Aposte no verde

A dica de tendência para 2018 é fazer as pazes com a natureza e trazer esse verde para protagonizar a decoração da sua casa! Em um mundo cada vez mais urbano, um toque de verde pode deixar o ambiente mais leve, e aconchegante aliviando as tensões do dia a dia, pois o contato com a natureza dentro de casa nos remete a sensação de distanciamento desse cotidiano urbano e corrido, criando um refugio dentro do seu próprio lar.
Você pode criar um novo espaço em sua casa, ou adequar algumas plantinhas, em pequenos ou grandes ambientes, pois existem espécies que se adaptam muito bem a ambientes internos, sejam em salas, cozinhas, e até no banheiro!

Mas antes de tudo, é preciso se atentar as condições de luz, temperatura e a umidade de cada ambiente. Priorize áreas como janelas e portas de vidro, lugares que tenham mais luz natural.

E outro ponto importante é saber o espaço ideal para cada espécie e os cuidados que deve se ter com cada planta.

É muito importante saber que horas e onde entra essa luz natural dentro da sua casa, pois, existem algumas espécies que gostam de tomar mais sol e outras não, da mesma forma é a rega, por isso, dê preferência a plantas que se adéquam a sua rotina, para que possa regar e cuidar no tempo certo.

  1. Cozinha

Ambientes como a cozinha, o calor do forno e fogão pode influenciar no desenvolvimento das plantas, caso a intenção seja mantê-las na cozinha, é importante que o cultivo seja feito longe desses eletrodomésticos.  Para quem deseja cultivar ervas e temperos nesse cômodo, como salsinha, alecrim, manjericão ou hortelã o mais indicado é coloca-las em ambiente que tenham mais luz, ou próximo a janela, caso sua cozinha tenha uma, para que tenha iluminação suficiente para que essas espécies fiquem vivas.
As violetas, muito usadas como itens de decoração também precisa dessa boa iluminação e cuidado com a irrigação, pois uma vez por mês já é o necessário.

Mais cor e vida no seu ambiente

  1. Sala de estar

Por ser um ambiente interno, a opção é decorar com plantas arbóreas, para casas com espaço amplo, ou para lugares menores, plantas como as orquídeas se adéquam bem a pequenos espaços e podem ser dispostas em cima de meses de centro ou de canto. Mas lembre-se sempre de que essa planta pede banhos de sol durante a manhã ou ao fim da tarde, e é importante ter um recipiente arejado para que suas raízes possam respirar.

  1. Banheiro

O banheiro é um lugar que apresenta muita umidade, por isso plantas como a suculenta são as mais indicadas, e como é um ambiente que não apresenta muita luz natural como nos demais cômodos da casa é importante lembrar de coloca-las para tomar sol ao menos uma vez na semana e regar regularmente.

  1. Quintais ou varandas

Em casa ou apartamento a seleção da espécie deve variar de acordo com a iluminação e espaço disponível. A escolha pode ir desde árvores frutíferas de grande porte que tem a necessidade de ter um bom espaço no solo, que precisam aproximadamente de 60 cm de profundidade para recebê-las, e um lugar ensolarado. Espécies de grande porte que podem ser colocadas em vasos, precisam no mínimo 50 cm de largura e 50 cm de altura. Já no caso das flores de que podem caber em um vaso. Posicione as plantas de acordo com a iluminação no ambiente e de como o sol percorre esse espaço.

  1. Decoração

Você pode inserir de forma simples e bonita as plantas na sua decoração, com suporte para vasos, que podem ser altos aparentando banquinhos, ou suportes mais baixos. Brinque sempre com o mix de texturas e cores utilizando materiais naturais como cestos de corda ou barbante, materiais como o vidro, cerâmica ou cobre também vão deixar seu ambiente cheio de charme junto com as plantinhas.

Vasinhos de cimento, estão super em alta, e você pode aproveitar para economizar fazendo você mesmo.

O jardim vertical é uma ótima opção para decorar com plantas quando se tem pouco espaço. Uma parede iluminada vasos pendurados de diversos materiais.

Aquela estante, ou prateleira também pode ganhar mais vida com uma plantinha apoiada, você pode aproveitar e misturar diversas espécies.

E se mesmo assim o espaço é pouco, aproveite para inserir as plantas em tamanhos menores, e faça uma composição na decoração com tons mais terrosos, ou mais claros, e aplique o verde em objetos como quadros, ou papel de parede pode ajudar esse ambiente ter um toque de cores mais natural.

Por serem seres vivos, as plantas na decoração transformam o ambiente, com suas formas inesperadas você sempre terá uma decoração diferente das decorações normais que não mudam com o tempo. Além de deixar mais aconchegante, plantas tem o poder de transformar a vida das pessoas, como uma terapia, pois cuidar de uma planta significa dar uma pausa na correria do dia a dia, do cotidiano agitado, trazendo uma tranquilidade ao se conectar com o desenvolvimento da planta que acontece em um ritmo muito diferente do nosso ritmo diário garantindo essa tranquilidade, deixando o ambiente mais “gostoso”.

Ou seja, além de ter móveis e objetos de decoração em casa, ter plantas pode ser muito interessante para levar mais cor, vida e alegria para qualquer tipo de ambiente.

E se você curtiu nosso post, não deixe de compartilhar com os amigos nas redes sociais. 😉

Conheça a loja

Escrito por QCola