estilo romantico

A decoração romântica complementa a clássica — caracterizada por realçar os princípios das arquiteturas grega e romana — com elementos florais, cores suaves e acessórios delicados. Os ambientes são claros, leves, aconchegantes e transmitem tranquilidade, valorizando formas arredondadas e texturas agradáveis.

Mesmo sendo considerado um estilo de decoração predominantemente feminino, ele pode ser inserido em qualquer cômodo da casa, principalmente nas áreas de convivência. Dessa forma, sua família e seus amigos serão agraciados com beleza e conforto.

Neste post, mostraremos 4 dicas para você aplicar o estilo de decoração romântica na sua casa (ou no seu apartamento) e criar ambientes requintados, aconchegantes e de bom gosto, de forma prática e elegante. Acompanhe:

1. Adapte a decoração romântica para a sua realidade

decoração romântica clássica prioriza móveis e itens com design e revestimento tradicionais, limita a cartela de cores aos tons pastéis e realça elementos que remetem à arquitetura greco-romana, como colunas e arcos. Ela é mais fácil de ser aplicada quando seguida desde o projeto arquitetônico. Por isso, é muito usada em espaços comerciais atualmente, como lojas de roupas e acessórios para bebês. 

Como as construções contemporâneas não possuem os elementos arquitetônicos clássicos nem o espaço necessário para móveis muito grandes — como as camas com dossel —, a decoração romântica contemporânea prioriza os detalhes e reproduz características próprias dos itens tradicionais em móveis e objetos com forma e revestimentos mais modernos.

Portanto, analise seus cômodos para ter certeza das medidas dos móveis que vai adquirir e da quantidade de objetos mais adequada para garantir toda a leveza e o conforto que este estilo de decoração pode oferecer.

2. Enriqueça as paredes com estampas

Como já comentamos, a decoração romântica se caracteriza pela utilização de cores suaves e tons pastéis (o que não é sinônimo de ambientes sem vida). Para mandar a monotonia porta afora, monte uma cartela de cores e alterne a pintura com um papel de parede — em vez de eleger apenas uma tonalidade para pintar todo o cômodo.

Primeiramente, escolha o papel de parede e use as cores dele como referência para não correr o risco de exagerar e deixar o ambiente poluído. Combinando os tons e as estampas certas, sua casa ficará leve e radiante. Veja alguns tipos de estampas que podem ser utilizadas em uma decoração romântica contemporânea:

Arabescos

Apesar da origem árabe, os arabescos se adaptam perfeitamente ao estilo romântico, devido ao requinte e à sofisticação. Ao escolher esse tipo de estampa, opte por modelos que apresentem menor contraste entre seus elementos, para que ela seja perceptível, mas não o ponto focal (de maior atenção) do seu ambiente.

Florais

estampas florais

Automaticamente associadas à decoração romântica, as estampas florais fazem jus a essa relação quando têm as rosas como motivo. Atente-se à escolha, pois outros tipos de flores — ou a predominância de folhagens — podem causar um efeito mais “tropical”.

Leve em consideração o tamanho do espaço para decidir sobre essa estampa: ambientes amplos podem ter uma parede inteira revestida com estampa mais “cheia” (preenchida com maior quantidade de elementos).

Em ambientes pequenos, porém, prefira aquelas mais espaçadas (em que a cor de fundo predomina sobre as rosas) para a parede inteira ou utilize a estampa cheia em apenas uma faixa ou meia parede, por exemplo.

Listrados e Chevron

Mesmo com suas linhas retas, eles complementam e modernizam a decoração romântica quando combinados com elementos mais característicos, como molduras ovais ou arredondadas. Uma ótima opção de uso é aplicá-los atrás de um aparador com design clássico, acompanhado de um espelho redondo com moldura trabalhada e um grande vaso com rosas.

Mantenha a paleta de cores suaves e opte por modelos com listras ton sur ton, para não descaracterizar a decoração romântica. Se quiser dar um toque mais moderno à sua decoração, substitua o papel de parede por adesivos.

3. Selecione os móveis mais adequados

Os cômodos enxutos das construções modernas exigem perspicácia e cautela na escolha dos móveis para que as áreas de circulação não sejam comprometidas. Por isso, a simetria e a grandiosidade da decoração romântica clássica precisam ser substituídas pela sutileza de sua versão contemporânea. 

Ao invés de duas poltronas em cada lado do sofá, por exemplo, é possível ter apenas uma do lado com menos tráfego de pessoas. Alguns móveis que você pode considerar adquirir — de acordo com seu espaço e orçamento — são:

Para a cozinha e a sala de jantar

  • aparador;
  • bancos com almofadas;
  • cadeiras de madeira acolchoadas;
  • mesa de madeira.

Para a sala e a varanda

sultileza

  • cadeiras e banco de balanço;
  • divã;
  • mesas de centro e de apoio;
  • namoradeiras;
  • poltronas requintadas;
  • pufes com pés de madeira esculpida,
  • sofá confortável com almofadas grandes.

Para os quartos

  • baú;
  • cabeceiras entalhadas ou de ferro trabalhado;
  • cama com colchão alto e macio;
  • penteadeira;
  • escrivaninha;
  • récamier (ou divã).

Uma forma de não errar na escolha dos móveis é buscar elementos do estilo provençal, como formas sinuosas, apliques e detalhes entalhados ou estofados sofisticados com ótimo acabamento. Você não precisa ser totalmente fiel aos móveis de madeira branca: apenas não exagere na variedade de materiais e na quantidade de cores, para não deixar o ambiente poluído.

4. Escolha acessórios típicos da decoração romântica

Alguns elementos são essenciais para caracterizar sua decoração como romântica. Por isso, após revestir as paredes e escolher os móveis, você não pode se esquecer de incluir:

  • abajures, arandelas e velas com bases arredondadas e rebuscadas;
  • almofadas, travesseiros e mantas confeccionadas com tecidos macios;
  • cortinas leves e tapetes felpudos;
  • porta-retratos de formatos e tamanhos variados;
  • vasos com rosas naturais, sempre que possível;
  • xícaras, bules, pratos e utensílios de porcelana em geral.

Todos esses itens devem ter as cores e estampas escolhidas de acordo com a cartela de tons definida para a sua decoração. Dessa forma, será possível manter a harmonia da composição.

Delicadeza, conforto, aconchego e leveza são as palavras-chave da decoração romântica. Agora você já sabe como aplicar esse estilo na sua casa e montar ambientes bonitos, agradáveis e acolhedores para a família e os amigos.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e conte pra gente. Ficaremos felizes em responder!

Conheça a loja

Escrito por QCola