante. Esses sachês podem ser mantidos dentro de gavetas e outros compartimentos dos móveis.

Velas aromáticas

Invista em velas aromáticas de diferentes cores, tamanhos e formatos. Antes de distribuí-las pela casa, procure adequar o aroma às necessidades de cada ambiente:

  • cozinha: menta, laranja, hortelã e manjericão;
  • quarto: lavanda, cedro, alecrim e bergamota;
  • sala: tangerina, gerânio e lima;
  • banheiro: eucalipto, pinho e pitanga.

Difusor

Misture uma xícara de álcool, um punhado de cravo-da-índia e dez gotinhas de sua essência favorita em um pote de vidro. Depois, adicione palitinhos de madeira, que vão transferir a fragrância aos poucos no ambiente.

Borrifador

Misture 200ml de essência, 700ml de álcool de cereais e 100ml de água em um recipiente com borrifador. Deixe a mistura descansar por três dias e então aplique pequenas quantidades nos cômodos da casa.

Perfume no pote

Coloque pedaços de canela em pau e um punhado de cravo-da-índia dentro de um pote de vidro aberto. Deixe o recipiente nos ambientes que deseja aromatizar.

Incensos

A queima de incensos é indicada para finalizar uma boa faxina. Experimente fragrâncias que tenham potencial relaxante, como a camomila, a alfazema e a citronela. Só não se esqueça de usar um recipiente próprio para o recolhimento das cinzas.

Viu como é fácil criar ambientes mais agradáveis e relaxantes? Agora que você conferiu as dicas, selecione suas preferidas e prepare a casa para a chegada da primavera!

Tem alguma dúvida específica ou quer contribuir com o post? Fique à vontade para comentar!

Conheça a loja

Escrito por QCola