Muitas vezes, queremos inovar na decoração do ambiente e não sabemos por onde começar. É comum pensarmos em mudar a mobília ou apostar em uma grande reforma para repaginar os cômodos. No entanto essa missão pode ser mais fácil do que você imagina!

Atualmente as pessoas estão, a cada dia, investindo mais no uso de materiais com cores e padronagens diferenciadas para o revestimento de uma composição. Este é o caso do papel de parede com cor palha, que oferece uma aplicação prática e, de forma simples, pode transformar qualquer visual. Quer descobrir mais?

Para te ajudar, criamos este post com todas as informações e dicas necessárias para você produzir um espaço incrível e sem erros. Vem conferir:

Transmita tranquilidade aos ambientes

Antes de procurar o melhor material para o seu espaço, é preciso ter em mente onde você deseja aplicá-lo. Por se tratar de um produto com cores neutras, ele consegue transmitir a sensação de tranquilidade e acolhimento para o ambiente. Portanto é recomendado apostar nesse revestimento para cômodos destinados ao descanso. Quartos, sala de estar, salas de leitura, varandas e demais áreas externas são ótimas opções.

Você quer ousar e investir em um modelo com mais personalidade para o seu quarto? Então é recomendado aplicar o material em apenas uma área, como na parede da cabeceira da cama, por exemplo. De qualquer modo, prefira opções com tonalidades mais neutras e que não causem cansaço visual para o seu cômodo.

Para a utilização do papel de parede no quarto todo, é preciso um pouco mais de cuidado. Busque por modelos homogêneos e com cores claras, como o bege ou o branco. Não tenha medo! Ao escolher esses tons, o seu quarto não ficará monocromático ou sem graça. Para levar mais vida ao décor, inclua itens coloridos e intensos. Lembre-se: o equilíbrio faz toda a diferença!

Em áreas externas, você poderá incluir plantas e vasos decorativos para combinar com a cor de palha. O resultado será um visual refrescante, tropical e cheio de bem-estar!

Saiba como aplicar o papel de parede

instalacao

Apesar de fácil, a instalação do papel de parede requer atenção especial. Por muitas vezes ter alguns desenhos ou estampas, você deverá ter ainda mais cuidado já que a estampa deve ficar uniforme na colocação. Caso você tenha insegurança, considere contratar os serviços de um especialista.

Você encontrará mais informações nas lojas especializadas, com os fornecedores ou, também, com profissionais da área de arquitetura ou design de interiores. A aplicação correta é essencial. Assim, você evita problemas com bolhas, desperdício de material ou emendas desiguais.

Antes de adquirir o seu produto, calcule a quantidade de material necessária para a sua área. Tire as medidas de altura e largura de onde você deseja fazer a colocação do papel de parede. Em seguida, confira quantos rolos você precisará para instalar o modelo escolhido. Desconsidere as medidas das portas e janelas para evitar desperdício de material.

Aqui, a dica é que você compre a quantidade certa para o seu espaço, já que poderá ter dificuldades em encontrar um lote que tenha exatamente a mesma padronização e tonalidade. Para garantir, acrescente 10 centímetros na altura e largura. Após checar essas informações, siga o passo a passo:

  1. com tudo selecionado, faça a preparação da cola. Dilua 30 g de cola em 1,5 l de água e misture até o líquido ficar uniforme. Deixe descansar por 30 minutos;

  2. para começar, desligue a energia e tire todos os aparelhos da tomada. Mantenha a superfície da parede limpa e seca. Faça a higienização com pano úmido e algumas gotas de detergente;

  3. proteja o chão com jornais ou papelão;

  4. com um estilete, corte o seu papel de acordo com as medidas do seu espaço, sem esquecer os 10 centímetros reserva;

  5. no chão, ou em uma mesa, coloque o material com a estampa para baixo e aplique uma demão de cola. Deixe o papel descansar por 2 minutos para absorver o produto;

  6. agora, leve o material até a parede e aplique primeiramente na parte superior. Vá descendo e alisando o papel de parede com as mãos ou uma escova. Retire também o excesso de cola com uma espátula. Faça sempre os movimentos do centro para as bordas;

  7. repita o processo até preencher toda a parede;

  8. com uma espátula, aperte os vincos do rodapé e do teto. Para finalizar, retire as sobras com um estilete.

Combine com as cores certas

Agora que você já sabe como colocar o papel de parede com textura de palha, que tal aprender o melhor modo de combinar esse revestimento com a decoração do seu ambiente? No mercado, você pode encontrar diferentes modelos, variando a sua tonalidade.

Geralmente, as cores que mais combinam com esse tom palha, são as mais neutras, como o branco, o bege, o cinza e o preto. Os tons mais escuros são ótimos para criar um efeito de contraste e deixar o ambiente mais elegante, sendo mais indicados para a sala de estar.

Se você preferir um visual mais clean e contemporâneo, combine o seu papel de parede com o branco e o cinza. Ambas tonalidades estão em alta na decoração e se encaixam muito bem em qualquer estilo. Para pisos claros, melhor ainda! Quer quebrar a neutralidade e ganhar um ambiente mais interessante? Aposte no cinza grafite nos elementos decorativos. Você se surpreenderá!

Acrescente outros elementos na decoração

Além das cores adequadas, você pode incluir mais elementos que combinem com o papel de parede cor palha. Neste caso, as peças em madeira são as melhores escolhas! Seja no piso, na mobília ou em demais revestimentos — esse material fará com que o espaço tenha um toque atemporal e transmita a sensação de conforto.

Você ainda pode optar por tonalidades diferentes de madeira, como a clara, avermelhada ou acinzentada. O ideal, é que você defina o seu estilo e objetivo na decoração. As opções em madeira avermelhada são ótimas para deixar o seu espaço mais alegre e despojado.

Para uma proposta mais sóbria, os modelos acinzentados são ótimos. Em geral, essas peças são bem escuras, com uma tonalidade marrom, quase preta. Por isso, você deverá tomar cuidado e não sobrecarregar o ambiente. Essa ideia é mais apropriada para cômodos amplos e pautados por cores suaves e claras, como o branco.

Gostou das nossas dicas sobre como usar o papel de parede cor palha para deixar o seu lar ainda mais incrível? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades para caprichar na decoração!

Conheça a loja

Escrito por QCola