O termo scrapbook vem do inglês e significa “livro de recortes”. E é exatamente isso que ele é: uma forma de expor memórias por meio de recortes e colagens.

Lendo isso, pode parece algo muito simplório, mas a grande verdade é que fazer um scrapbook é, além de muito prazeroso, algo extremamente exclusivo pois, ao montar o seu, ninguém no mundo terá outro igual.

Esse tipo de técnica de artesanato é usado para criar álbuns que guardam bons momentos e incríveis memórias da sua vida: a viagem para a Europa, casamentos ou até mesmo o sonho de uma vida a ser realizado.

Também é uma ótima forma de presentear alguém especial, além de servir muito bem como objeto de decoração.

Criar um scrapbook é muito divertido e recompensador. Por isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre essa técnica sensacional. Continue lendo!

Antes de tudo, defina a ideia para o seu scrapbook

Antes de qualquer coisa, é preciso saber o motivo pelo qual o scrapbook está sendo criado.

Se for para guardar as recordações de uma viagem, então é bom separar todas as pequenas lembranças recolhidas nesse período: bilhetes de museus, rótulos de vinho, fotos e assim por diante.

Ou, se a ideia é criar um álbum de recordações do primeiro apartamento, seria muito bacana guardar um pedaço do papel de parede, o primeiro pagamento da conta de luz, a etiqueta do primeiro eletrodoméstico adquirido para a casa e tudo que traga boas lembranças dessa época.  

Qualquer momento da sua vida que seja importante pode ser a base para um livro de recortes — mesmo aquele sonho futuro que você ainda vai realizar.

Definir o estilo é outra parte importante do processo

estilo romantico

Também é importante pensar em como você imagina que deve ser o visual do seu livro de recortes: seria mais clássico ou mais descolado? Qual a cor predominante? Essa é a hora de fazer um pequeno planejamento e anotar as ideias.

Se você estiver com dificuldade para começar, uma ótima forma é buscar inspiração no Pinterest. A rede social é repleta de boas referências e lindas montagens de scrapbook.

O importante é criar um estilo que tenha a ver com você. Não fuja dos seus gostos pessoais!

Depois de definir esse ponto de partida, é hora de seguir adiante e começar a colocar a mão na massa.

A montagem do livro começa na escolha dos materiais

O principal material de um livro de recortes é o papel. Como a ideia é criar um álbum, é preciso partir da base, que são as folhas do scrapbook.

Como elas receberão muitos itens de colagem, precisam ser de gramatura mais grossa. Não é aconselhável montar um scrapbook com folhas de sulfite, por exemplo.

Em lojas de artesanato já é possível encontrar diversos papéis especiais para essa finalidade, conhecidos como papel scrap. Antigamente, existiam apenas os itens importados, que eram muito caros.

Hoje em dia, porém, já existem muitos produtos nacionais, de ótima qualidade e bem mais em conta.

Papéis de cores diversas em diferentes tons, estampados, metalizados e até gliterizados: as possibilidades são praticamente infinitas. O que você imaginar, tem!

Além dos papéis que servirão de base para os recortes e colagens, há ainda outros itens para incrementar o scrapbook:

  • Adesivos e apliques em alto relevo: são ótimos para deixar as páginas do livro mais divertidas. Além do adesivos mais tradicionais, existem apliques metálicos que dão um charme especial ao scrapbook;

  • Fitas decoradas: são uma forma diferente de criar molduras para recortes ou fotos;

  • Clipes: eles podem ser uma boa opção para segurar itens mais pesados;

  • Furadores de papel: são feitos para decorar as bordas ou mesmo pequenos pedaços de papel. Existem furadores das mais diversas formas no mercado: flores, unicórnios, etc;

  • E, claro, os seus itens pessoais: são eles que vão dar o tom do scrapbook.

O mercado de artesanato para scrapbook aumentou muito nos últimos anos. Os materiais por si só já são irresistíveis. Montar um livro de recortes com eles é ainda mais!

Pense em cada folha como uma possibilidade única de expressar a criatividade. Não há certo ou errado quando falamos de scrapbook: você pode fazer a colagem da forma que achar mais interessante.

Uma ideia que pode ser útil é dividir cada folha por tema. Se o scrapbook for sobre uma viagem, cada folha pode ser sobre um dia ou mesmo uma cidade.

Se for um scrapbook de um casamento, cada folha pode registrar um momento: a despedida de solteira, o dia da noiva, a cerimônia e assim por diante.

Os livros de recortes podem ser montados de diversas formas: você pode montar cada folha separadamente e depois encadernar; colocar as folhas em um fichário ou mesmo em uma caixa, etc.

Tudo dependerá de como você quer manusear o livro depois. Existem lugares que juntam todas as folhas e costuram o livro para você, mas existem muitos vídeos na rede sociais que ensinam a fazer isso, ou mesmo alternativas diferentes.

Mas talvez você não queira montar um scrapbook inteiro. Isso não é um problema, já que técnica pode ser usada de outras maneiras.

escolha os materiais

Outras formas de usar a técnica na decoração

Essa técnica pode ser um ótimo hobby pois, como você viu até aqui, o processo todo é muito prazeroso.

Que tal, então, expandir essa forma de artesanato para a decoração?

Algumas possibilidades são: caixas com tampas decoradas, mural de lembranças, cartões de comemoração, convites, capas de cadernos, livros de receita ou até mesmo uma pequena parte da parede da cozinha. Por que não?

Imagine que uma amiga super querida vai fazer aniversário. Não há maneira melhor de demonstrar sua afeição do que montar um cartão com o estilo dela e vários itens que ela gosta.

Além de servir para dizer “feliz aniversário”, ele poderá decorar a estante do quarto dela para sempre. Não é ótimo?

Essa também é uma boa técnica para restaurar itens que podem estar deteriorados, como caixas de madeira, livros velhos, entre outros.

Se você estiver animada com a ideia, e ousada no artesanato, procure por vídeos tutoriais de técnicas complementares ao scrapbook, tais como quilling e pop up.

Gostou do nosso post especial sobre a técnica do scrapbook? Então compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer mais sobre essa incrível forma de guardar recordações

 

Conheça a loja

Escrito por QCola