espaco amplo

Procurando uma solução de decoração para ampliar os ambientes da sua casa e deixá-los mais aconchegantes? Atualmente, integrar os ambientes é cada vez mais uma aposta dos decoradores. A sensação de continuidade e a criação de um espaço amplo, são alguns benefícios de um ambiente livre de paredes. Ideal para espaços compactos também é muito utilizado para dar mais amplitude a ambientes maiores, A integração de ambientes deixe sua casa mais harmoniosa, charmosa e atraente!

A integração entre a sala de jantar e de estar é perfeita para quem busca um estilo de decoração contemporâneo, além de priorizar o convívio entre os moradores e convidados e aproveitar bem o espaço disponível, independente do tamanho da sua casa. Preparamos algumas dicas de como decorar as salas de estar e jantar integradas.

Divisão dos ambientes
O primeiro passo na decoração de ambientes integrados é definir o uso que cada espaço terá. Apesar de terem já suas finalidades bem claras, na hora de decorar as salas de jantar e de estar integradas, é fundamental escolher móveis que garantam um fluxo de circulação confortável entre os ambientes.

A divisão entre os ambientes pode ser de uma forma mais acentuada, utilizando móveis que cumpram a função de continuidade entre os espaços, ou mais leve, no caso de fazer a continuidade por cores, por exemplo. Nesse caso, as cores não precisam ter a mesma tonalidade mas é recomendável que se harmonizem. A escolha dos móveis ou cores para fazer a continuidade, vai depender do estilo de decoração que você escolher.

Benefícios da sala de jantar e de estar integradas
Um ambiente amplo e espaçoso, em casas ou apartamentos cada vez mais compactos, é altamente desejável, pois deixa os cômodos mais intimistas e confortáveis. Quando dois ambientes se complementam, a circulação é favorecida, assim como a interação entre as pessoas, seja entre os próprios moradores, no dia-a-dia, ou entre os convidados. Além disso, espaços antes pequenos ganham uma amplitude e podem ser melhor aproveitados com uma decoração adequada.

Decorando ambientes integrados
harmonia nos ambientes
Geralmente, as divisões entre dois ambientes, é feita por móveis, biombos ou aparadores. A intenção é criar uma continuidade entre um ambiente e outro. A decoração não precisa ser a mesma para os dois espaços, mas precisa ter harmonia entre eles. Você pode definir um único estilo de decoração para a sala de jantar e de estar ou escolher dois estilos que combinem entre si. Um exemplo é escolher os estilos moderno e industrial, ou outros estilos que mais combinem com você.

Usar móvel para fazer a continuidade entre os ambientes, ocupando os dois espaços, é uma ótimo opção. Os aparadores e biombos cumprem muito bem a função de integrar os ambientes delimitando os espaços sem paredes. No entanto, essa continuidade pode ser realizada utilizando cores similares nos móveis de cada ambiente, por exemplo, usar as mesmas cores nas mesas de jantar e de centro.

O estilo do piso, sendo o mesmo nas duas salas também equilibra a decoração. Uma dica é usar objetos decorativos como estampas gráficas nas paredes, adesivos de parede ou papel de parede do mesmo estilo nas duas salas.

Integração e conforto
O objetivo de integrar dois ambientes é torná-los mais charmosos e confortáveis. Invista em móveis confortáveis, como os sofás, cadeiras e poltronas. A iluminação também é um fator essencial para deixar os ambientes mais aconchegantes. Ela precisa ser bem planejada e, caso utilize lustre, escolha apenas um cômodo para colocá-lo. Se optar por um lustre na sala de jantar, utilize spots na sala de estar, a iluminação fica mais direcionada e eles ajudam a criar o clima de aconchego.

Organize bem a disposição dos móveis para criar a sensação de continuidade entre os dois espaços. A dica para aumentar a sensação de amplitude é utilizar espelhos, que deixam a decoração moderna e elegante!

Algumas dicas para aumentar o espaço
Alguns itens de decoração ajudam na amplitude dos espaços. Objetos decorativos verticais devem ser colocados nos cantos das salas, e nunca no centro. Ao colocar os espelhos, que ampliam os espaços, certifique-se de colocá-los em um lugar que evite os reflexos das janelas, pois isso pode ofuscar as pessoas dentro do ambiente.

Outra dica é utilizar cores claras no teto e no piso, que também ampliam o ambiente. Deixe folgas entre os móveis, e no corredor de circulação ela deve ter entre 0,80m a 1,20 m no mínimo.
O mais importante na hora decorar os ambientes integrados na sua casa ou no seu apartamento é escolher um estilo de decoração que combine com você. Aí é só aproveitar as nossas dicas, abusar da criatividade e mãos a obra!

Gostou das nossas dicas de como decorar as salas de estar e jantar integradas? Deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião!

Conheça a loja

Escrito por QCola