Conceito Duratex

Na hora de repaginar o lar e deixá-lo ainda mais requintado, aconchegante e com a sua cara, os aplicativos de decoração podem ser grandes aliados.

Especialmente quando eles te ajudam a explorar as tendências de décor, a testar alternativas para otimizar os ambientes e a lidar com o processo de reforma sem a necessidade de um grande orçamento ou da complexidade de mão de obra.

Por essa razão, listamos 5 aplicativos gratuitos, para iOS e para Android, que você não pode deixar de ter no seu celular e que serão de grande ajuda no processo de (re)decorar. Confira:

1. Conceito Duratex

O 1º app da nossa lista de aplicativos de decoração é o Conceito Duratex, e isso não é à toa. Afinal, muitas vezes você está em busca de repaginar o lar, mas não mexe no piso devido aos custos com mão de obra.

Além disso, a indecisão sobre os modelos de pisos possíveis para cada cômodo se torna mais um agravante, já que você não quer correr o risco de mudar tudo e, no final, não gostar do resultado.

Porém, com o Conceito Duratex, esses problemas acabam. O motivo disso é que esse app disponibiliza um simulador que permite que você teste diferentes revestimentos em cada ambiente — como sala, quartos ou banheiro — até chegar à opção que mais harmoniza com cada um.

Mas não só isso: você pode variar as cores, os formatos e os tamanhos dos revestimentos. Assim, é possível garantir que você fez a escolha para a sua casa.

2. MagicPlan

O MagicPlan, por sua vez, tem uma função muito especial: ele permite que você crie a planta baixa da sua casa. E não é preciso que você mesmo meça cada centímetro ou realize desenhos mirabolantes do imóvel e depois insira os dados no app.

Nada disso! Basta que você ligue a câmera do seu celular e tire fotos de cada ambiente.

A partir da captura das imagens, o aplicativo faz todo o trabalho por você, calculando as medidas e elaborando a planta de maneira interativa, com recursos de inclusão de entradas e de saídas da residência.

Com esse recurso em mãos, você pode criar uma decoração que lhe permite explorar o uso dos espaços — tanto horizontais quanto verticais — de maneira mais produtiva e inibir erros comuns que atrapalham a circulação e a iluminação dos cômodos.

Outro benefício do MagicPlan é que você planejará com mais eficiência a instalação do mobiliário e o uso de objetos decorativos pelo ambiente.

3. Crie Suvinil

Crie suvinil

Escolher as cores de um cômodo sempre é uma tarefa que exige pesquisa, imaginação e bom gosto.

Justamente por isso, tantas pessoas ficam insatisfeitas quando se dão conta que optaram por uma tonalidade que diminui visualmente o espaço, tornam-o mais escuro e até mesmo mais quente.

Porém, é possível evitar esses problemas com o Simulador Suvinil. Isso porque você fotografa uma ou mais paredes de um recinto e, com a ajuda do app, aplica mais de 1,5 mil tons diferentes sobre a superfície que desejar.

Dessa forma, você pode realizar inúmeros testes para encontrar a cor perfeita para o quarto ou para a cozinha, por exemplo. Porém, não se engane: você não precisa se restringir apenas às cores para renovar o local.

Pelo contrário: o aplicativo pode servir, também, como uma ferramenta para buscar inspiração e descobrir qual é a paleta de cores ideal para você investir naquele pôster, papel de parede ou adesivo para azulejo que tanto queria para criar um cômodo moderno, criativo e repleto de personalidade.

4. Tok&Stok DecoRA

Outro aplicativo bastante útil para a décor da sua casa é o Tok&Stok DecoRA. Isso porque ele funciona com a tecnologia de realidade aumentada e permite que você use a câmera do seu smartphone para testar qual o mobiliário se adequa melhor ao cômodo que está sendo filmado.

Você pode, por exemplo, utilizá-lo na sala e inserir da biblioteca de imagens de móveis em 3D — como sofá, pufes e racks — e arrastá-los para a posição que desejar no recinto. Além disso, pode mudar a cor e até os acabamentos dessas peças para personalizá-los ao seu gosto.

Ou seja, com esse app, você consegue planejar o estilo de decoração e evita comprar mobília em excesso, gastando com itens que não terão serventia no dia a dia e só vão ocupar espaço.

Com isso, você:

  • otimiza o cômodo, deixando-o mais funcional;

  • valoriza as áreas de circulação;

  • e deixa o local com uma melhor ventilação, principalmente se for um ambiente pequeno.

De quebra, ainda facilita a organização e a limpeza para você e para a sua família.

5. MEPRO

Por fim, temos o último dos aplicativos de decoração que você não pode deixar de ter no seu celular: o MEPRO. Afinal, ele foi projetado para ajudar quem deseja decorar a casa, mas precisa lidar com o pouco espaço de lugares como a cozinha — característica recorrente em apartamentos pequenos.

Isso requer, muitas vezes, o uso de móveis planejados. E a dificuldade de encontrar eletrodomésticos que encaixem e harmonize com o espaço nem sempre é fácil. Mas, com o MEPRO, a tarefa de encontrá-los se torna muito mais simples e rápida.

Isso porque basta você tirar as medidas das áreas destinadas aos aparelhos — como geladeira, fogão e micro-ondas — e as inserir no app. Uma vez feito isso, ele lhe mostrará onde encontrar o produto perfeito de acordo com essas especificidades.

Mas não só isso: ele também indica a marca, oferece opções de cores e formatos e indica as alternativas com melhor custo-benefício para você economizar não apenas dinheiro, mas também tempo.

Com a seleção de aplicativos de decoração que listamos ao longo deste post, você vai otimizar o seu tempo e transformar o seu lar, deixando-o mais requintado e aconchegante, com soluções simples e práticas.

E o melhor: sem precisar gastar muito para garantir uma décor funcional. Portanto, não perca tempo e baixe-os agora mesmo!

Aproveite o tema deste post e leia também sobre como decorar com papéis de parede sobre séries!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola