Decorando a casa alugada

Viver em um imóvel alugado,pode ser uma condição temporária para alguns, e por esse motivo pode até parecer não muito prazeroso decorar. Mas para outros pode ser uma condição de vida, o fato é que, independente de ser temporário ou não as pessoas preferem morar em um lugar que seja ao menos bonito e aconchegante.
Sabemos que a casa da gente é um refugio, um lugar onde passamos boa parte do nosso tempo, então não faria nenhum sentido nos refugiarmos onde não sentimos amor! Por isso não podemos deixar de decorar uma casa só por que ainda não é o nosso cantinho próprio.
Seja alugando por pouco tempo, ou até mesmo por anos, o segredo está na conversa com o locador e de quão cuidadoso você é com o imóvel. Nunca deixe o bom senso de lado, pois nem sempre o que você acha que tem que mudar agrega valores ao imóvel, é muito importante entender essa diferença antes de ter uma conversa com o dono da casa!
O aluguel muitas vezes pode ser um desafio, mas não nos impede de fazer do lugar em que moramos uma casa mais feliz.
Existem diversas maneiras de decorar sem precisar fazer grandes alterações no imóvel, pequenas mudanças podem não ser permanentes e muito menos complicadas. Vamos então a algumas dicas que ajudarão a trazer a sua personalidade para a casa, sempre precisar de muito investimento em um imóvel que não é seu!

Paredes

Para decorar as paredes existem inúmeras possibilidades que não vão precisar mexer na estrutura da casa. Se a casa escolhida tem umidade, você pode resolver esse problema com tinta branca e massa corrida.
Para ambientes pequenos, a dica é usar tons claros, para expandir os espaços.  Ou para quem tem grandes cômodos, pode investir em tons mais escuros que dera a sensação inversa, ou seja, de paredes mais próximas.
Já para quem gosta de cor, uma alternativa incrível e muito prática é o uso do papel de parede, ou no caso da cozinha e do banheiro é fácil renovar os azulejos com os adesivos de azulejo que já virou tendência no mercado, você encontra com estampas de pastilhas, imitando azulejo português, vintage entre outros modelos que dará um toque de modernidade naquele azulejo antigo que está no imóvel.
Plaquinhas, pôsteres e quadros também fazem são muito bem vindos e podem ser aproveitados de várias formas. Os quadros e plaquinhas podem ser aplicados diretamente na parede com fita dupla face, para não precisar por pregos na parede, ou encostados em prateleiras e móveis. Os pôsteres podem ser colados ou simplesmente pendurados em cabides, ou algum tipo de varal.
Mas existem formas mais simples e econômicas para deixar a casa com a sua personalidade, os interruptores muitas vezes passam despercebidos, mas podem ter resultados muito criativos quando decorados com adesivos.
Precisou mudar e o proprietário da casa não quer nada na parede além da tinta? Não se preocupe! Geralmente materiais como Papel de Parede, Adesivos de Parede, Adesivos de Azulejo e Pôsteres que sejam de vinil auto colante, são mais fáceis de retirar devido ao tipo do material, que permite que ser retirado facilmente com ajuda de um secador de cabelo aquecendo o adesivo ou papel de parede, a temperatura bem alta faz com que a cola derreta e não fique nenhum tipo de vestígio na parede.

Pisos

Uma das reclamações mais comuns, entre as pessoas que moram em imóveis alugados, é em relação ao piso. Muitas vezes encontramos imóveis com pisos desgastados, ou até trincado, e trocar o revestimento da casa pode ser um tanto caro, e se o proprietário não quiser arcar com esse custo, o jeito é revestir de outras formas.
Tapetes, você encontra em diversos tamanhos, modelos e próprios para cada ambiente, além de deixar o ambiente aconchegante e decorado, vai esconder as imperfeições do piso.
Mas caso você tenha uma graninha a mais, pode apostar no revestimento de piso vinílico, que é uma opção prática e tem as vantagens de ser resistente a água, hipoalergênico, antichamas, isolante acústico e pode ser aplicado em cima do piso já existente.

Móveis

Pallet moveis funcionais

Invista em móveis funcionais na hora de comprar móveis para a casa alugada, nada de usar itens planejados, para que possa utilizar caso precise mudar.  O ideal é apostar em móveis que sejam fáceis de montar, desmontar e levar para a próxima morada. Além disso, é importante pensar em móveis com mais de uma função, e que combinem entre si, pois já pensou se esse móvel tiver que ocupar outro ambiente na próxima casa? Você não irá comprometer a sua decoração.

Iluminação

A iluminação é uma parte importante na decoração, para conseguir efeitos incríveis e tornar o ambiente mais dinâmico ou acolhedor.
Não tem necessidade de trocar toda a parte elétrica da casa, é possível iluminar mais o ambiente e ainda imprimir a sua personalidade no imóvel utilizando apenas alguns acessórios.
Avalie a necessidade de cada espaço e pontos elétricos que possam ser utilizados para instalação de luminárias. Abajur pode ser um recurso quando o ambiente fornecer apenas um ponto elétrico.

Mude os lustres da sala de jantar, no mesmo lugar da antiga iluminação, no mesmo lugar é possível fazer divisões bacanas, até mesmo para instalar mais de um lustre. Uma solução criativa é deixar os cabos das luminárias e lâmpadas a mostra, mas de uma forma que colabore com o restante da decoração.
Na cozinha a luz branca atende as necessidades básicas.
Para os quartos, a sugestão é luminária do tipo rebatedor, que irá iluminar todo o ambiente, abajures na cabeceira da cama alem de auxiliar na iluminação vai tornar o ambiente acolhedor.
No banheiro além do ponto elétrico do teto, verifique se há pontos adicionais para arandelas, que irão auxiliar na hora da maquiagem.
Lembre-se sempre de guardar as peças antigas, caso seja exigido pelo proprietário na entrega da casa.

Detalhes fazem toda a diferença

A decoração da casa alugada não tem muito segredo, se concentre nos detalhes que podem ser adicionados facilmente, como nos móveis, mesmo aqueles que já vem com o imóvel é possível trocar os puxadores fora de moda, encapar uma porta e trocar torneiras velhas.
Objetos de decoração como cortinas, almofadas e objetos pessoais por menor que sejam, são detalhes que irão ajudar a deixar a casa mais confortável imprimindo a sua personalidade.

Agora é só se inspirar nas dicas e deixar o seu cantinho com sua cara!
E se você curtiu o post, compartilha com os amigos nas redes sociais 😉

Conheça a loja

Escrito por QCola