Descontraindo e interagindo

Receber em casa as pessoas queridas é sempre agradável, não é? Um jantar com os amigos pode ser uma ótima oportunidade para colocar os assuntos em dia, estreitar laços e, é claro, descontrair um pouco.

Então, se você está pensando em organizar um desses em sua casa, não perca as dicas que preparamos para você! Elas vão ajudá-la a fazer com que esse encontro seja inesquecível para você e seus convidados. Continue lendo e confira!

1. Fazer uma lista de convidados

O primeiro passo para jantar com os amigos em casa é decidir quem será convidado. E, nesse caso, fazer uma lista é a melhor forma de organizar os nomes e não correr o risco de deixar alguém de fora.

Como se trata de um jantar, o número de pessoas não pode ser alto. Então, por mais que você seja sociável e que a sua família seja grande, é preciso selecionar bem quem vai fazer parte da reunião. Mas, como definir as pessoas que vão participar?

Depende do seu objetivo. Você quer receber os mais “chegados”? Sua intenção é reunir os colegas do trabalho ou aqueles mais íntimos? Sua casa comporta quantas pessoas? Pense em tudo isso com calma e, depois, monte sua lista.

2. Não convidar em cima da hora

Convidar em cima da hora nunca cai bem, por isso, se antecipe. De preferência, esse convite deve ser feito com, no mínimo, uma semana de antecedência. Assim, tanto você como os convidados poderão se organizar.

Inclusive, esse tempo é importante até para os casos de uma eventual desistência: se alguém não puder comparecer, ainda haverá tempo de convidar outra pessoa. Além disso, convide-os pessoalmente ou por telefone. E, mesmo que se trate de pessoas íntimas ou da família, faça questão de confirmar a presença deles.

3. Fazer um checklist

Bom, agora que você já convidou os amigos e sabe quantas pessoas vai recepcionar, faça um checklist de tudo que precisará comprar. Anote sobre cardápio, bebidas, itens para decoração, música, dentre outros.

E esse passo não deve ser ignorado, pois trata-se do planejamento do encontro. Assim, com a ajuda do checklist, além de se organizar, vai ser mais fácil orçar as despesas e fazer tudo dentro o valor estabelecido.

4. Decorar de forma adequada

É claro que a decoração não pode ficar de fora! Então, seja qual for a finalidade do jantar, decore o ambiente de forma aconchegante, de modo que os convidados se sintam acolhidos.

Pense em detalhes decorativos, como flores em jarras, toalhas de mesa, arranjos florais — que podem ser naturais ou artificiais — e velas. Com essa ornamentação, além de aconchegante, o ambiente vai ficar lindo!

E você pode ainda optar pelos papéis de parede. Sabia que existem texturas para todos os gostos e tipos de parede? Eles são de fácil aplicação e prometem deixar o ambiente totalmente personalizado!

Sem dúvida, vale a pena procurar saber mais sobre a decoração com papel de parede e analisar se vale a pena investir nessa praticidade.

5. Caprichar no cardápio

vamos cozinhar

A comida e as bebidas são itens indispensáveis em um bom jantar, não é mesmo? Por isso, a entrada, o prato principal e a sobremesa devem ser definidos de forma democrática. Afinal, a intenção é tentar agradar a todos, mesmo que isso seja uma meta difícil de alcançar.

Quanto a isso, um detalhe que passa despercebido por muita gente é a presença de vegetarianos. Então, se na sua lista de convidados houver algum, preocupe-se em oferecer opções veganas.

Um jantar com os amigos é um evento informal, logo, o ideal é que as pessoas se sintam em casa. Mas isso não quer dizer que não seja bem organizado e com variedade de pratos. Portanto, de forma geral, quanto mais variedade, melhor — mas sem exageros.

Se você gosta de cozinhar, aproveite para colocar os conhecimentos em prática e cozinhe para os seus amigos. Ou, se preferir, compre a comida ou contrate uma pessoa para se encarregar dela.

As bebidas também devem ser variadas. Água, sucos, refrigerantes e, pelo menos, duas opções de bebidas alcoólicas. O que, é claro, não se aplica caso você saiba que todos têm preferência por apenas uma — mas isso é difícil de acontecer, não é?

6. Incentivar a interação entre eles

Boa música também não pode faltar, então, escolha uma playlist agradável e que possibilite a conversa entre os presentes. Lembre-se de que, entre amigos, as pessoas querem conversar e trocar ideais, e uma música muito alta pode gerar desconforto.

Se os seus convidados curtem algo mais animado, um karaokê também pode ser uma excelente ideia, assim como outros jogos e brincadeiras. Essas atividades podem ser feitas antes de servir o jantar, ou enquanto os petiscos são distribuídos.

7. Esperar alguns minutos antes de servir

Em toda ocasião, os atrasos são normais. Sempre haverá aquela pessoa que perdeu a hora ou que está vindo de outro compromisso. Nesse caso, a dica é camuflar os inconvenientes prolongando a entrega dos petiscos. Quanto mais distraídos os convidados estiverem entre si, melhor.

Ainda assim, não exagere. Alguns minutos de atraso são aceitáveis; o que não pode acontecer é deixar as pessoas com fome, pois isso vai gerar irritação.

8. Despedir-se com simpatia

Enfim, o jantar foi servido, e a sobremesa, também. Tudo saiu como planejado, e as pessoas estão tão satisfeitas quanto você. Ao menos, isso é o que se espera no final de todo evento, inclusive de um jantar.

Então, independentemente da quantidade de pessoas, faça questão de se despedir de cada uma agradecendo a sua presença e companhia. Também pode ser uma boa ideia oferecer uma lembrancinha, como um chocolate, por exemplo.

No dia seguinte, organize as fotos e envie para todos — reiterando, mais uma vez, a satisfação em recebê-los. Com certeza, todos vão amar a ideia!

Por fim, quando todos forem embora, não deixe a limpeza para o outro dia! Quanto antes você colocar as coisas em ordem, melhor. Então, peça ajuda à família e mãos à obra! Sem bagunça no dia seguinte, a sensação de dever cumprido fará valer a pena todo o trabalho.

Percebeu como é simples? De fato, um encontro entre amigos pode ser um pouco trabalhoso mas, com certeza, é compensador. Afina, poder estar entre pessoas queridas e ainda se divertir faz bem, e proporciona qualidade de vida para toda a família.

Sendo assim, siga esses passos que mostramos e comece a planejar hoje mesmo o seu jantar com os amigos! E agora, se você gostou das nossas dicas, aproveite para assinar nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse em primeira mão!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola