decoracao rustica

Quando o assunto é decoração rústica, a parede de tijolinhos aparentes tem sido uma queridinha, por combinar praticamente com qualquer ambiente da casa, por se tratar de um item versátil, é um recurso que pode ser utilizado do banheiro á fachada, deixando o ambiente moderno e descolado ao mesmo tempo sem nenhuma restrição!

Como criar uma parede de tijolos a vista?

Escolha o local ideal, lembre-se sempre de contar com os espaços de tomadas e extensões, corte estrategicamente os tijolos para que as tomadas fiquem de fora. Aplique argamassa apenas no lado do tijolo que ficará fixado na parede, para que a argamassa não fique aparecendo.
A escolha do acabamento vai depender do jeito que você deseja a decoração do seu ambiente. Por isso vai ai algumas dicas de acabamento:

  • Natural: é mantido a cor natural, com um tom alaranjado, e impermeabilizado.
  • Pátina: tijolo é pintado e posteriormente lixado.
  • Demolição: retirando o reboco da parede, se obtém uma aparência mais rústica.
  • Pintado: tinta sobre a parede, sem lixar, nesse caso utilize a tinta 100% acrílico.
  • Junta seca: o rejunte não fica aparente, dando a ideia de que os tijolos estão sobrepostos.
  • Junta frisada: o rejunte fica pouco aparente, dando uma profundidade entre os tijolos.
  • Junta cheia: o rejunte fica no mesmo plano que os tijolos, deixando a parede plana.

 

Papel de Parede

Papel de parede

Se você não tem muito tempo, e não quer ter tanto trabalho assim, a outra dica são os papéis de parede de tijolinhos, com o efeito super real e em diversas tonalidades, você consegue o mesmo efeito visual dos próprios tijolinhos.
Escolhendo o modelo ideal para o seu ambiente, você mesmo pode aplicar, pois já existem no mercado, papel de parede alto colante, ou seja, sem necessidade daquela trabalheira com cola que havia antes.
O Papel de Parede pode reduzir o custo da reforma, combinando com diversos estilos, acaba se tornando protagonista da decoração de qualquer ambientes.
Você já deve ter visto muitos projetos de décor com tijolinhos a vista, mas agora chegou o momento de escolher o seu estilo preferido, e ter o seu ambiente transformado com o uso desse material na sua casa. Inspire-se!

 

  • Industrial: o estilo industrial pode ser aplicado a qualquer ambiente da casa, utilizando além da parede de tijolos aparentes, com elementos em metal, ferro, tubulação aparente, ou madeira. Deixando assim o ambiente rústico com aquela cara de fábrica antiga, mas com ar de sofisticação. Para esse estilo de ambiente aposte em cores terrosas e neutras, o cinza e o preto também podem combinar com esse tipo de ambiente caso queira dar um toque mais masculino.
  • Envelhecido: o aspecto envelhecido ou descascado, trás uma proposta de decoração mais retro ou romântica, pode ser utilizado em ambientes como salas e quartos, com cores mais claras, ou como se tivesse com uma pintura branca desgastada. E para deixar esse ambiente mais romântico, conte com objetos decorativos com estilo retro, dando cor e vida ao ambiente.
  • Clean: para quem gosta de uma proposta mais sóbria, a sugestão é combinar os tijolinhos com móveis e objetos de decoração mais claros, de preferência branco, deixando seu ambiente com tonalidades neutras e elegantes, vale escolher mesas de madeiras, castiçais, e luminárias penduradas no teto.
  • Colorido: Já para quem tem um estilo mais despojado, pode abusar das cores nas paredes com tijolinhos, aproveitando a rusticidade e dando um toque de cor no ambiente. Uma parede azul, rosa, verde, vermelho, e até mesmo o preto para uma composição Black and White com objetos coloridos, por exemplo.
    Você pode combinar com o restante da décor, como quadros, abajur, fazendo com que as cores conversem entre si, deixando seu ambiente bem despojado.
  • Detalhes: caso você não tenha uma parede toda disponível para os tijolinhos, você pode utilizar colunas, pilar, espaços entre os ambientes, um nicho ou painel na parede, formam pequenos detalhes com muito estilo. No quarto pode ser utilizado como peça chave decorando a cabeceira da cama, deixando o ambiente ainda mais charmoso.

As inspirações são inúmeras, e o difícil mesmo, é não se apaixonar pelo tijolinhos a vista, escolha a que mais combina com seu estilo e mãos a obra!

E se você curtiu nosso post, não esquece de compartilhar lá nas redes sociais!! 😉

Conheça a loja

Escrito por QCola