peças lindas

Sabe aquele móvel que não combina mais com a decoração do quarto, ou aquela cadeira de madeira da vovó que apesar de antiga ainda possui um valor sentimental?! É possível não se desfazer desses objetos e transformá-los em peças lindas, gastando pouco com técnicas simples, selecionamos algumas para te inspirar!

1.Pintura
1º Antes de mais nada, prepare o móvel, para receber a camada de tinta de uma forma que fique uniforme.
2º Remova todos puxadores que o móvel tiver
3º Lixe bem a madeira, utilize lixas com a espessura mais fina deixando o móvel com a superfície lisa.
4° Com a ajuda de uma flanela retire o pó que ficou
5º Para garantir a aderência da tinta, aplique um primer sobre a superfície da madeira antes da primeira camada de tinta.
6º O ideal é utilizar uma tinta do tipo esmalte a base de água, brilhante ou fosca, você pode escolher cores vibrantes.
7º Utilize um pincel ou rolinho, dê duas demãos de tinta no móvel ou mais se achar necessário, e espere 24h entre uma demão e outra.
8º Para um acabamento perfeito, aplique um verniz protetor para madeira, em spray ou com pincel.
9º E por último, recoloque os puxadores
Pronto você tem um móvel novinho em folha!

2. Gravura
Os mais habilidosos com desenhos e pintura, vão adorar essa técnica! Com ajuda de um molde, que pode ser feito através de um papel mais durinho, papelão ou transparência, você irá transferir o desenho que deseja para esse papel e recortar com ajuda da tesoura. Com o molde pronto é só posiciona-lo no móvel e transferir o desenho para a madeira com ajuda de um lápis, pintado-a em seguida.

3. Pátina
A pátina é uma técnica, que irá te ajudar a colocar mais cor no seu móvel, com cara de madeira de demolição, seu móvel vai ficar mais bonito e super original!
Aplique uma demão de tinta mais clara no móvel, deixe secar e com a ajuda de uma lixa, desgaste alguns cantinhos, o desgaste vai depender da intensidade da força que você aplicar na hora de lixar, pois quanto mais lixar mais a cor original da madeira irá parecer deixando o seu móvel com um aspecto rústico chic.

4. Papel de parede
closet com mais elegancia
Closets sem portas, também podem ganhar mais elegância, mesmo com uma marcenaria simples, de cores claras ou escuras, você pode utilizar o papel de parede para dar mais vida ao ambiente. Para closets infantil, a sugestão são papéis com estampas mais coloridas.
Além dos closets, você pode apostar na decoração com papel de parede no fundo dos nichos, é uma alternativa perfeita para aproveitar o espaço e ao mesmo tempo dar um toque de cor de uma forma discreta.
No mercado você encontra diversas estampas e cores, que podem combinar ou não com o estilo do seu ambiente! Então é importante fazer a escolha certa para que a renovação do seu móvel não fique de fora da sua decoração.
Se seu ambiente tem uma decoração discreta, opte por cores que harmonizem com o restante das cores, estampas geométricas vão deixar o seu móvel mais clean, moderno, ou você pode escolher uma estampa em arabescos, que vai deixar seu móvel mais elegante.
Mas caso você queira um móvel que fique como peça chave em seu ambiente, abuse de cores quentes com estampas maiores, aposte no floral, Poá, chevron, e até mesmo em um mix dessas mesmas estampas pode ficar bem despojado.

5. Adesivos de Azulejo
Uma ótima opção para quem tem um móvel menor como um criado mudo, gavetas,ou armários menores. Ou até mesmo criar novos objetos a partir dos adesivos de azulejos, como aplicar em placas de MDF e criar uma composição de quadros de diversos tamanhos, para a cozinha, sala, ou banheiro dependendo do tema utilizado.
Esses adesivos podem ser encontrados em três tamanhos:  10×10, 15×15 e 20×20 com uma variedade de estampas em azulejos português, Poá, geométrico, é só escolher o que combina com o seu ambiente e ousar da criatividade.

6. Aplicação
Assim como os papéis de parede os adesivos para azulejo tem o material impresso em vinil auto colante, que facilita a aplicação, sem necessidade de cola, obtendo um trabalho mais rápido e sem sujeira!
1º Após medir o seu móvel, certifique-se que a superfície está completamente limpa, sem acumulo de pó, ou qualquer outro tipo de detrito que possa inutilizar a cola do adesivo.
2º Coloque o papel de parede ou adesivo de azulejo sob o móvel a ser aplicado, e com ajuda de uma fita crepe, ajuste ao tamanho do móvel.
3º Tire a película de proteção do adesivo e aplique com ajuda de uma espátula.
Obs: Caso tenha sobras retire com a ajuda de um estilete.

Agora que já sabe como renovar seu móvel, de forma rápida e simples, é só escolher a melhor técnica e mãos na massa!
E se você gostou do nosso post, compartilhe com os amigos em suas redes sociais 😉

Conheça a loja

Escrito por QCola