beleza oriental

Você quer levar o charme e a beleza da decoração oriental para a sua casa? A decoração oriental, minimalista e elegante, tem cada vez mais encantado os brasileiros. Seus adornos e composições harmônicas levam paz e tranquilidade aos ambientes da sua casa. São vários estilos inspirados em países asiáticos como o Japão, a China, a Índia, a Indonésia entre outros. Preparamos dicas para você conhecer um pouco sobre essa rica cultura milenar e levar a simplicidade e elegância da decoração oriental para a sua casa.

Múltiplos estilos na decoração oriental
Uma característica da decoração oriental é a fusão de vários estilos. O estilo japonês, simples e minimalista, traz elementos da natureza e as cores predominantes são vermelho, ouro e jade. Elementos naturais como folhas de bambu e flores de cerejeira estão presentes em estampas e nos objetos decorativos.

A decoração indiana é bem colorida e ousada, repleta de ícones culturais. O elefante, animal sagrado para os hindus, simboliza estabilidade, sabedoria e persistência e, nas casas, está presente em adereços para atrair essas qualidades e as boas energias. Ganesha é um deus hindu que tem cabeça de elefante em corpo humano e é a divindade da sabedoria.

A decoração da Tailândia e da Indonésia são bem parecidas, mais rústicas e místicas. Uma característica marcante são os tecidos de cores vibrantes e os objetos de madeira trabalhada. Elementos decorativos de bambu e fibras naturais complementam a decoração oriental inspirada nesses países.

Minimalismo nos móveis e acessórios

apelo esteticoO essencial, sem exageros, é a marca da decoração oriental. No estilo japonês, linhas retas e definidas, valorizam o espaço com equilíbrio e sofisticação. Para quebrar a sobriedade, elementos decorativos como almofadas, podem vir com estampas de pássaros ou flores de cerejeira, típicas da decoração estilo japonês.

Usar pouco móveis proporciona uma sensação de leveza e amplitude aos ambientes. Mesas e cadeiras de madeira, em geral são baixas e retangulares na decoração oriental. O chão é muito utilizado pelos orientais, por isso almofadas podem ser usadas no lugar de cadeiras. Tapetes de sisal ou bambu complementam o ambiente. A cama baixa, quase ao nível do chão é característica da decoração oriental. A cama futon, colchão feito com camadas de algodão colocado sob um tatame de madeira é simples, elegante e confortável ao mesmo tempo.

Peças típicas da decoração oriental
Os biombos são peças típicas da decoração oriental e são muito usados para dividir ambientes integrados ou para dar privacidade para trocar de roupa. Feitos de materiais naturais como o bambu, leves e dobráveis, são super versáteis, e você pode trocá-los de lugar quando quiser, sempre renovando a decoração.

Os objetos de decoração orientais tem um apelo estético maravilhoso. São ricos em cores, formas, aromas e texturas e ficam lindo no design de interiores. Pequenas estátuas de Buda, chapéus orientais, pinturas de rolagem asiática são alguns adereços típicos da decoração oriental. Elementos naturais como pedras, cortinas de bambu e texturas orgânicas, complementam a decoração oriental de forma equilibrada e harmônica.

O ideal é eleger um país ou tema oriental na hora de decorar, o que facilita a escolha dos elementos decorativos.

A natureza como inspiração
Temas ligados a natureza predominam no estilo oriental, reproduzindo paisagens e tons naturais. Tons claros como branco, creme, terracota e verde são muito utilizados na decoração oriental. Desenhos de árvores e flores de cerejeira estão sempre presentes em peças de decoração oriental no estilo japonês. A cerejeira representa renovação da vida, amor e felicidade. Adesivos de parede de letras japonesas dão um toque de charme na decoração.

As fontes de água, na sala, no quarto ou no corredor, criam uma atmosfera de tranquilidade e serenidade no ambiente. O som da água relaxa e leva para a sua casa a sensação de contato permanente com a natureza. Para complementar, acenda incensos e velas que ajudam a compor o clima de paz e aconchego.
A iluminação na decoração oriental
A luz natural deve ser explorada nesse estilo de decoração, buscando aproveitá-la o máximo possível. Lanternas japonesas ou chinesas ajudam a iluminar e acrescentam charme e elegância em qualquer ambiente. Velas aromáticas podem ser utilizadas no banheiro. A iluminação oriental tem um toque étnico e moderno ao mesmo tempo.

Cantinho do chá
O chá é um elemento que faz parte da cultura oriental e está presente em vários momentos do dia. É um hábito saudável para ser incorporado na rotina. Reserve um espaço da sala com uma bandeja e xícaras de chá, com motivos orientais, para servir para sua família e para os convidados.

Gostou das nossas dicas para levar a simplicidade e a elegância da decoração oriental para a sua casa? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião!

Conheça a loja

Escrito por QCola