graciosidade

Decorar com renda é uma alternativa simples e rápida para deixar os ambientes de sua casa mais requintados e aconchegantes com peças de bom gosto que você mesmo pode fazer, sem necessidade de mão de obra especializada nem investimentos elevados.

Do tipo renascença, de bilro ou de agulha — em seu material original ou reproduzida em estampas de adesivo —, a renda traz delicadeza e graciosidade para dentro do seu lar. Hoje, mostraremos 9 maneiras de como ela pode ser usada para deixar sua decoração mais alegre e bonita. Boa leitura! 

1. Renove as almofadas 

Nada mais acolhedor do que um sofá cheio de almofadas, não é mesmo? Para renovar as suas — ou sofisticar aquelas que foram compradas na promoção do supermercado — use tecido rendado para revesti-las. Você pode costurar capas novas inteiramente de renda ou pregar retalhos (com costura ou cola) sobre as antigas.

Se tiver muitas almofadas, varie misturando as revestidas de renda com outras lisas, listradas ou com estampa floral, criando um jogo de texturas e cores. 

2. Improvise cortinas graciosas 

Na sala, nos dormitórios, na cozinha ou mesmo no banheiro, as janelas podem receber cortinas de renda em qualquer ambiente. Use-as sozinhas ou combinadas com tecidos leves, dando um toque a mais de capricho com fitas de cetim para amarrá-las.

Experimente também colar retalhos — ou adesivos — de renda em janelas e portas de vidro, propiciando mais privacidade aos cômodos sem comprometer a claridade. 

3. Faça móbiles delicados 

Com bastidores de bordado e retalhos de renda, é possível criar as peças de um móbile de forma fácil e bonita: basta encaixar a renda no lugar do tecido. Você pode optar por deixar os arcos com sua cor natural ou colori-los com tinta acrílica para artesanato.

Agrupe bastidores de tamanhos variados, prenda-os com fios de nylon ou fitas de cetim em uma base de madeira e seu móbile está pronto para ser pendurado — um adorno perfeito para quartos de criança

4. Monte filtros dos sonhos 

Filtro dos sonhos (dreamcatcher, espanta pesadelos, caçador ou apanhador de sonhos) é um amuleto que teria o poder de filtrar sonhos negativos, purificando energias e trazendo sorte e sabedoria. De origem norte-americana, tornou-se muito popular como elemento decorativo no mundo inteiro.

Para ter o seu personalizado, separe um dos bastidores que você preparou para o móbile, adicione penas e miçangas coloridas (vendidas em lojas de peças para bijuterias). São adornos ótimos para enfeitar portas de entrada, janelas ou a cabeceira das camas

5. Tenha quadros únicos 

Os mesmos bastidores com renda (usados para fazer o móbile e os filtros dos sonhos) podem ser transformados em quadros. Para isso, coloque diretamente na parede os que forem de tamanho maior ou faça um arranjo com vários deles em tamanhos diferentes.

Brinque com as cores das molduras ou varie as tonalidades das rendas para alcançar um visual mais colorido e alegre. 

6. Separe garrafas para decorar com renda
simples e rapida

Reaproveite garrafas de vidro (de suco, azeite, cerveja, vinho etc) como centros de mesa ou vasos para flores, enfeitando-as com pedaços de renda. Passe cola branca para artesanato no objeto, posicione a renda e finalize com outra demão de cola por cima. Outra maneira é colocar uma tira de renda em volta do vidro e amarrá-lo com fita de cetim colorida.

Coloque uma garrafa ao lado da outra em uma prateleira ou reúna garrafas de alturas e formatos diversos no meio da mesa de jantar (ou de centro). 

7. Dê charme à sua iluminação 

Para deixar sua iluminação mais interessante, substitua o tecido da cúpula de abajures por renda. Elas projetarão lindas sombras nas paredes, levando dramaticidade e beleza aos seus ambientes.

Complete o clima enfeitando copos de vidro (pode até reaproveitar os de patê) com retalhos de renda, fita ou barbante. Coloque velas aromáticas dentro deles e surpreenda-se com o resultado. 

8. Embeleze mesas de vidro e madeira 

Substitua as toalhas de mesa simples pelas confeccionadas em tecido rendado. Para inovar, faça um “sanduíche” colocando a renda entre duas camadas de vidro — o que também irá protegê-la. 

A renda (assim como outros tecidos vazados) também pode ser utilizada como estêncil. Para isso, posicione-a sobre a superfície (tampo de madeira ou caixote, por exemplo) e pinte com tinta em spray

9. Aposte nos estilos de decoração 

Quem gosta de seguir padrões decorativos, pode utilizar a renda para compor diversas linguagens visuais. Almofadas, cortinas, toalhas de mesa e enxovais de renda podem ser combinadas com elementos que caracterizam várias tendências de decoração, como, por exemplo: 

 

Romântica 

Tons pastel; móveis de madeira em estilo provençal, em fibra natural ou ferro fundido; sofás e poltronas com estofados de estampa floral; vasos com flores; louças clássicas, papéis de parede listrados e floridos

 

Shabby Chic 

Cores em tons suaves (branco, nude, pêssego, rosa, bege, verde azul e lilás); peças e acessórios com aparência antiga combinadas com outras de aspecto moderno; mesas, armários e cômodas estilizados com pátina; buquês de rosas. 

 

Cottage 

Cores suaves (amarelo, azul, verde, rosa, bege e branco) sozinhas ou combinadas em estampas listradas, quadriculadas e florais; móveis de madeira branca; cortinas com detalhes trabalhados; objetos de porcelana, prata e cristal; relógios antigos; candelabros, velas e fotos. 

 

Clássica 

Tons escuros de azul, vinho e marrom combinados com bege, creme e branco; móveis imponentes de madeira nobre escura (mogno, jacarandá e nogueira) com linhas elegantes e rebuscadas; tampos de mármore; objetos com detalhes em dourado e bronze; mesas de centro e de canto com três pernas; camas com dossel; iluminação com lustres, candelabros e pendentes.

Como vimos, a renda é um material delicado e versátil e são diversos os caminhos que você pode seguir para incluí-la na ornamentação de sua residência. Seja em objetos pontuais ou enxovais completos, ela complementará seus ambientes com sutileza — mesmo que você não siga nenhum padrão de decoração e invente seu próprio estilo.

Decorar com renda é uma ótima alternativa para obter ambientes, ao mesmo tempo, aconchegantes e refinados. Inspire-se nas nossas dicas e comece a mudar o visual da sua casa hoje mesmo!

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais e acompanhe todas as nossas matérias. Estamos no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no Youtube!

Conheça a loja

Escrito por QCola