Um jeito fácil e rápido de deixar a decoração de um ambiente mais interessante é dar vida as paredes. Além da utilização de cores, papel de parede ou tecido estampado, é possível aproveitar o espaço para exibir itens que contém um pouco da sua história e sua personalidade.

Podem ser fotos suas, da família, daquela viagem legal ou algum outro momento importante da sua vida. Mas se preferir, pode utilizar imagens que vão além das obras de arte que estamos acostumados a ver nos quadros antigos que tinham na casa da vovó.Hoje em dia podemos utilizar quadros com imagens de cidades famosas, personagens, frases e muito mais é só deixar a sua criatividade falar mais alto na hora de decorar!

A aplicação pode ser de diversas formas, com quadros do mesmo tamanho e moldura alinhados entre si, ou para um ambiente mais descontraído quadros com molduras coloridas e fora de ordem.

Diretamente na parede, e se você não estiver afim de por pregos a sugestão é usar de fitas dupla face para que o quadro possa aderir sem precisar furar a parede. Você pode também apoiar os quadros em móveis, prateleiras, nichos saindo do convencional.
Não existe uma regra nesse tipo de composição, mas o legal é decorar de acordo com cada ambiente.
Separamos algumas dicas para te ajudar!

Sala

O primeiro passo é medir o espaço onde você vai fazer a composição, leve em conta a altura do sofá, pois os objetos devem ficar no mínimo 40 cm a cima da altura do sofá, também é importante deixar tudo dentro do campo de visão das pessoas, o ponto principal deve ficar no máximo a 1.60m para que possam ver toda a sua composição.

É sempre bom colocar os quadros no chão próximo a parede que será feita a composição, observando sempre os espaços entre um quadro e outro para que fique tudo uniforme. Faça a composição quantas vezes for preciso, até ficar do jeito que você deseja.

Após tomar esses cuidados, escolha uma cor base para as molduras ou até mesmo entre o desenho dos quadros escolhidos, com cores que conversem entre si e valorize o restante da sua decoração.

Você deve apostar no estilo de quadro que vá dizer um pouco da sua personalidade, para uma sala com decoração mais sóbria, utilize quadros de pinturas, paisagens e fotografias. Para um ambiente mais despojado você pode apostar em quadros com frases, personagens e ilustrações.

Cozinha

A cozinha costuma ser um lugar onde o acumulo de gordura, e contato com a água é constante, por isso escolha um lugar estratégico para acomodar os quadros, sempre o mais distante possível do fogão e da pia. Escolha lugares onde possa ter um equilíbrio com o restante dos móveis, para que a sua decoração não fique carregada.

Você pode posicioná-los próximo á mesa de jantar, dentro de nichos ou sobre prateleiras. Para dar mais destaque ao quadro use uma boa iluminação, para quadros com molduras de vidro, que refletem a luz, utilize lâmpadas de LED que é uma excelente alternativa até mesmo por serem mais econômicas.

Em relação a combinações, utilize quadros com frases divertidas, ilustrações, temáticos como a Pop Art, quadros artesanais e  ainda fotografias de natureza ou frutas.

Quarto

mesmo tema na decoracao

O quarto é o ambiente mais íntimo e pessoal de toda a casa. Portanto deve refletir a sua personalidade, e um jeito bem legal de deixá-lo personalizado, são os quadros, pôsteres ou plaquinhas. Embora esse tipo de decoração fique a cima da cabeceira da cama, e uma vez que estiver deitado, sai do seu campo de visão, ainda sim irá fazer toda a diferença na sua decoração.

Você pode usar um quadro grande como ponto focal, incorporando as cores do quadro com as cores do restante da décor do quarto, é uma excelente opção para quem quer um ambiente mais neutro e simples com uma decoração clean.

Um ambiente mais romântico, como um quarto de casal, por exemplo, você pode decorar com fotos de momentos especiais do casal, fazer uma composição de 2 ou 3 quadros de arte, ou até mesmo de frases de musicas como “ Ela é minha menina “ e “ Eu o sou menino dela “. Agora se você é solteiro (a) e mesmo assim tem um estilo mais romântico, aposte em cores, frases ou desenhos, digamos que fofinhos, porém, sem ser infantil. Existem quadros com palavras e frases que vão tornar o seu ambiente mais romântico.

Para quem tem um estilo mais despojado, aposte no mix de quadros com personagens, frases ou musicas. As molduras podem ser coloridas e não precisam ser exatamente do mesmo tamanho, essa irreverência na composição vai trazer um ar de alegria para o ambiente.

Em um quarto infantil, você pode compor os quadros com as iniciais do nome da criança, e trabalhar em cima de um tema, deixando o ambiente com um toque mais lúdico na decoração.

Home Office

Para quem trabalha em casa, ter um cantinho de trabalho bem decorado é essencial, pois a decoração pode deixar o ambiente menos carregado para o trabalho, os quadros podem fazer parte da decoração de uma forma funcional, um quadro como planner para organizar as tarefas, pode ser um quadro de cortiça para deixar os post-its e recadinhos, lousas também são bem vindas nesse ambiente, pode ser em formas de quadros ou adesivos de lousa que estão em alta e você não precisa por prego na parede também!
A nível de decoração, os quadros podem ser com imagens, frases de motivação, e até mesmo com desenhos ou frases que tenham haver com a sua profissão, deixando esse cantinho bem a sua cara!

Enfim, procure sempre fazer a composição conforme o seu estilo, utilizando temas ou paleta de cor mais próximo do que já existe no restante da decoração do ambiente. Assim você pode imprimir a sua personalidade sem deixar o ambiente carregado, ou muito fora da decoração. Não existe uma regra certa para esse tipo de composição, porém, é sempre bom usar de bom senso.

Agora que você já sabe como fazer a composição dos quadros, é só escolher o ambiente e os modelos e deixar a sua casa linda e cheia de personalidade!

E se você curtiu o post, vai lá nas suas redes sociais e compartilha com os amigos. 😉

Conheça a loja

Escrito por QCola