ambiente sofisticado e aconchegante

A madeira é um material atemporal e que sempre fez parte da decoração de casas no mundo inteiro, tanto por sua resistência quando pela beleza que proporciona aos ambientes em que é usada. Utilizar madeira na decoração é uma opção para deixar o ambiente mais sofisticado e aconchegante.

Antigamente a madeira era usada mais para fins estruturais nas construções. Mas hoje em dia ela entrou pela porta da frente para fazer parte da decoração e deixar qualquer ambiente mais moderno e com um toque de sofisticação.

Por ser um material muito versátil, a madeira pode ser usada em uma mescla com outros materiais, sem perder seu charme e sem ficar em segundo plano na decoração.

A composição variada deixa o ambiente contemporâneo e permite que a madeira ganhe um destaque especial.

Se você deseja saber como usar detalhes de madeira na decoração do seu lar, então continue lendo esse post e conheça algumas dicas para incorporar esse material na sua decoração do jeito certo.

Confira!

Como usar madeira na decoração do seu lar: Dicas que você precisa conhecer

São muitas as possibilidades para o uso da madeira na decoração, podendo ser utilizada na decoração interna e externa e nos mais diversos lugares. Pode ser no piso, forro, portas e janelas, na mobília, painéis, o que não faltam são opções para adicioná-la na decoração.

A madeira pode trazer um tom mais rústico para o ambiente e dependendo do seu uso pode deixar um pouco mais sério, tudo depende de onde e como é usado.

Um acabamento com madeira tem o poder de deixar o espaço muito mais elegante e com uma beleza incomparável.

E uma das dicas para inserir detalhes de madeira na decoração do seu lar é:

  • Use madeira nos revestimentos

Mas antes de tudo é preciso frisar que você deve sempre escolher madeiras que sejam certificadas de áreas de reflorestamento!

Saber a procedência do produto é muito importante para ter certeza que o material é de qualidade e sustentável, por que sua produção em larga escala pode contribuir para o desmatamento ilegal de florestas.

Um piso de madeira agrega muito valor ao imóvel, mas por ser um material orgânico é preciso ter cuidado em alguns ambientes, como na cozinha, por exemplo. A atenção se dá pelo fato de que, dependendo do tipo de madeira usado nos pisos, ele pode acabar se desgastando mais rápido devido o contato com líquidos e outros tipos de substâncias que com o contato constante podem danificar a madeira a longo prazo.

A madeira usada para revestimentos passa por tratamentos para aumentar sua durabilidade e garantir que fiquem protegidas contra o ataque de cupins e fungos. Já seu uso na forração de tetos e para acabamentos deve seguir as mesmas especificações.

Isolamento térmico e acústico também são vantagens para quem decide usar madeira no piso e teto, e o tipo de madeira escolhido também pode acabar barateando o valor final da obra, que podem ser bem mais baratos que outros tipos de revestimentos.

Madeiras com o valor um pouco maior compensam pelo custo benefício e pela elegância que trazem ao ambiente, as mais conhecidas são carvalho, ipê, peroba, cumarú e outras.

  • Papeis de parede que imitam madeira
    praticos e faceis

Cada vez mais estão sendo utilizados papeis de parede que impressionam pela semelhança com a madeira. Eles são fabricados para ficarem o mais próximo possível esteticamente da madeira natural.

Esse tipo de material é ótimo para paredes e até mesmo para decorar bancadas. São bem mais práticos e fáceis na questão de manutenção e limpeza.

Outra vantagem é a possibilidade de combinar com outros materiais existentes no ambiente como pedras, vidro, laminados, aços, e muitos outros elementos.

Mas é fundamental que o mix seja feito de uma maneira que não perca a harmonia, sempre tendo componentes de ligação para que a decoração não fique parecendo desconectada.

  • Móveis e objetos de decoração de madeira

Investir nos revestimentos de madeira pode mexer um pouco no seu orçamento, e talvez sua obra já esteja concluída e é melhor em mexer em tudo de novo, certo? Então a dica é investir em móveis e objetos de decoração de madeira!

Você pode dar uma olhada no depósito de familiares e amigos em busca de uma peça de madeira que esteja esquecida, mas que tem potencial para se realçar a sua decoração.

As peças de madeira duram muito por serem feitas de um material nobre, basta fazer pequenos ajustes ou uma reforma no estilo “faça você mesmo” pra ver a diferença!

Também dá para garimpar em lojas especializadas em móveis usados, lá e você pode encontrar peças com valores abaixo do mercado, pois produtos que já foram usados os valores caem e fica bem mais em conta.

Uma bela estante que se impõe ou uma mesa que traz peso em meio a uma decoração mais leve são algumas das inúmeras opções para utilizar madeira na decoração. Mas sempre deve haver um equilíbrio entre as peças escolhidas e o restante dos adereços.

As madeiras de demolição são muito usadas com essa finalidade também, além de ficarem muito bonitas quando usadas em revestimentos, mas cuidado para não exagerar no uso.

Uso de bambu na decoração está na moda!

Existem algumas opções de bambu para escolher e depende qual a finalidade que você quer usar. O bambu seco e tratado é melhor pois dura mais e pode ser aplicado para dar texturas na parede e até no teto, painéis decorativos de bambu também ficam muito bonitos nos ambientes e deixam o lugar com um aspecto mais zen.

Você pode pensar que o bambu só combina com decorações orientais, mas está enganado! O bambu vai bem mistura com outros elementos e pode deixar a decoração mais moderna e única.

Móveis de bambu são bem comuns também, com a vantagem de serem mais leves que a madeira tradicional e facilitando caso você queira mudar tudo de lugar em algum momento. Investindo em uma iluminação adequada é possível criar uma ambientação chique e muito charmosa.

A madeira é um material clássico e utilizada há séculos para construção de móveis e para fazer parte da decoração, mesmo que inicialmente não fosse essa a intenção. Mas nunca sai de moda e trazem um frescor, sempre deixando o ambiente mais acolhedor e valorizando seu imóvel!

E se você curtiu o post, não deixe de compartilhar com os amigos em suas redes sociais.

Conheça a loja

Escrito por QCola