https://www.qcola.com.br/

A sala de estar é um dos ambientes mais importantes da casa, é onde reunimos a família e amigos, muitas vezes para uma boa conversa, ou para relaxar e assistir aquele filminho. Por esse motivo é muito importante que a decoração dessa sala seja confortável, funcional e com boa iluminação.

Decorar uma sala pode ter alguns desafios, mas com os devidos cuidados podemos obter um resultado encantador, tornando esse ambiente favorito da casa.
Como nem sempre o investimento é favorável aos desejos dos moradores, é importante pensar em soluções que possam equilibrar o orçamento com a beleza e o aconchego que esse ambiente merece.

A decoração na sala de estar pode fazer todo diferencial, e trazer um visual exclusivo e surpreendente, por isso separamos algumas dicas para ter uma sala, que pode ser simples, aconchegante e bonita, com economia.

Então vem conferir as nossas dicas! 😉

  1. TV

Seja em uma ambiente grande ou pequeno, as TVs tem se tornado equipamentos cada dia maiores, e para trazer esse clima de cinema para dentro da sua sala, de forma simples e aconchegante, é importante manter uma harmonia entre os espaços,  para que se torne confortável assistir, é importante que tenha certa distancia entre a TV e o sofá, veja algumas recomendações:

Tamanho da TV

Distancia entre a TV e o sofá

 

Mínima

Média

Máxima

26 polegadas

1,0 m

1,5 m

2,0 m

32 polegadas

1,2 m

1,8 m

2,4 m

37 polegadas

1,4 m

2,1 m

2,8 m

40 polegadas

1,5 m

2,2 m

2,8 m

42 polegadas

1,6 m

2,4 m

3,2 m

46 polegadas

1,8 m

2,6 m

3,5 m

50 polegadas

1,9 m

2,8 m

3,8 m

52 polegadas

2,0 m

3,0 m

4,0 m

55 polegadas

2,1 m

3,1 m

4,2 m

60 polegadas

2,2 m

3,4 m

4,6 m

71 polegadas

2,3 m

3,6 m

4,8 m

 

Além da questão do conforto ao assistir TV, o tamanho e o design podem interferir no seu projeto decorativo, então fique atento as recomendações!

Lembre-se, que a televisão não deve ficar na frente da janela, para que a iluminação externa não atrapalhe refletindo na TV.  O sofá também deve ficar bem a frente da TV para que fique mais confortável  e que haja equilíbrio na sua decoração.

Sofa amplo

  1. Móveis

Antes de comprar os móveis para esse ambiente, é imprescindível que você tenha as medidas de todo o espaço em mãos, hoje em dia, há alguns aplicativos de celular que podem te ajudar a medir todo o espaço e salvar essas medidas.

Depois de medir o espaço, comece a planejar o lugar dos móveis, considerando também as cores que irão definir o espaço, cores claras podem dar a sensação de amplitude para espaços pequenos, e cores mais fechadas ou escuras diminuir essa sensação.

Em ambientes pequenos, é importante manter um bom espaço para circulação, então, aposte em um sofá amplo, que possa acomodar a família, e o móvel que irá acomodar a TV, seja ele um rack, um home, um painel ou bancada mais estreito para garantir que as pessoas possam circular no ambiente sem esbarrar ou ficar se esquivando do móvel.

Prateleiras, nichos e painéis , podem auxiliar na organização e funcionalidade para uma sala pequena. Um Rack ou Painel aéreo, pode acomodar puffs, para que sejam utilizados quando for necessário, é uma ótima opção para salas pequenas.

Geralmente ouvimos as pessoas reclamarem da falta de espaço, não é verdade? Mas uma sala com espaço sobrando também incomoda. Normalmente uma sala muito grande, pode parecer um pouco fria, ou vazia, acaba sendo desconfortável ou nada aconchegante.
Para preencher o espaço da forma correta, aposte em poltronas, mesas de centro, puffs , tapetes deixando o ambiente mais sofisticado e aconchegante.
Nesse ambiente você pode usar e abusar de tons mais escuros, pois não fica sufocante visualmente, eles absorvem a luz, dando impressão de que o ambiente é menor do que realmente ele é, ou seja, tons escuros são muito bem-vindos! Tons de marrom, cinza ou verde são ótimas opções para saber aproveitar o espaço de uma sala ampla e ter equilíbrio na sua decoração.

Vale também transformar os moveis antigos em novos, você pode dar outro acabamento ou até mesmo outra função para aquele móvel que está acabadinho, e muitas vezes encostado em um canto, incomodando. Você pode forrar o sofá com um tecido novo, pintar ou decorar alguma peça de um móvel existente, ou acrescentar algum componente novo, é mais uma opção muito econômica e que pode dar muito certo!

