Como deixar minha casa aconchegante

A nossa casa é o cantinho de refúgio depois de um dia corrido e estressante, não é mesmo? Por isso, é importante que ele seja um lugar agradável e que nos transmita a tranquilidade necessária para repor as energias. Afinal de contas, estar em um ambiente desagradável pode afetar até mesmo o nosso humor.

Algumas ideias são muito úteis para tornar a nossa casa um ambiente mais agradável e aconchegante. São detalhes que às vezes nem percebemos, mas que fazem muita diferença na hora de decorar, e que são essenciais para, pouco a pouco, transformar a atmosfera da casa.

Sabe aquela sensação boa quando chegamos a um hotel com o quarto todo arrumadinho e nos sentimos em paz e relaxados? Que tal aprender algumas dicas para que você se sinta assim em casa?

Se você quer ter uma casa aconchegante, acompanhe este post e conheça dicas valiosas que vão transformar o seu lar.

Organize o ambiente

Não há nada pior do que chegar em casa depois de um dia cansativo e corrido e encontrar tudo espalhado, a cama desarrumada e a cozinha cheia de louças para lavar.

A bagunça causa uma sensação de estresse, afastando toda e qualquer sensação de aconchego que poderia existir. Por esse motivo, é muito importante tentar manter a casa sempre arrumada e bem organizada.

Arrume sua cama assim que levantar. Não deixe objetos fora do seu lugar de origem. Usou alguma louça? Lave em seguida! Também é essencial que não só você, mas todos os moradores colaborem fazendo a parte deles, pois esse é o primeiro passo para deixar a casa organizada e aconchegante.

Invista em papéis de parede

O papel de parede é um tipo de revestimento fácil de ser aplicado e que tem o poder de tornar o ambiente muito mais bonito e aconchegante, sem causar transtornos ou fazer bagunça. Eles são extremamente práticos e uma boa opção para quem não tem muito tempo para uma reforma nem limpeza demoradas.

Atualmente, existem diversos modelos, cores e texturas de papéis de parede disponíveis para os consumidores, como os papéis com estampas xadrez, listradas, florais, abstratas, entre outros. Com essa opção, acaba sendo muito fácil deixar a casa aconchegante e com a personalidade dos moradores.

Cada cômodo terá o seu próprio papel de parede de acordo com a sua proposta. Por exemplo, nos quartos, é indicado o uso de papéis de parede sem muita textura para evitar o acúmulo de poeira. Por outro lado, nas salas, os papéis com texturas são muito utilizados, e o legal é aplicá-los em uma única parede.  

Utilize flores, plantas e elementos naturais

As flores trazem muitos benefícios para os ambientes. Elas são capazes de aromatizar levemente o local e embelezá-lo. Além disso, são ótimas para suavizar o ambiente, tornando a casa aconchegante e com um ar de tranquilidade.

Você pode colocá-las em vasinhos delicados em algum canto na pia do banheiro ou da cozinha, mas também naquela estante que está toda sem graça na sala de visitas. Você verá que isso trará novos ares ao ambiente!

Não menos importantes do que as flores, são as plantas, que têm o mesmo poder de deixar o ambiente acolhedor. Você pode colocar lindas suculentas em vasinhos customizados por você mesma ou suspensos em painéis de pallets reutilizados, por exemplo.

Aliás, as peças em madeiras também são uma boa pedida para combinar com plantas e flores. Tudo isso deixará a casa aconchegante e natural. Faça o teste!

Escolha a iluminação correta

A iluminação da casa é um elemento que a maioria das pessoas acaba ignorando. Mas atenção, pois esse é um ponto crucial para elaborar um ambiente acolhedor! Isso porque a iluminação traz a sensação de tranquilidade, que influencia muito ao criar um local agradável.

Então, se você busca um espaço mais acolhedor, invista em luzes indiretas, usando abajures, luminárias ou luzes amarelas. Essas luzes criam um ar mais agradável e relaxante. Além disso, sempre que puder, aposte em reguladores ou atenuadores para controlar a intensidade da iluminação.

Aposte em cortinas

Aposte em cortinas

Chegamos a um item que tem a incrível capacidade de mudar completamente um ambiente: as cortinas. Elas devem ser criteriosamente escolhidas para que não fujam da intenção que lhes são atribuídas. Aqui, é a de tornar um espaço da casa mais aconchegante.

As cortinas em tecidos mais espessos e mais escuras devem ser utilizadas em janelas viradas para o sol. Em salas, geralmente são utilizadas cortinas em tons mais neutros, como o bege e o cinza, enquanto que nos quartos, elas podem ser mais coloridas, tudo de acordo com a decoração e as cores das paredes, evidentemente.

Mas lembre-se de que elas devem ser lavadas com frequência, pois acumulam ácaros e poeira com facilidade.

Invista em tapetes e almofadas

Os tapetes são peças aconchegantes por natureza, não é mesmo? É impressionante a sensação agradável que temos ao entrar em um ambiente que tem tapetes, principalmente se for daqueles bem felpudos.

Para a sua casa, escolha tapetes com texturas e estampas que te agradem e que, ao mesmo tempo, combinem bem com a decoração. A mesma regra vale para as almofadas. Existem diversos modelos e texturas no mercado para você escolher. Só não se esqueça de combiná-las com o tapete e os sofás.

Escolha as cores adequadas para as paredes

As cores das paredes e dos objetos podem salvar ou colocar tudo a perder na decoração. Tudo depende da forma que você escolherá usá-las. Portanto, atente-se nessa escolha e crie uma casa aconchegante.

Primeiramente, você precisa saber que nem sempre é preciso que tudo seja neutro ou branco para estar bonito, mas que esses tons trazem a calmaria e a sensação de paz. Se é isso que te deixa confortável, invista nessa cartela de cores.

Cores como o amarelo e o rosa combinam muito bem entre si e podem ser usadas juntas, o que criará uma aura bem alegre. Por outro lado, o azul é uma excelente opção para dar um toque de serenidade ao cômodo, pois atua reduzindo a frequência dos batimentos cardíacos.

O mais importante é colocar sempre uma pitada da sua personalidade na decoração da casa, pois, assim, você se sentirá confortável e terá a certeza de que ali é o seu lugar.

Você gostou das nossas dicas para ter uma casa aconchegante? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Ele também será muito útil para os seus amigos!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola