Estilo tropical

Um país tropical como o nosso não poderia deixar de ter uma decoração à altura. Com toda a leveza que o calor proporciona e a exuberância de uma fauna e flora riquíssimas, um estilo de decoração inspirado nesse clima pode tornar a casa muito mais aconchegante e acolhedora.

Nesse sentido, utilizar um papel de parede tropical é a melhor maneira de deixar o ambiente com aquela sensação gostosa de casa de praia e aproveitar muitos momentos saborosos com a família.

Cores, detalhes, plantas, estampas… Quer descobrir tudo o que um papel de parede tropical pode fazer por sua casa? É só conferir o texto abaixo:

Como é a decoração tropical?

Inspirada na abundância natural que um país tão diversificado como o Brasil pode oferecer, a decoração tropical apresenta muito do que, numa primeira vista, pode ser compreendido como “exagero”. São muitas cores, texturas e elementos que, em conjunto ou separados, trazem o frescor e a alegria típicos do estilo.

Agora, o que realmente não pode faltar no ambiente são as estampas. Com motivos florais, desenhos de animais ou folhagens, elas dão cara ao estilo e ajudam a tornar o cômodo mais descontraído. Aproveite para aplicá-las em estofados, tapetes ou cortinas e, sem sombra de dúvidas, na parede ― em uma ou em todas, não tenha medo de experimentar.

Com o desenho certo e em harmonia com as cores utilizadas no cômodo, as estampas não ficam pesadas e ainda oferecem um ar de sofisticação à decoração. E, nesse quesito, um papel de parede tropical pode ajudar muito.

Como combinar o papel de parede tropical?

Embora o estilo tropical apresente muitos elementos, é possível aplicar cada um deles de modo a formar um todo harmônico e sem exageros. 

O papel de parede pode contribuir bastante com a decoração. Para isso, escolha motivos que remetam à natureza, como coqueiros, frutas, animais selvagens, entre outros. Estampas menores trazem equilíbrio à uma decoração com diversas cores, enquanto as maiores podem contribuir como elemento de destaque para ambientes mais discretos.

Diferentemente do que costumamos pensar, as estampas com motivos tropicais combinam perfeitamente com diferentes estilos de decoração. Seja para ambientes country, ecléticos, boho ou até mesmo cheios de glamour, a escolha do papel de parede depende apenas do gosto do morador para combinar com diferentes itens decorativos da casa e transmitir aquilo que se deseja para o cômodo. 

Para decorar o ambiente sem destoar do papel de parede tropical, utilize vasos coloridos ou cestos de vime bem artesanais, que podem conter plantas de porte pequeno e trazer mais vida ao espaço. Cactos e suculentas combinam perfeitamente com o estilo e transmitem um frescor natural delicioso. 

Para cortinas e toalhas de mesa, escolha aquelas com tecidos leves e frescos e, de modo geral, móveis feitos em madeira, com acabamento rústico. Já para os sofás, especificamente, utilize estofamentos claros em contraste com almofadas de estampas coloridas. Complete a decoração com itens em cerâmica, objetos de fibras naturais e outros elementos rústicos. Você pode até mesmo pendurar uma rede! 

Como usar papéis de parede coloridos? 

Cores vibrantes

Como não poderia deixar de ser, para criar um ambiente bem tropical é preciso abusar das cores. Você pode misturar três ou quatro tons vibrantes em um único cômodo e mesclá-los com outros bem neutros, como branco ou bege. Dessa forma, o ambiente fica bem alegre e descontraído, mas sem o peso que tantas cores juntas podem acarretar.

Aproveite para explorar o colorido de tudo que reflete a tropicalidade, como flores, frutas e folhagens. Ter medo de exagerar ou não acertar na combinação de elementos não é razão para frear o uso de cores no papel de parede. Afinal, usar motivos tropicais para valorizar a decoração pode ser mais simples do que você imagina.

As cores mais utilizadas na decoração tropical são o azul, o amarelo e o verde, bem brasileiros, assim como o rosa e o lilás, que lembram motivos florais. Já as nuances neutras ajudam a não sobrecarregar o ambiente e permitem que a atenção seja focada em determinados elementos.

Agora, se o cômodo for todo em tons neutros, utilize as cores em objetos pontuais, como almofadas ou cortinas, de modo a criar pontos de destaque.

Para começar sem muito risco, aplique a estampa de maneira pontual ou escolha uma parte da casa para testar o estilo, utilizando paredes lisas no restante do cômodo, em uma cor que dê contraste ou seja complementar. O branco, em geral, cai bem com qualquer estampa tropical e garante o efeito certo. Entretanto, o colorido é a parte mais importante de uma parede tropical.

Atenção para um detalhe necessário: enquanto procura por um modelo de papel de parede de estilo tropical, é bom você começar a avaliar os móveis que já possui, para encontrar a melhor combinação.

Para neutros e discretos, aproveite a exuberância dos papéis coloridos. Agora, se o ambiente já estiver repleto de cor, busque um papel de parede com menos cores, com nuances de tons bem tropicais em harmonia com outros mais neutros, como o verde e o bege, harmonizando com o restante da decoração.

Combine o papel de parede tropical com móveis de madeira e palha e crie uma atmosfera rústica e bem natural. Estofados com estampas de desenhos da natureza também combinam com o tema. Entretanto, se o ambiente já possuir diversas plantas naturais, deixe o verde para elas e invista em tons de vermelho, azul e amarelo. 

Não se esqueça também de variar entre tons escuros e outros mais claros das cores que utilizar. Assim, se você escolher verde escuro para as almofadas, por exemplo, equilibre com outras peças em azul claro, e assim por diante. Com o contraste entre nuances fortes e discretas, o cômodo não fica muito carregado e você ainda amplia suas opções.

Aproveitar o colorido de flores, folhagens e animais selvagens é uma ótima maneira de caprichar nos ambientes e trazer mais dinamismo e vibração para sua casa. E o melhor: utilizando papel de parede tropical, você pode soltar a criatividade sem ter medo de abusar das cores. Afinal, na decoração tropical, todas elas se complementam e formam um todo vibrante e muito interessante.

Quer garantir a inspiração e trocar seu papel de parede por um modelo bem tropical? Então entre em contato conosco e descubra tudo o que podemos fazer para ajudar na decoração da sua casa!

Conheça a loja

Escrito por QCola