  1. Paredes

A pintura é uma das técnicas mais utilizadas para mudar um ambiente, você pode trabalhar com cores que transmitem paz e aconchego para esse ambiente.
Além das tintas, temos muitas outras opções acessíveis e tão fácil quanto pintar com tinta.

Já os papéis de parede ou outros tipos de revestimentos, precisam de uma atenção maior em relação  as cores e estampas muito chamativas, que podem tirar a atenção no momento de assistir TV, a alternativa para essas cores e estampas é sempre deixar atrás do sofá, você terá um ambiente alegre e divertido,mas que chame atenção no momento certo.

Para a parede principal, aposte em cores e revestimentos mais neutros. Tons amadeirados, revestimentos em 3D que pode ser encontrado tanto como papel de parede ou gesso, para uma décor mais clean. Tijolos a vista, ou cimento queimado para dar aquele toque mais rústico/industrial.

E mais uma vez, as cores são muito importantes no momento de decorar as paredes, pois, como já foi citado, além de aumentar ou diminuir o ambiente visualmente, elas podem transmitir outras sensações, como aconchego ou desconforto, e para manter uma harmonia entre as cores, você pode apostar em quadros, adesivos de parede. De forma econômica com esse tipo de decoração na parede você consegue um ambiente a sua cara, ou a cara de sua família, e ainda dar aquele toque de cor nos detalhes da sua decoração.

  1. Objetos decorativos

Os objetos decorativos fazem toda a diferença, por isso é importante escolher a dedo cada peça para decorar a sua sala. Uma das vantagens, é que fazendo uma nova combinação de cores e estampas entre os objetos decorativos, você muda completamente o visual  sem que seja necessário mexer nos móveis ou revestimentos.

Você pode utilizar desde os objetos mais comuns, como cortinas, tapetes, almofadas ou puffs … Até objetos como louças, pratos, e molduras em uma parede ou móvel especifico.

Espelhos também são objetos decorativos muito funcionais, além de trazer luminosidade, da a sensação de amplitude no ambiente, e podem ser utilizados como objetos de decoração em diversos formatos e tamanhos.  

As plantas podem trazer o verdinho que sua sala precisa, de uma forma simples e agradável. Dependendo do tamanho do ambiente, você pode escolher plantas como uma samambaia para deixar pendurada em prateleiras elevadas, ou suculentas e mini cactos para quem não tem muito espaço e tempo para cuidar das plantinhas, mas que não deixam de dar um charme especial a sua decoração.

Objetos pessoais, assim como fotos, aquela câmera antiga que está dentro do armário, telefones antigos, ou objetos que fizeram parte da historia da família também podem entrar como objetos decorativos, tornando o ambiente mais a cara de quem habita na casa.

  1. Iluminação

A iluminação é um detalhe muito importante para composição de qualquer ambiente, e que deve ser levado em consideração para qualquer tipo de decoração. Isso porque com apenas um toque no interruptor você pode criar um ambiente para um encontro em família ou tornar o ambiente mais romântico para assistir aquele filminho a dois.

A primeira coisa que se deve considerar é o quanto de luz natural que entra no ambiente, se você tem como aproveitar a luz do dia que entra na sua residência, aproveite! Pode se tonar muito econômico, por não precisar ficar com as lâmpadas acessas durante o dia, mas caso não tenha essa possibilidade existem outras soluções que podem se tornar além de econômicas super elegantes.

Atente-se para o tipo de lâmpada que irá utilizar, as lâmpadas incandescentes costumam gastar menos energia, e possuem uma luz amarelada. Já os modelos fluorescentes tem a versão com luz amarela e luz branca, ideal para quem deseja criar vários pontos de luz gastando pouco.
Existem também as lâmpadas de LED, são altamente duráveis e consomem pouquíssima energia para fornecer luz, e também tem nas opções de luz branca ou amarela.
Você pode misturar os dois tipos de cores de lâmpadas para poder adequar esse ambiente a qualquer tipo de situação.

Para uma boa iluminação para a sala de estar é indispensável uma luz que ilumine todo o ambiente, as chamadas iluminação direta, nesse formato, você pode utilizar luminárias de teto mais discretas e com um bom alcance.
Para um clima mais acolhedor, utilize uma iluminação indireta, que possa ficar embutida em sancas ou no próprio gesso como pontos de luz.
 Arandelas, pendentes, lustre, spots, luminárias de chão, ou trilho com spots direcionáveis podem trazer esse clima, e ainda deixar em evidência alguns itens de decoração, pois são luminárias que podem ser direcionadas e que tem pequeno alcance de iluminação. Mas tenha cuidado, caso queira utilizar ao destacar objetos, para que não gere reflexos inoportunos.

E agora que já conferiu as dicas, corre para deixar a sua sala mais aconchegante, e não deixe de compartilhar o resultado conosco através das redes sociais Facebook e Instagram . 😉

 

Conheça a loja

 

Escrito por QCola