O primeiro apartamento a gente nunca esquece! Ter o seu próprio cantinho é o sonho da maioria das pessoas, ter um espaço para chamar de seu, com certeza é uma delicia! Esse sonho cada vez mais tem se tonado realidade na vida dos brasileiros, graças a diversos planos de financiamentos, e programas oferecidos pelo governo.
Mas apesar do êxtase da conquista, são muitas despesas com reforma, parcela, IPTU, chaves etc… E a decoração sempre fica em segundo plano, e ai vem a preocupação de como decorar sem gastar muito.
Calma! Tudo tem um jeito, o primeiro passo em relação a decoração, é construir uma ideia, daquilo que deseja fazer para a decoração de cada espaço, e se planejar financeiramente falando, para que possa investir o valor necessário para cada ambiente, pois, nada te impede de comprar um móvel ou objeto decorativo com um valor mais alto para certo ambiente, desde que você tenha se planejado. Por isso, tome muito cuidado com os impulsos, eles podem acabar te prejudicando nesse processo.
Mas também é muito importante montar toda a decoração de acordo com a personalidade e estilo do morador ou da família que irá residir no imóvel . Nem sempre sabemos por onde começar, para dar a cada espaço uma decoração com seu estilo, e tornar essa decoração funcional para o tamanho de cada espaço é essencial.
E pensando nisso, separamos algumas dicas, para que você possa iniciar a decoração do seu primeiro apartamento de forma prática, rápida e porque não econômica?!

Móveis e eletro eletrônicos

Investir em móveis e eletro eletrônicos mais importantes e essenciais da casa, como fogão, geladeira, armário da cozinha, mesa, cama, guarda-roupas, sofá, e máquina de lavar, pode ser o investimento mais alto que você vai fazer, mas é indispensável para garantir a funcionalidade de cada ambiente.  
A dica é investir primeiro nos itens básicos, pois são indispensáveis, depois você pode ir adicionando outros eletros nessa lista, como por exemplo, TV, microondas, liquidificador, batedeira, entre outros.

É muito importante ter as medias de cada ambiente para aproveitar melhor cada espaço, os móveis planejados fazem muito bem esse papel, pois são feitos de acordo com as medidas de cada ambiente, pensando no aproveitamento do espaço e funcionalidade do móvel , mantendo um bom espaço para circulação, isso ajuda muito na hora da decoração.

Invista em produtos duráveis, de boa qualidade, e até mesmo de marcas mais conhecidas e confiáveis, que possam te dar um suporte maior no que for necessário. Vale um investimento maior em camas, ou sofás de boa qualidade, que tenham uma durabilidade maior , do que comprar algo baratinho, que vai durar pouco, e que possivelmente você vai precisar investir novamente com o mesmo móvel.

Outra dica é não gastar muito com móveis da moda, pois, daqui a alguns anos, esse móvel pode parecer ultrapassado na sua décor, e você pode enjoar fácil e querer troca-lo. Nesse primeiro apê, invista em móveis de longo prazo, que você possa levar com você para sua próxima casa, e que você vai continuar a amá-los durante muitos anos.

Móveis multifuncionais, são ótimos para ambientes pequenos, seja uma mesa retrátil ou dobrável, uma cama com espaços extras. Mesa lateral que pode funcionar como apoio ou como banco quando for necessário, assim como os puffs, que são peças muito importantes para ambientes pequenos, pois além de te dar aquela ajudinha com um lugar a mais quando chega aquela visita inesperada, pode servir como baú para guardar coisas, como uma mantinha para o inverno, revistas ou brinquedos.
Aparadores, podem ficar naquele cantinho da sala ou no Hall de entrada, e além de servir como apoio para decoração, você pode aproveitar para fazer um cantinho do café, e guardar louças, que são menos utilizadas na cozinha, deixando mais prático também na hora de servir a mesa de jantar, que pode estar próxima do ambiente.

No banheiro aposte na funcionalidade, é sempre um incomodo não ter onde deixar o cesto de roupas sujas dentro do banheiro, você pode aproveitar o móvel a baixo da pia para deixar o cesto embutido, até mesmo dentro da porta. Ou caso tenha somente a pia vazada, aposte em um cesto bonito, de boa aparência para deixar a baixo da pia. Outra dica legal, são prateleiras e nichos, não só no banheiro mas em qualquer outro ambiente, as prateleiras e nichos não ocupam espaço no chão e pode ser uma boa opção de organização.

Invista no DIY

Se além da grana, o espaço também é curto, você pode apostar em peças multiuso que você mesmo pode fazer, já deu para perceber que opção não falta né? As boas escolhas vão te ajudar muito na hora de decorar, quando se quer economizar. Para isso, é muito importante pesquisar, buscar referencias na internet do estilo de decoração que você pretende fazer, e entender que existem várias possibilidades de fazer uma decoração parecida com o que você vê por ai de forma econômica, então pesquise muito, aposte no DIY, o tal do “ faça você mesmo “ pode te ajudar muito nesse momento. Na internet você encontra inúmeras possibilidades, tutoriais e inspiração de decoração que você mesmo pode por a mão na massa e fazer com um baixo custo acessórios e peças decorativas. E ai, topa o desafio de por a mão na massa?

Parede colorida : Um ambiente que parece sem graça, pode ganhar uma vida nova com uma corzinha na parede, você pode escolher pintar de uma cor vibrante, como por exemplo, um mostarda ou turquesa, ou simplesmente usar cores como a paleta candy colors para pintar meia parede, ou fazer alguma forma geométrica.
Aposte também nos adesivos, eles podem ser usados em todos os cômodos da casa, sala, quarto ou até mesmo a cozinha e o banheiro que são áreas molhadas, no lugar dos tradicionais azulejos, você pode dar uma cara nova a esses ambientes com adesivos para azulejo. Ainda tem outras opções que além de lindos são extremamente práticos, como os kits de adesivo decorativo, que você encontra em diversas formas e quantidades no mercado.
Para quem quer dar um toque mais arrojado no ambiente, aposte nos papéis de parede auto colantes, que tem a vantagem de não precisar de ajuda profissional para aplicar.

Espelhos e plantas : Além de ter um precinho super acessível, esses itens podem trazer um toque de frescor ao ambiente, e valorizam a decoração de qualquer cômodo. As plantas precisam de cuidados especiais, então procure por espécies mais fáceis de cuidar, isso vai te ajudar a mantê-las na correria do dia á dia. Espelhos trazem a sensação de amplitude, então aposte nesse item para ambientes pequenos.

Tinta Spray: Sabe aquele móvel antigo, que você acha no brechó, ou na casa dos avós, que caberia certinho naquele espaço que você tanto precisa decorar? Então, tem salvação para ele!! Você pode dar cara nova para móveis ou objetos decorativos, com tinta spray, desde os moveis antigos até os mais novos, aquele que você curtiu o modelo mas não gostou da cor, sabe?! Tinta spray nele.

São infinitas as ideias que você encontra por ai, então não tem desculpa! Coloca a mão na massa, pois, improvisar seus próprios móveis ou objetos decorativos no momento onde não se tem tanta grana, pode te ajudar economizar muito e construir o novo de vez comprar!

E você curtiu nossas dicas, não deixe de compartilhar esse post nas redes sociais, e se quiser também compartilhar conosco o resultado, dicas e até mesmo as dúvidas, não hesite em entrar em contato através do nosso Facebook, Instagram ou Whatsapp (11) 96420-3934 . Estamos ansiosos esperando por vocês! 😉

 

Conheça a loja

Escrito por QCola