Dicas de como deixar sua casa linda

Com o passar dos anos, muitos hábitos e padrões acabam mudando. Antigamente, as casas eram mais espaçosas, com grandes salas de jantar e móveis padronizados. Mas a verdade é que hoje em dia, as pessoas optam por residências cada vez menores, com objetos personalizados, mais práticos, e que combinam com a rotina a cada ano mais dinâmica.

A otimização dos espaços fez com que a decoração se tornasse um fator muito importante para criar ambientes mais charmosos, bonitos, aconchegantes e, ao mesmo tempo, funcionais. Pensando nisso, neste post, daremos 8 dicas de decoração para que seu lar fique ainda elegante e confortável. Acompanhe!

1. Utilizar espelhos

Uma estratégia excelente é utilizar os espelhos para dar maior amplitude ao ambiente. Os melhores locais para instalação são em frente às janelas e nas laterais dos corredores. Para dar um toque a mais de sofisticação, coloque-os em uma parede inteira.

Se você prefere uma decoração mais descontraída, há também a opção de espelhos em formatos de desenhos, que podem ser utilizados de maneira conjunta. Nos quartos, uma sugestão é utilizá-los na frente da cama ou do guarda-roupas.

Na hora da instalação, fique atento para não posicionar os espelhos em um local que o sol bata diretamente, pois a luz que reflete pode causar bastante incômodo.

2. Investir em papéis de parede

O papel de parede é considerado uma peça fundamental na hora de decorar. Ele voltou a ser utilizado com força total pela sua praticidade, além de ser uma opção muito econômica. Esse é um revestimento que pode ser utilizado em todos os cômodos da residência, desde o lavabo até os quartos.

Disponíveis em diversos modelos, um dos que mais se destaca é o listrado, que tem a vantagem, tanto o vertical como o horizontal, de trazer a sensação de que o ambiente é maior. Além desses, os modelos vintage também estão em alta em 2017, inclusive aqueles que lembram os anos dourados.

3. Integrar ambientes

A integração dos ambientes vem ganhando mais adeptos a cada dia, devido a sua funcionalidade. Um bom exemplo disso são as salas e as cozinhas, que possuem um design mais moderno e arrojado. O modelo mais tradicional é a cozinha americana, que separa a cozinha da sala com um balcão no meio.

Além desse modelo, existem muitas outras maneiras de integração, que deixam o ambiente mais harmônico e confortável, como, por exemplo, sala e varanda, sala e escritório e sala e quarto. Para integrar ambientes, basta abusar da criatividade e ter um bom projeto em mãos, que tudo fica muito mais funcional e interessante!

4. Utilizar gavetas, prateleiras e cestos

Os quartos muitas vezes não são explorados na hora de decorar, por serem considerados menores. Uma dica valiosa para aproveitar o espaço nesse ambiente é utilizar gavetas embaixo ou nas laterais da cama para guardar objetos.

Ao lado da cama, podem ser instaladas prateleiras, pois além de serem muito úteis, também são uma ótima opção para colocar enfeites e adornos. Além das prateleiras laterais, aposte nas prateleiras mais altas, pois elas servem para armazenar livros, objetos decorativos e até ganchos para bolsas e casacos.

No banheiro, não deixe os itens de beleza e higiene expostos em cima da pia. Na falta de gavetas, utilize cestos para organizar os objetos. Assim, o ambiente ficará com o aspecto mais delicado e elegante.

E atenção: lembre-se sempre de optar por móveis em linha reta, pois os móveis que formam uma curva desperdiçam muito espaço!

5. Apostar nas cores

As cores têm o poder de transformar os ambientes. Por isso, é essencial tomar cuidado ao colorir as paredes. Se o desejo é deixar o cômodo maior, pinte as paredes com um tom mais escuro no fundo, pois isso dará a sensação de profundidade. Se a intenção é valorizar a largura, utilize cores mais vibrantes nas paredes laterais.

Antes de mais nada, lembre-se de que as cores mais claras dão a sensação de que o ambiente é maior. Assim, prefira utilizar os tons mais escuros nas almofadas e nos quadros. Por fim, esteja atento à iluminação, que também é um elemento muito importante. Para valorizá-la, não cubra as janelas, pois além de aproveitar a luz natural, a luminosidade dá maior extensão ao ambiente.

6. Escolher cadeiras e mesas dobráveis

Cadeiras e Mesas dobraveis

Alguns móveis são projetados justamente para economizar espaço. As cadeiras e mesas dobráveis estão disponíveis nos mais diversos modelos e dão aquela ajuda em espaços menores.

Existem alguns móveis, como gabinetes, que se convertem em mesas de quatro cadeiras e são bem práticos. Para montá-los, basta puxar o conjunto da mesa e pronto! Mas lembre-se: é importante que as cadeiras também sejam dobráveis para economizar espaço.

7. Investir em móveis multiuso

Os móveis multiúso são aqueles que têm outras finalidades além da função original. São peças coringas que se transformam em outro tipo de móvel de acordo com a necessidade.

Sofás que viram camas, mesas laterais que se transformam em belas salas de jantar, gaveteiros que podem ser utilizados para armazenamento de comida de animais e cadeiras que se transformam em guarda-livros são apenas alguns exemplos de móveis que têm diversas funções e que ajudam a economizar espaço na sua casa. Só não se esqueça de fazer a medição do ambiente antes de comprar um móvel!

8. Doar ou vender objetos que não usa mais

Não fique armazenando coisas que você não usa mais, pois elas só ocupam espaço, deixam a casa bagunçada e não servem para quase nada. Se você tem objetos que não utiliza há bastante tempo, chegou a hora de vendê-los ou doá-los para quem realmente possa utilizar.

Na hora de decorar, muitos aspectos têm que ser observados, como o aproveitamento do espaço, a praticidade, sem deixar de lado o conforto, e os mecanismos para que se tenha a sensação de amplitude do local. São detalhes que fazem a diferença, transformam o lar em um lugar atraente e, ao mesmo tempo, agradável de se morar.

Você gostou do nosso post sobre dicas de decoração? Então aproveite para nos seguir no Instagram e no Facebook, e fique por dentro de mais dicas como essas!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola