Conservando sua casa

Na hora de construir, reformar e renovar os móveis da casa, nos sentimos bem quando tudo já está com cheiro de novo, além de ver cada detalhe bem limpo, brilhando e impecável. Infelizmente, com o passar do tempo as coisas podem ir perdendo um pouco de todo o glamour de quando instalado e é bem nessa hora que entram em ação as dicas de conservação.

Com alguns cuidados diários ou mesmo periódicos, é possível estender muito a vida útil de objetos como pisos, móveis, pintura e até mesmo da própria casa em si. Pensando nisso, neste post, trouxemos para você uma série de dicas para manter tudo bem cuidado facilmente, sem precisar de muito esforço.

Quer saber quais são esses grandes passos? Continue acompanhando nosso post e descubra agora!

As melhores dicas de conservação para sua casa!

1. Conservação dos papéis de parede

Especialmente quando tratamos de residências, é muito comum o surgimento de diversos tipos de manchas e sujeiras nas paredes. Uma forma de driblar isso é com a aplicação de papéis de parede, que além de deixar o ambiente muito mais charmoso e aconchegante, protege mais as paredes contra ações do tempo.

Porém, para manter tudo bem bonito e conservado, é preciso alguns cuidados como:

  • Atentar-se para a correta aplicação. Ou seja, o papel de parede não deve ser aplicado sobre paredes que estejam danificadas, com pó, sujeira ou mofo, pois isso fará com que o adesivo se solte rapidamente;
  • Caso a parede tiver sido pintada recentemente, procure esperar por algumas semanas antes da aplicação do papel, assim, se acaso quiser trocá-lo, não danificará a pintura;
  • Para a aplicação de locais mais úmidos, como cozinhas, copa e lavabos, use uma versão vinílica, pois esta possui maior resistência.

2. Conservação dos móveis

O próximo passo vital em nossas dicas de conservação se trata dos móveis, que são fundamentais para manter a casa bonita, bem cuidada e com aspecto de sempre nova. Há diversos tipos de materiais e acabamentos quando falamos em móveis, mas vamos tentar resumir o básico aqui para você.

Assim, para poder aumentar a vida útil de seus produtos, algumas dicas são:

  • procure, periodicamente, apertar os parafusos de seus móveis novamente. Assim, você garante maior segurança e estabilidade;
  • para peças em madeira e com acabamento envernizado, faça a limpeza somente utilizando um pano úmido e macio. Caso seja necessário, utilize sabão neutro;
  • já para aqueles com acabamento em Stain, recomendamos uma reaplicação do impregnante após os 6 primeiros meses de uso. Depois, essa reaplicação poderá ser feita anualmente;
  • para móveis em geral, evite o contato excessivo deles com as intempéries do tempo. O sol pode provocar rachaduras, e a água ou a umidade provocam a expansão da madeira ou o surgimento de ferrugem de peças metálicas, além de desalinhar o encontro das peças.

3. Manutenção do piso de madeira

Limpando pisos de madeira

Aprender a limpar pisos de madeira é essencial para proteger e manter seu belo investimento. Uma vez que ali a sujeira não se esconde tanto no tapete, você pode até pensar que seja necessário viver limpando o piso, mas não é bem assim.

Siga algumas dicas simples para manter tudo em ordem:

Limpeza diária — varrida simples

Dar uma boa varrida com uma vassoura de microfibra ou passar um pano no local será a melhor defesa contra arranhões e danos superficiais. Essas vassouras são ótimas, inclusive, para acabar com as partículas e outros alérgenos domésticos.

Limpeza semanal — água e produtos

A manutenção semanal lidará com as áreas mais difíceis de alcançar. Aspiradores e esfregões úmidos são ideais para eliminar a sujeira de áreas problemáticas, como cantos e espaços entre cada peça de madeira.

No entanto, aspiradores requerem um cuidado extra, para que seja feita a limpeza sem danificar o piso. Tome cuidado para não bater as peças plásticas de sucção diretamente no chão e também tenha atenção às rodinhas, para não riscar o local.

Por fim, também é possível limpar com um pano úmido, mas sem exagerar na água, afinal, isso pode fazer a madeira inchar com o tempo.

4. Conservação do piso de mármore ou granito

Pisos em mármore e granito costumam ser investimentos bem altos, por isso, nada mais justo do que cuidar muito bem dos materiais que você instalou em sua casa. Os cuidados são muito simples mas, apesar disso, essenciais. Acompanhe estas dicas de conservação:

  • não abra mão da impermeabilização;
  • tenha muito critério durante a instalação, dando preferência a bons profissionais e evitando desníveis ou infiltrações;
  • cuidado para não derramar líquidos na superfície, como café, vinho e produtos oleosos;
  • faça uma boa limpeza diária com água, detergente neutro e um pano macio;
  • mantenha os materiais abrasivos e alcalinos longe das pedras.

5. Conservação da casa de praia

Por fim, ter uma casa na praia é o sonho de muitas pessoas. Apesar disso, a posse de um imóvel desse tipo deve ser muito bem pensada e estudada, a fim de não transformar seu sonho em pesadelo.

A primeira questão a se considerar é a maresia, a grande responsável pelo processo acelerado de deterioração dos móveis e de algumas partes da própria casa. Para tal, opte sempre por produtos e materiais que sejam mais resistentes e próprios para esses ambientes.

Com isso, a melhor estratégia é planejar bem a compra dos mobiliários do local. Por exemplo, evite móveis, janelas e tudo o mais em aço, já que eles poderão sofrer muita oxidação pelo excesso de sal no ar, trazido pela maresia.

Se você não morar no local, tenha ainda mais atenção a todas essas situações. Assim, limpe tudo muito bem com água sanitária, evite deixar caixas ou produtos que possam embolorar, não deixe janelas abertas para que a umidade não adentre o local. Já para casas com piscinas, nunca esvazie totalmente a área. Em vez disso, mantenha-a coberta e com água sanitária para evitar proliferação de doenças.

E, por falar em decoração ideal, ela não serve apenas para casas de praia, e sim para todos os tipos de ambiente. Para tal, além das dicas de conservação que apresentamos aqui, deixamos também outra dica para você: a de como a decoração ajuda a diminuir o estresse do dia a dia. Acompanhe este outro post e saiba mais!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola