A porta é um item indispensável em qualquer residência, por ser a primeira coisa que as pessoas veem quando chegam á uma casa, e a ultima a ser vista por quem está saindo, poderíamos dar um pouco mais de atenção a elas.

Temos o costume de decorar as paredes, e sempre deixamos as portas de lado, não é verdade? Pois, geralmente as portas seguem um padrão de cores neutras, como branco,  tons de marrom ou amadeirados, e dificilmente ganham destaque na casa. Mas com um pouco de criatividade podemos deixá-las muito mais bonitas com pequenos ajustes, e o melhor, sem gastar muito! Assim como as paredes, as portas também podem ser um destaque em seu ambiente com cores, formas ou frases.

Então separamos algumas dicas de como decorar a sua porta, no estilo DIY, com soluções simples, e que vão deixar o cartão de visita da sua casa mais estiloso e divertido!

Vem com a gente …

  1. Adesivos

Adesivos é uma das formas mais fáceis de começar essa repaginação na sua porta, existem vários tipos de adesivos, o bom e velho contact, o vinil, que pode ser encontrado em diversos modelos, cores e tamanhos em kits de adesivos, ou simplesmente utilizar fita isolante, ou fita adesiva colorida.
Nesse tipo de personalização existem  adesivos de temas variados, como POP ARTE, que pode ser aplicado em portas de ambientes mais descontraídos, como porta de um quarto mais jovem, um bar ou restaurante.  Assim como os adesivos com temas de azulejo português que caem muito bem em portas de cozinhas. Frases para portas de banheiro ou até mesmo para porta do Box do banheiro, como a musica do “ratinho tomando banho “.
Para aplicação você vai precisar de um pouco de habilidade com trabalhos manuais, uma régua de metal e um estilete para fazer os recortes.
Além de rápido e barato, esses produtos são fáceis de aplicar e remover sempre que for necessário.

  1. Tinta

Você pode apostar em uma cor vibrante, ou até mesmo a combinação de duas cores, que podem ou não ser contrastantes entre si, além de deixar a sua porta super descolada, também pode ser uma forma de reaproveitar aqueles restinhos de tinta que a gente nunca sabe o que fazer!
Você pode ainda, pintar a porta toda de uma única cor, e sua lateral com outra cor, e é muito fácil de fazer, você deve utilizar fita crepe para isolar a área que ira pintar de outra cor, e depois da tinta estar seca retirar a fita e pintar da cor de sua preferência.

Caso você não queira tanto contraste, a ideia é pintar a parede e a porta da mesma tonalidade, deixando a porta neutra naquele ambiente.

Cores vibrantes, ficam legais em portas que tenham ao redor as paredes brancas. Ou para uma decoração com menos contraste, utilize cores que conversem com seus móveis ou decoração, uma boa forma de inserir essa cor, é deixando somente a porta colorida, e o caixote ou batente branco, ou da cor da parede.  Essa ideia fica muito legal, em portas que ficam com a parte externa para o corredor, você pode utilizar a mesma cor para todas as portas e utilizar algum enfeite, ou objeto decorativo, como um ponto de luz, e referencia da paleta de cor utilizada no restante da decoração da casa.

  1. Papel de Parede

A porta com certeza seria o ultimo local da casa que você iria pensar em colocar papel de parede! Mas é uma ótima alternativa para mudar aquela cor monótona, por um ponte de luz na sua decoração. Além de ser muito fácil de aplicar, o papel de parede pode se tornar muito econômico, você pode utilizar restos de uma aplicação antiga, ou aquele rolo que ficou sobrando para aplicar nas portas, sem duvida o efeito será outro no ambiente.

A aplicação deve ser feita da mesma forma seria feita na parede. Com a superfície lisa e limpa, e caso sua porta tenha algum tipo de acabamento em verniz, é importante lixar primeiro, para que o papel tenha uma aderência maior. Mas tome muito cuidado ao lixar, para que a superfície da porta permaneça plana, qualquer imperfeição, pode ficar muito visível.

Você pode decidir qual ambiente da sua casa precisa de mais vida para aplicação do papel, pois geralmente é um produto estampado, e dependendo da estampa pode carregar o ambiente. Evite também, aplicar dos dois lados da porta, aplique do lado que combine mais com a decoração do ambiente, pois do lado externo, em um corredor, por exemplo, essa porta pode destoar das outras portas.

Caso ainda não tenha o papel de parede, é muito importante que tenha as medidas das portas, para comprar a quantidade correta, e que possa cobrir a porta por inteiro, ou no lugar desejado.  Antes de aplicar, para garantir que o papel fique com o encaixe correto, indicamos que seja posicionado com uma fita crepe garantindo o encaixe antes da aplicação, depois vá retirando o liner ( quando o papel for adesivo ), e fazendo a aplicação com ajuda da espátula para que não formem bolhas. Lembre-se da maçaneta, você pode fazer o recorte no espaço da maçaneta com um ”X“ e depois que colocar a maçaneta no lugar retire o excesso com estilete. 

  1. Lousa

Nos últimos anos, painéis e paredes feitos com tinta, ou adesivos de lousa tem tomado conta da residência dos brasileiros ligados em decoração, e porque não ter uma porta assim?
Você pode ter esse efeito com tinta, spray ou adesivo fosco, e tornar a sua porta um mural de mensagens, boas vibrações, ou simplesmente para decorar o quarto das crianças estimulando a criatividade dos pequenos.

No caso da pintura, pode ser utilizada tinta acrílica preta fosca, e além da opção do preto você já encontra no mercado a opção da tinta lousa no tom de verde escolar, imitando as lousas e painéis utilizados na escola. Essa tinta é um esmalte fosco que pode ser aplicado em paredes, madeiras e metais, então você consegue aplicar na sua porta sendo ela de madeira ou metal, com duas ou três demãos já é possível cobrir toda a superfície.

E para quem mora de aluguel, ou simplesmente enjoa fácil das coisas, é legal fazer a aplicação do adesivo preto fosco, que pode ser utilizado para a mesma finalidade, e você encontra esse produto em folhas ou rolos. O produto fixa bem em superfícies lisas, e a grande vantagem é que pode ser retirado a qualquer momento sem danificar a sua porta. Enjoou? É só tirar, qualquer superfície lisa pode receber essa ideia e transformar seu ambiente de forma criativa!

  1. Tecido

Os tecidos assim como os adesivos, são materiais que podem ser utilizados para revestir superfícies lisas. Hoje é muito utilizado para renovar o visual dos moveis e não é diferente no caso das portas.
É preciso um pouco de dedicação para execução desse tipo de  aplicação, pois o tecido por ser um material maleável, pode escorrer facilmente e acabar ficando enrugado.
A aplicação pode ser realizada com cola de tecido, e uma dica legal é apostar na técnica da decoupage, que tem como principio unir pequenos pedaços de tecido, seja ele colorido ou estampado, esse tipo de técnica cria uma aparência bem colorida e divertida!

Todas as ideias, são possíveis de realizar em casa com pouca grana e rapidinho, o final de semana está só começando, então vamos colocar a mão na massa e deixar o ambiente cada vez mais charmoso com essa super dica!

E se curtiu o nosso post e vai decorar a sua porta, não esqueça de marcar a @qcolabr nas redes sociais, adoramos curtir e compartilhar esse momento com vocês!! 😉

Conheça a loja

 

Escrito por QCola