Materiais puros

Na correria do dia a dia na “selva de pedras” deixamos muitas coisas de lado, além da ligação com as pessoas ao redor, por muitas vezes perdemos a ligação com a natureza, de forma que nem percebemos, pois enxergamos o dia inteiro muito concreto, e pouco verde. Quem se lembra da última vez que parou e observou as estrelas?! E indo por essa linha de pensamento, podemos afirmar que é por esse outros motivos de que a natureza seja tão desejada na decoração.

No estilo rústico, você encontra toda essa presença da natureza a qual nos falta no dia a dia! Recheada de materiais puros como a madeira, as pedras e flores, relacionado com a vida no campo, vai trazer a sua casa uma decoração com um ar mais confortável, mais quente e convidativo, com muitas janelas para entrada da luz natural, tentando interligar o ambiente interno e externo.

Esse estilo além de ser aconchegante, pode ter uma releitura muito moderna e atual para qualquer tipo de ambiente. Com suas marcas profundas, gastas, e imperfeições combinado com móveis modernos se empregado de maneira correta você terá um ambiente rústico e elegante de forma atemporal.
E para entender melhor esse estilo, escolhemos algumas dicas de decoração. Então vem com a gente!

Arquitetura
Engana-se quem pensa que o rústico e o moderno são estilos opostos. E uma forma de atrelar essa combinação, seria através dos materiais, que ao contrario do que se diz na decoração moderna, não é necessário muito acabamento para tornar um ambiente rústico.
Nesse estilo de decoração o uso da madeira e do cimento queimado em forma de revestimento para o chão e até mesmo nas paredes pode ser constante, além de poder deixá-las a mostra em formas de vigas ou colunas.
Outra forma de tornar esse ambiente mais rústico, é a iluminação de forma mais indireta, e pontual, com cores mais quentes para marcar determinados tipos de acabamentos como pedras ou tijolos para valorizar o efeito rústico deste espaço.
Além disso, você pode usar a vegetação do espaço com um paisagismo menos ordenado, com vários tipos de espécies, proporcionando maior rusticidade no ambiente e ajudando nessa união entre o moderno e o rústico.

Revestimentos
No revestimento de pisos e paredes, você tem diversas opções e dentre elas, o piso vinilico com o efeito amadeirado, vai trazer toda essa atmosfera natural com a textura rústica, além de fácil de instalar é bem prático para manter, e é uma opção ecologicamente correta ao uso da madeira.
Painéis decorativos, na linha de madeira de demolição também são uma ótima pedida para quem quer o estilo rústico e moderno, irá deixar sua parede cheia de charme e personalidade.

É possível revestir a parede com aspecto de madeira, tijolinhos a vista, e até mesmo com pedras, de forma mais rápida e prática com papel de parede. Sendo também uma opção cheia de estilo, o papel de parede é bem simples de aplicar, e dará um efeito super realista em qualquer tipo de estampa que for escolhido, nos modelos já citados.

O cimento queimado também é uma das opções mais utilizadas para pisos residenciais, desde as mais simples até as mais refinadas. Leva somente cimento e areia na composição, o que torna um revestimento mais barato, o resultado é uma superfície inteira sem rejunte deixando uma impressão de um ambiente maior.
Por ser um piso frio, pode ser utilizado em quase todos os ambientes da casa, com alta resistência dificilmente esse estilo de piso se quebra, porém, pode trincar mas sem comprometer a sua beleza, agregando um toque especial reforçando o estilo rústico de sofrer as marcas do tempo.
Sua versatilidade é grande, e pode ser aplicado em qualquer ambiente. No rústico pode ser acompanhado por materiais terrosos ou amadeirados. No contemporâneo, assume um perfil mais urbano e moderno.

Para a cozinha ou banheiro, caso queira dar um toque rústico, mas não queira tirar todo o azulejo que já existem, os adesivos de azulejo são uma ótima opção. Podem ser aplicados diretamente no azulejo sem necessidade de cola, os modelos podem ser associados á outras estampas, como a madeira, fazendo o casamento perfeito entre a madeira e o mosaico dos adesivos de azulejos coloridos, que além de completar o rústico e ainda alegram o ambiente, deixando-o mais moderninho.

Mobiliário e objetos rústicos

aposte em detalhesNão é preciso transformar sua casa em uma fazenda para ter um ambiente rústico. Você pode apostar em pequenos detalhes que fazem toda a diferença! Você pode usar e abusar da madeira, em diversas formas, estilo e em vários móveis ou objetos.

A madeira pode ser empregada de forma clássica, ou moderna, em armários, painéis, mesas ou aparadores, com troncos, madeira de demolição, em sua cor natural ou até mesmo envernizada, combinados com tampos de vidro para dar maior visibilidade para a madeira.

Os objetos não precisam ser necessariamente de madeira, existem outros materiais que podem representar de forma mais natural como cerâmica, ráfia ou junco.
O cobre também pode ser utilizado em luminárias, vasos ou utensílios de cozinha como decoração na própria cozinha ou na sala.
Puffs, também são bem vindos nesse estilo de decoração, com tecidos naturais como couro animal, trazendo o ar do campo ou como o tricô que torna o ambiente quentinho, além de serem ótimos aliados na hora de receber muitos visitantes na sala!
O mix de móveis mais modernos, como sofá, e poltronas em linhas retas, junto com elementos naturais com estampas orgânicas, mantas de tricô ou de lã, tapetes, almofadas ou cortinas em tecidos, podem criar um jogo de texturas combinados que combinado com a madeira, irá trazer uma atmosfera natural e conforto ao ambiente.

Enfim, se você busca um ambiente que seja um refúgio para recompensar o ritmo intenso de trabalho, e da vida no cotidiano corrido e estressante em que vivemos, liberte-se! E traga de forma simples e natural o rústico moderno para sua decoração, tenho certeza que lhe trará um ambiente mais charmoso e confortável para o seu dia a dia!
Acima de tudo, preserve o nosso maior bem: a natureza.

E se você curtiu esse poste, corre lá nas redes sociais e compartilha com seus amigos!

Conheça a loja

Escrito por QCola