luxo a simplicidade

Sabe quando entramos em uma casa e logo percebemos que ela tem exatamente a cara do dono? Pois é! Sem dúvida, a escolha das cores na decoração é o espelho da personalidade de quem mora ali.

Se você se identifica com um ambiente sofisticado, por exemplo, e quer causar esse efeito nos seus convidados, é preciso acertar em cheio no seu décor quanto às cores. Afinal, a paleta escolhida transmite não só o estilo do dono da casa, mas também sensações que podem variar do luxo à simplicidade, conforme a composição predominante..

Pensando nisso, preparamos este post com todas as informações de que você precisa para compor um ambiente que combina requinte e sofisticação em doses exatas. Acompanhe a leitura e inspire-se!

Aposte em paletas de cores neutras

Não se pode negar que a decoração colorida tem um astral peculiar. Agora, se a ideia é alcançar um resultado sofisticado, não tenha dúvidas: escolha cores neutras. Isso porque, na verdade, o segredo da composição de cores não está na escolha do tom em si, mas sim na maneira como a cor é inserida ao longo do ambiente.

E isso vai muito além das paredes. É preciso considerar os móveis e demais objetos decorativos como componentes fundamentais no resultado final da composição. Por isso, ao apostar em uma cor neutra como tonalidade principal do cômodo, fica mais fácil acertar na combinação dos demais itens do décor.

Na prática, isso significa dizer que tons neutros — branco, preto, nudes, metalizados — permitem que você ouse no design dos móveis, do papel de parede, das cortinas, dos tapetes etc., sem medo de errar.

Caso você esteja receoso em deixar o ambiente neutro demais, uma dica certeira é pontuar as nuances coloridas justamente nesses elementos complementares, como o mobiliário. Assim, você não perderá de vista o efeito sofisticado que deseja alcançar.

Outra estratégia bastante eficaz é mesclar tons frios e quentes. Se você optou por paredes nudes ou acinzentadas, por exemplo, saiba que a naturalidade desses tons combina perfeitamente com peças em amarelo ou róseo. O requinte é garantido!

Apenas tome cuidado com os tons abertos demais, como o vermelho ou laranja. Essas cores tendem a “roubar” a atenção para si, podendo comprometer o clima de luxo e sofisticação que se pretende alcançar.

Abaixo, confira os principais tons neutros e suas aplicações:

cores nudes

Branco

Leveza, amplitude e iluminação: essas três características são garantidas quando priorizamos o branco no décor. Mas aqui, também, é preciso cuidado para não utilizá-lo em excesso, correndo o risco de “sufocar” o olhar com o brilho luminoso da cor.

Nesse caso, aproveite para pontuar elementos decorativos de cores vibrantes, como quadros, mantas ou almofadas. Assim, o branco vai realçar a presença dessas peças, valorizando a composição final do seu design de interiores.

Preto

De fato, muita gente tem um pé atrás com as tonalidades escuras. Mas saiba que, quando utilizado adequadamente, o preto é sinônimo de elegância e sofisticação. Basta utilizá-lo em composição com outra cor para não criar uma atmosfera fúnebre.

Outra sugestão é restringir a cor preta à apenas uma das paredes do cômodo. O resultado ganha tanto em requinte quanto em criatividade!

Nudes

Off-white, beges e seus demais subtons são alternativas certeiras quando se deseja alcançar um resultado sofisticado e luxuoso.

Além de quebrarem a monotonia do branco total, por exemplo, essas cores remetem a sensações de leveza e relaxamento. Sem falar que são extremamente versáteis, combinando-se com várias outras tonalidades ou materiais, desde os mais rústicos — como madeira e pedra — aos mais modernos — como aço e vidro.

Prata

Componente da paleta de tons acinzentados, o prata pode até causar certa estranheza à primeira vista. Mas, assim como no caso do preto, basta equilíbrio na composição para garantir um resultado luxuoso e sofisticado.

Grosso modo, esse tom favorece a entrada de luz no ambiente, sobretudo quando combinado com o branco. Para os amantes de um décor mais moderno e arrojado, então, o prata é uma escolha perfeita!

Dourado

As tonalidades em dourado exprimem luxo e sofisticação em grau máximo. Experimente combinar essa cor com elementos em veludo, madeira ou acrílico — o resultado é sensacional!

Isso porque o dourado emite um brilho próprio e remete ao ouro, valorizando cada peça componente do décor. Com certeza, a opção campeã do requinte.

Leve as cores para os demais cômodos da casa

Não se intimide! Foi-se o tempo em que apenas a sala ostentava todo o porte de um décor sofisticado e luxuoso. Então, se a ideia é transmitir requinte por meio da decoração da casa, por que não estender esse conceito para os demais cômodos?

Confira agora como a escolha das cores pode favorecer a sofisticação ao longo dos ambientes:

Sala

Como dissemos, aqui não há segredo. Por serem áreas de convivência, tanto a living quanto a sala de jantar ou sala de TV ficam muito bem ornamentadas em tons neutros, sobretudo quando intercalados com nuances vibrantes.

Assim, móveis, lustres ou quadros coloridos garantem a sensação de aconchego e acolhimento para as áreas de convívio, enquanto as paredes neutras valorizam a iluminação e a amplitude do ambiente.

Quarto

Nos dormitórios, o cuidado com a escolha dos tons tende a ser redobrado — afinal, estamos falando de um ambiente de descanso. No entanto, essa escolha vai depender mais da personalidade do dono do que da funcionalidade do ambiente, em si.

Para quem pretende favorecer a atmosfera de relaxamento no cômodo, os tons claros (brancos ou nudes) são ideais. Já para quem é mais arrojado, mas não quer abrir mão do requinte, vale a pena investir em uma parede central de cor vibrante, ou mesmo em algum móvel colorido.

Escritório

Atmosfera leve

Escritórios ou home offices também vão depender mais do estilo de quem utiliza o cômodo do que da própria funcionalidade. Ainda assim, via de regra, por ser um ambiente de trabalho, recomenda-se não carregá-lo com cores muito vibrantes, pois elas tendem a desviar a atenção.

No geral, paredes neutras e móveis amadeirados refletem uma combinação requintada e, ao mesmo tempo, uma atmosfera leve para esse tipo de cômodo.

Cozinha

Cozinhas de design moderno têm tudo a ver com tonalidades metalizadas ou monocromáticas, sobretudo quando combinadas com acabamentos como vidro, aço e mármore. É sofisticação garantida!

Para quem prefere composições mais rústicas, os tons beges e amarronzados são escolhas certeiras que combinam requinte, aconchego e harmonia.

Banheiro

A preferência pelos tons claros é quase unanimidade quando falamos em banheiros. Afinal, esses tons estimulam sensações de amplitude, leveza e higiene. Para não cair na monotonia, invista em pequenos pontos de cor ao longo do ambiente, como no armário da bancada ou mesmo nos azulejos do box.

Agora, se você não tem medo de ousar, capriche no décor com cores escuras, como o cinza fechado ou preto azulado. Lembre-se, no entanto, de mesclar o tom escuro com objetos decorativos de cor mais sutil. Nesses casos, apostar no contraste é sempre garantia de sofisticação.

Viu só? Cores na decoração têm tudo a ver com a personalidade do dono da casa. Mas, como mostramos, para favorecer uma atmosfera de sofisticação e requinte, é fundamental saber escolhê-las adequadamente.

Então, agora que você já aprendeu a fazer essa escolha, aproveite para nos seguir no Instagram e Facebook para ficar por dentro de novas tendências!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola