Alternativa mais barata que revestimentos convencionais

Quando decoramos nossa casa, geralmente deixamos de lado o banheiro. Muitas pessoas, inclusive, ficam com medo que os itens colocados neste ambiente acabem pegando umidade e estragando, mas nem sabem que existe o papel de parede para banheiro!

Felizmente, nos últimos anos, tem aumentado a demanda para deixar a casa bonita e aconchegante por inteiro, e hoje existem muitos materiais que são resistentes e adequados para esse cômodo.

Pensando nisso, criamos, no post de hoje um miniguia com as principais informações sobre o uso de papel de parede nesse ambiente. Se interessou? Então, acompanhe!

Vale a pena usar papel de parede no banheiro?

O papel de parede é um item essencial na vida de quem quer deixar a casa mais elegante e com uma cara diferente, sem precisar fazer reformas. A aplicação é tão simples que pode ser colocada por você mesma, bastando ter tempo disponível e um pouco de habilidade!

Se você preferir deixar a tarefa nas mãos de outra pessoa, não gastará muito, por se tratar de um serviço de baixa complexidade e que leva poucas horas para ficar pronto.

Além disso, é uma alternativa muito mais barata que revestimentos convencionais, como ladrilhos e porcelanatos, e sua aplicação pode ser feita em casas alugadas, pois é fácil de remover.

Quais são os tipos de papel de parede?

Atualmente temos três principais tipos no mercado: o papel de parede comum, que é fabricado com fibras de celulose; o vinílico, que é feito de folhas finas de PVC; e o TNT, que é uma espécie de tecido.

Os papéis de parede também se caracterizam pelo tipo de aderência: existem aqueles que necessitam que seja aplicada uma cola própria, e os mais práticos, que são autocolantes.

Quanto aos modelos, existem inúmeras estampas e algumas até imitam texturas, como tijolinhos ou madeira. Eles geralmente são vendidos em rolos com vários metros de comprimento.

Qual o melhor tipo de papel de parede?

Papel de parede Vinilico

O tipo vinílico é o papel de parede para banheiro ideal, pois este acabamento é mais apto a suportar a umidade — ele também é muito utilizado em cozinhas, pelo mesmo motivo.

Apesar de ser mais resistente que o papel de parede comum, o seu valor não é tão mais alto, já que é feito de PVC, um material de baixo custo. Os preços variam de acordo com a marca, o tipo de cola e a popularidade da estampa, mas é possível encontrar peças de 4m² de papel de parede vinílico a partir de R$60 ou R$70.

Qual o custo total para instalar papel de parede?

Isto dependerá, principalmente, do valor do modelo escolhido e do tamanho da área de aplicação — muitas pessoas optam por instalar um belo papel de parede chamativo em apenas uma parede do cômodo, para dar um charme especial; outras, usam modelos mais neutros e acabam preferindo colocá-los em três ou quatro.

Mas, fora o valor do papel de parede, que é a primeira coisa que você deverá pesquisar, calcule também custos com as ferramentas necessárias, como espátulas, luvas, trenas, estiletes, misturadores (caso o papel não seja autocolante). Isso além dos materiais necessários para deixar a parede preparada para recebê-lo, ou seja, lisa e sem buracos — lixas, massa corrida, fundo preparador para gesso, etc.

Posso instalar em todas as paredes?

No banheiro, é recomendado evitar as paredes que ficam diretamente em contato com o chuveiro ou banheira. Apesar de o papel de parede vinílico ser resistente, o contato direto com a água, e principalmente com o vapor do chuveiro, diminuirá muito sua vida útil.

Caso em sua casa o box seja de quatro lados e não haja contato direto da água do banho com o papel de parede, não há nenhum problema. Também não há contraindicações na instalação de papel de parede junto à pia, pois ele é resistente a respingos eventuais. De fato, esta é uma das aplicações mais charmosas para um banheiro.

Quais são os cuidados necessários?

Sempre que o papel de parede estiver molhado, enxugue com um pano seco, para evitar que descole. Quando estiver sujo, é permitido limpar com panos úmidos ou esponja. Caso esteja apenas empoeirado, pode-se usar somente uma flanela, seca ou úmida, ou espanador de pó.

Jamais use produtos de limpeza abrasivos, optando, se necessário, por sabão ou detergente neutros. Além destes cuidados, é essencial verificar as instruções específicas do fabricante para cada marca e modelo. Ao seguir estas recomendações, a vida útil do seu papel de parede pode chegar a até dez anos.

Como fazer a aplicação?

Primeiramente, calcule a área de aplicação, para saber quantos rolos de papel de parede serão necessários. Compre pelo menos 10% a mais que o necessário para evitar que falte, ou que haja cortes no desenho.

Caso sua parede esteja em bom estado, sem buracos e falhas visíveis, basta lixá-la para deixar o acabamento perfeito.

Antes de começar a aplicação, misture a cola se for o caso, desligue a eletricidade se houver alguma tomada na área onde será aplicado, e proteja com papelão o local onde você cortará o papel, para evitar marcas de estilete no chão ou na mesa.

Depois disso, basta cortar o papel em pequenas faixas de cerca de 10cm, com a ajuda de uma régua, sempre tomando cuidado para manter a continuidade do desenho na próxima faixa. Se necessário, marque a lápis o ponto da parede onde ele começará a ser colado.

Aplique a cola no lado contrário à estampa e coloque cuidadosamente na parede, alisando com as mãos para evitar bolhas. Repita, sempre alinhando o papel para que o desenho fique contínuo.

Quais são as vantagens do papel de parede no banheiro?

Além do baixo custo, conforme mencionamos acima, o papel de parede poderá dar a impressão de que o cômodo é maior, fazer a casa parecer mais nova e ainda proteger as paredes. Sem contar a sensação de aconchego que sentimos quando nossa casa está bem decorada.

Para quem pretende vender ou alugar seu imóvel, também é uma excelente ideia decorá-lo desta forma, pois o colocará num padrão muito mais alto, com esforço e gasto muito pequenos.

Agora que você sabe que papel de parede para banheiro existe e é algo muito simples, pode começar a se planejar para deixar sua casa muito mais bonita. Se você gostou deste post e ele lhe foi útil, assine nossa newsletter na coluna ao lado e receba mais conteúdo como este!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola