Evitando o aperto e abafamento

Com espaços cada vez mais reduzidos e imóveis mais compactos, decorar pode ser algo desafiador. Mas fique tranquilo! Os apartamentos pequenos podem também ficar lindos, bem estilosos e sofisticados, adaptados ao seu gosto.  

O segredo da decoração para apartamentos pequenos é evitar a sensação de aperto e abafamento. As principais táticas consistem em proporcionar um ambiente mais clean e com a impressão de ser maior do que realmente é. Separamos algumas dicas de ouro para te ajudar nessa missão. Vamos lá!

Use espelhos

Os espelhos são velhos conhecidos dos arquitetos e decoradores na hora de ampliar um espaço. Eles dão a impressão de um ambiente maior e mais arejado, tornando-o inclusive mais agradável.

As formas mais comuns de uso do espelho são instalando o objeto em uma parede inteira, ou na metade dela. Normalmente, ele é usado na sala ou no fundo de um corredor. Entretanto, você pode soltar a criatividade e montar combinações e mosaicos com espelhos menores, que, além de suaves, dão um toque de modernidade à decoração. 

Prefira as cores claras

As cores claras e em tons pastéis criam uma sensação de espaço maior. Elas proporcionam liberdade e frescor, como se você estivesse mesmo em um lugar mais amplo. Então, na hora de escolher cortinas, móveis, sofá, piso e outros, deixe que predominem os tons claros.

Mas e se você gostar muito das cores fortes e vibrantes? Use-as nos detalhes, como porta-retratos, mantas para sofá, lustres e demais itens decorativos.

Não abuse de tapetes

De fato, os tapetes dão um charme na decoração. E funcionam também como divisores de ambientes. Todavia, em excesso, “reduzem” o espaço e pesam o visual. Os tapetes muito grandes, que ocupam todo o chão, devem ser evitados nos cômodos pequenos.

Os modelos menores criam um efeito mais adequado para esses espaços, pois dão a ideia de ampliação do ambiente. 

Fique atento à iluminação

Os locais mais iluminados também aparentam ser maiores. Você pode mesclar luminárias e lâmpadas brancas ou amareladas. As brancas iluminam bastante, mas podem passar a ideia de frieza, então é preciso equilibrar os tons.

Se for possível, aproveite a luz natural do sol com janelas grandes e de vidro. Mas caso não isso se aplique à sua realidade, você também pode fazer efeitos decorativos com fitas LED, que ajudam a iluminar o ambiente, têm preços acessíveis e são de fácil instalação. 

Aposte nos efeitos dos papéis de parede

Toque especial, papel de parede

Os papéis de parede são opções práticas e menos onerosas do que reformar uma parede e pintá-la. E outra vantagem deles também é que você pode criar efeitos no ambiente, conforme a estampa. Para a parede parecer mais larga, use estampas horizontais. Para que ela pareça mais alta, use estampas verticais.

Mas atenção: se você deseja cobrir toda a extensão da parede, use em apenas uma delas. Se você colocar papel em todos os lados de um cômodo pode causar o efeito contrário ao desejado. Uma boa saída para quem quer dar um toque especial no cômodo todo é usar faixas adesivas.

Opte por poucos objetos

Por mais que você goste de artigos de decoração, porta-retratos e quadros, é preciso ficar de olho na quantidade quando se trata de decoração para apartamentos pequenos.

Faça escolhas estratégicas para não lotar o ambiente com muitos elementos. Isso porque um local muito cheio acaba parecendo menor do que é realmente.

Escolha móveis multifuncionais

Você já viu aqueles pufes que também são baús? Ou as estantes que servem de divisória entre os ambientes? Esses são curingas para os apartamentos menores. Um móvel cumpre a função de outros também e poupa espaço.

Outro exemplo de móvel multiuso é a cama com gavetas e a cama com compartimento interno (parecendo um baú). Com essas estruturas, você pode guardar as roupas de cama e desafoga o maleiro do guarda-roupas. 

Dê uma chance aos itens transparentes

Os móveis e artigos de decoração transparentes são ideais para ampliar o espaço e dar um “respiro” para o ambiente. Combinam bem com projetos de decoração em que já se tenha outros pontos de informação, como papel de parede, parede em cor forte e muitos quadros ou pôsteres.

E, por falar em transparência, considere as divisórias de vidro. Elas são uma das alternativas preferidas dos arquitetos para os apartamentos ultracompactos. Sem contar o quanto são elegantes e contemporâneas!

Aproveite o espaço vertical

Pode acreditar: as paredes e o teto são seus aliados na decoração para apartamentos pequenos. Luminárias pendentes, nichos na parte alta da parede e hortas ou jardins verticais são apenas alguns exemplos de como você pode usar bem esses lugares.

Além de poupar espaço que pode ser utilizado com outros itens, essa escolha traz um ar de modernidade e sofisticação. Se você tem crianças em casa, dá para levar essa ideia para o quarto deles também, com organizadores fixados à parede ou até mesmo atrás da porta.

Invista nos móveis planejados

Os móveis planejados são excelentes alternativas para aproveitar cada canto do cômodo, principalmente os armários da cozinha, do banheiro e dos quartos. Como são feitos sob medida, atendem exatamente às características da sua residência.

E ainda dá para colocar aquele toque de personalização. Em algumas situações, o preço dos móveis planejados fica um pouco mais alto, contudo, o resultado é muito bom. 

Cuide da organização

Um ambiente desorganizado fica pesado, dá sensação de abafamento e não deixa a energia da casa circular. Portanto, diga não à bagunça! Use móveis que facilitem a organização dos seus objetos, como prateleiras, nichos e os móveis multifuncionais que já mencionamos.

As caixas organizadoras são também grandes amigas da decoração e da organização. Em diversos formatos, tamanhos e estampas, elas funcionam como um item decorativo em todos os cômodos. Para a cozinha, prefira as de plástico. 

Você já deve estar ansioso para colocar tudo isso em prática e deixar seu cantinho aconchegante e com a sua cara! A decoração para apartamentos pequenos pode até ser mais complexa, mas é igualmente prazerosa e gratificante. Para ficar por dentro de mais dicas de decoração, assine nossa newsletter!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola