Familiares e amigos

Para quem gosta reunir os familiares e amigos em um ambiente descontraído, a área da churrasqueira é o melhor ambiente da casa. Seja em uma ocasião especial ou simplesmente aquele almoço no final de semana, para isso nada melhor do que um bom churrasco, e um ambiente aconchegante.

A primeira coisa a se fazer antes de iniciar a reforma e a nova decoração, é viabilizar se a área está em pleno funcionamento e se as regras de segurança básica estão sendo seguidas.

Isso é muito importante para garantir que a base da casa não seja afetada, quanto mais segurança, melhor será o resultando, tanto no que diz respeito ao acabamento quanto na própria estrutura da casa.

Com pequenas mudanças você pode ter uma área de lazer e churrasqueira sem ter problemas maiores, confira algumas dicas:

  • Altura da churrasqueira: uma churrasqueira muito baixa, podem causar muitos acidentes, mas isso pode ser resolvido com alguns tijolos e sua força de vontade, agora se a sua churrasqueira é a desmontável, não precisa se preocupar com isso;
  • Outro detalhe importante que não podemos deixar de lado, são os descartes dos materiais usados na hora do churrasco. Já existem alguns modelos de churrasqueira com o destino próprio para se colocar as cinzas e o carvão utilizado.
  • Ventilação: É importante que essa área esteja em um lugar com uma boa ventilação, se possível aberto para instalar a churrasqueira, pois um ambiente com pouca ventilação cria uma sensação de aperto além de diminuir a circulação da fumaça. E não podemos esquecer que a churrasqueira forma uma grande quantidade de gases que se acumulados em grande quantidade, se tornam tóxicos, sendo necessário uma saída de ar.
  • Ambiente funcional: O ideal é que essa área se divida em três, como a área quente onde irão ficar a churrasqueira, o forno ou o fogão, a área molhada onde se instala as torneiras e pias, e a área gelada, onde ficará a geladeira ou freezer, deixando sempre distante a área quente e a área gelada o mais distante possível, para não prejudicar o funcionamento dos eletrodomésticos. Investir em um painel em cima da pia com ganchos, ou prateleiras para os utensílios de cozinha é uma ótima ideia para compor a decoração e também facilitar o acesso aos acessórios que você mais utiliza.

Modelos de churrasqueiras

Hoje existem diversos tipos de churrasqueiras, porém, o mais importante é saber qual se encaixa melhor no seu projeto e também no seu bolso.
Os modelos mais comuns, como as churrasqueiras fixas, revestidas em tijolinhos, ou em outros modelos como os modelos portáteis que geralmente são os de carvão, além de ser encontrado com mais facilidade e ter o preço mais em conta é um modelo mais simples de usar, porém a sua desvantagem é na hora da limpeza, que pode ser um pouco mais trabalhosa.

A churrasqueira elétrica vem ganhando muitos adeptos, pois é o ideal para quem tem pouco espaço e deseja praticidade, além de fáceis de limpar e instalar, pode ser utilizadas em ambientes internos sem muita circulação de ar. A desvantagem é em relação ao custo de energia, já que para gerar calor esse tipo de churrasqueira requer uma quantidade de energia relativamente alta.
Mas hoje em dia já é possível encontrar o modelo à gás , que além de ser ecologicamente correto, os modelos à gás acendem e aquecem rapidamente, porém a desvantagem é que o churrasco não fica com aquele gostinho defumado, pois este modelo não solta fumaça.

Já a versão a bafo, mais conhecida nos filmes e séries norte-americanos, onde a tampa da churrasqueira é fechada, preparando os alimentos no “bafo“ gerado pelo calor e fumaça que se concentram ali dentro. Por ser um modelo fechado, diminui a fumaça no ambiente, e utiliza menos carvão do que as churrasqueiras convencionais. Porém, essa churrasqueira costuma ser menor, e acaba sendo uma desvantagem para quem pretende fazer grandes churrascos. Os alimentos são grelhados e não é possível utilizar o espeto.

Decoração

integre os ambientes

Uma das dicas que vale tanto para a área da churrasqueira como para os demais cômodos da casa. A decoração tem sempre que refletir a sua personalidade. Por isso, pense com calma e procure analisar todas as possibilidades para escolher aquela que melhor combina com você.
A área externa pode ser mais despojada, ou até mesmo moderna como espaço Gourmet, mas é importante é que tenha móveis que tragam mais conforto.

Crie uma harmonia com o restante da decoração da casa, lembrando que todos os ambientes da casa precisam funcionar como complementos entre si, mas não precisa ser feita a mesma decoração em todos os cômodos da casa.

Para isso você pode usar e abusar da decoração integrando os ambientes, e o melhor, gastando pouco com pequenos detalhes, como vamos mostrar:  

  • Redecore as paredes: Mudar a cor pode ser uma das principais pedidas, escolha uma cartela de cores, monte combinações e trabalhe em cima dela entre os cômodos. Essas cores podem ser utilizadas na pintura, ou até mesmo em quadros, plaquinhas, adesivos de azulejo compondo o restante da décor.
  • Aposte na simplicidade: para ter um ambiente decorado não precisa necessariamente ter muitos objetos ou móveis, e sim saber onde e como colocar para não deixar o ambiente carregado, utilize objetos que faça parte daquele ambiente complementando a decoração.
  • Móveis: mesmo que o ambiente não seja muito grande, uma mesa vai deixar o ambiente e convidativo para que as pessoas possam se sentar e interagir entre si, você pode utilizar desde uma mesa robusta com design moderno, até uma mesa mais simples, o que vai contar é o espaço que você terá para acomodar esses móveis e deixar espaço para circulação.
    Mudar posicionamento de móveis pode ajudar na funcionalidade do ambiente, e dar a sensação de um ambiente mais amplo.
  • Aposte no verde: o verde das plantas ou vasos de flores, como em um jardim vertical, ou somente alguns vasos em lugares estratégicos trará um ar mais natural ao ambiente.

Um local planejado e bem decorado é fundamental na hora de receber a família e os amigos, pois além de ficar mais bonito e aconchegante você também consegue aproveitar melhor cada espaço deixando o ambiente mais prático e funcional.

Agora que você já sabe como fazer é só escolher o que se encaixa melhor no seu ambiente e chamar a família e os amigos para o churrasco!

E se você curtiu o post, não deixe de compartilhar nas redes sociais! 😉

Conheça a loja

Escrito por QCola