Livro para relaxar

À medida que o fim do ano se aproxima, a rotina de trabalho fica mais puxada para adiantar os serviços, os compromissos sociais aumentam e, para completar, começa aquela correria dos preparativos para o Natal e o Réveillon. Em meio a tudo isso, muitas pessoas se perguntam o que fazer para relaxar, dar um descanso a mente e começar o novo ano com mais qualidade de vida.

Foi pensando nessa questão que preparamos um post especial com dicas para você adotar no dia a dia e, assim, nunca mais abrir mão do seu bem-estar e saúde mental. Confira!

Aposte na leitura

Para começar, que tal apostar na leitura para relaxar? Isso porque ler, além de proporcionar ganho de conhecimento, gera a oportunidade de descansar a mente, aliviar as tensões do dia a dia, diminuir os níveis de estresse e ansiedade e exercitar a imaginação.

Além disso, muitas obras têm a capacidade de inspirar e motivar as pessoas a realizarem antigos desejos, como viajar para destinos exóticos, e entender mais sobre as próprias emoções. Não é à toa que esse é um dos hobbies que mais ganham adeptos. Porém, se você não tem o hábito da leitura, não tem problema!

Saiba que é possível, sim, começar a partir de hoje. Para isso, defina qual o gênero que mais desperta a sua curiosidade (romance, aventura, suspense ou autoajuda, por exemplo) e pesquise por títulos que contam com boa tiragem e estão fazendo sucesso.

Muitas livrarias, por exemplo, fornecem essas informações e até contam com rankings para que o leitor acompanhe semanalmente os melhores títulos. Para completar, você ainda pode montar um cantinho da leitura no lar aproveitando ambientes como a varanda, caso more em apartamento, ou quintal, caso more em casa.

Aprenda a se automassagear

Outra sugestão sobre o que fazer para relaxar no final de ano é aprender a se automassagear, em especial nas áreas que sofrem mais pressão durante o decorrer do dia, como pescoço, pés, face e mãos.

A razão disso é que essa atividade, que pode ser feita em poucos minutos, tem efeito terapêutico sobre o nosso corpo, pois alivia tensões musculares, melhora a circulação, reduz inchaços e descongestiona as vias aéreas — o que é excelente para quem sofre com obstrução nasal.

Uma dica extra que ajuda o processo de automassagem e potencializa a sensação de bem-estar e relaxamento é fazer um escalda-pés, que ajuda a aliviar dores e incômodos físicos que se concentram nos membros inferiores.

Invista no yoga

Além de aprender a se automassagear e adotar o hábito de ler, você pode praticar um exercício físico que trabalhe tanto o corpo quanto a mente, como é o caso do yoga. Dividido em exercícios que envolvem toda a musculatura e a estrutura óssea, essa atividade tem como foco o equilíbrio do corpo e o alcance do bem-estar contínuo.

Para tanto, cada movimento e posição, que podem durar de segundos a minutos, permite que você canalize as energias, medite e, principalmente, alivie o estresse que causa tensões e dores físicas — diminuindo, assim, a sua produtividade e desempenho.

Outro ponto positivo do yoga é que não há restrições de locais em que se deve ou não realizá-lo. Por isso, dá para alternar os ambientes e diversificar os cenários a sua volta. Portanto, experimente praticá-lo um dia em casa, outro no parque ou na praia e por aí vai. Você não vai se arrepender!

Traga a natureza para dentro de casa

Plantas qualidade de vida

Além das dicas anteriores, há a opção de trazer a natureza para dentro da sua moradia, seja montando um pequeno jardim ou cuidando de algumas espécies individuais. Isso porque as plantas impactam positivamente na sua qualidade de vida.

“Mas como assim?”, você deve estar se perguntando. Bem, elas têm a capacidade de umidificar o ar ao mesmo tempo que o purificam. Dessa forma, você apresenta menos problemas respiratórios, como rinite, sinusite e asma.

Além disso, elas também colaboram para a manutenção do conforto térmico e o isolamento acústico do seu lar. Contudo, o principal ponto positivo de criar uma ou mais áreas verdes em casa está na aromaterapia, que se baseia no efeito dos aromas das plantas, como camomila, babosa e jasmim, sobre o nosso bem-estar e saúde.

Para se ter ideia, eles são capazes de atuar no organismo e impulsionar a produção da serotonina, dopamina e endorfina, que são responsáveis pelas sensações de relaxamento, tranquilidade, prazer e aumento do bom humor. De quebra, ao colocar uma ou mais espécies no quarto, você não apenas traz mais vida para a decoração, como ainda tem uma melhora significativa na qualidade do sono.

Mude a decoração do quarto

Aproveitando a deixa, nossa última dica sobre o que fazer para relaxar nos últimos dias do ano e começar 2018 com o pé direito é renovar a decoração do seu quarto. Afinal, ele é um dos principais cômodos da residência, especialmente porque é onde você descansa para recuperar as energias e ter disposição no dia seguinte.

Sem mencionar, é claro, que também é o ambiente no qual se pode estudar e trabalhar . Mas como fazer isso sem precisar contratar profissionais, realizar obras e, principalmente, estourar o orçamento mensal nessa época tão importante? É simples: com medidas práticas e baratas que vão dar um up no espaço, como:

  • troque a iluminação do quarto, que geralmente é oriunda de lâmpadas no teto, por uma menos invasiva e indireta como ocorre com plafons, arandelas, abajures e pendentes;

  • renove as superfícies verticais aplicando nelas, por exemplo, papéis de parede, adesivo de parede, posters ou placas decorativas;

  • aposte no DIY (faça você mesmo, em inglês) e dê uma nova cara à mobília com móveis feitos com pallets, blocos de concreto e placas de metal, por exemplo;

  • adquira, além de um novo jogo de cama, com lençóis, mantas, colchas, edredons, mais travesseiros, como o de corpo, para aumentar o conforto e  o aconchego na hora de dormir.

Agora que você já sabe o que fazer para relaxar e ter mais qualidade de vida, não deixe de seguir nossas dicas para terminar este ano e começar o próximo com mais tranquilidade e paz interior! Aproveite e não deixe de conferir nossas opções de adesivos, placas e posters keep calm para repaginar seu quarto com estilo e elegância!

Conheça a loja

Escrito por QCola