Personalidade

Quando pensamos em mobiliar uma casa, logo pensamos na sala de estar, na cozinha, no quarto… mas e o lavabo? Pois é! Apesar de ser um ambiente importante na casa, raramente lembramos dele e damos importância para a decoração do lavabo 

Devemos lembrar que este espaço é o cartão de visitas de uma casa. Afinal, a sua visita provavelmente não conhecerá o seu quarto, mas a sala de estar e o lavabo com certeza.

Pensando nisso, separamos algumas sugestões de decoração do lavabo para te ajudar a personalizar também este espaço.

Adiantamos que há opções para todos os perfis: clássico, descolado, moderninho ou vintage. Confira!

Decoração do lavabo: Personalidade em todos os cantos da casa

No planejamento da decoração dos espaços que compõem a sua casa ou apartamento, os especialistas aconselham que você ponha a sua personalidade nestes lugares.

Pergunte-se: o que eu gosto? O que eu espero deste ambiente? O que eu quero que as pessoas sintam ao visitar minha casa?

Esta regra também vale para o lavabo, ainda mais tendo em mente que ele é um local pessoal, mas, ao mesmo tempo, cartão de visita da sua casa.

Além disso, você deve lembrar que o lavabo e as outras partes de seu lar fazem parte de um conjunto. Portanto, eles devem ser harmoniosos e equilibrados.

Cada espaço tem uma função e nunca será totalmente igual ao outro. Mas, no planejamento da decoração do lavabo, por exemplo, não deixe de pensar na identidade visual da sua casa.  

  • Cores

As cores são as responsáveis por definir a identidade dos diferentes ambientes de uma casa. As paredes são importantes para pensar as outras partes da decoração do lavabo.

Você pode optar por simplesmente pintá-las. Neste caso, sugerimos principalmente cores mais neutras, como branco, gelo e creme, iluminando o ambiente e dando um ar de leveza.

Caso outras partes da sua casa também estejam pintadas de cores mais fortes, você também pode torná-las a cor do seu lavabo. As paredes podem ser lisas ou você pode trabalhar com texturas, pastilhas, papel de parede, fazendo desenhos e pinturas especiais.

Outra opção, que, diga-se de passagem, é bem interessante, é a utilização de papéis de parede. As casas com lavabos revestidos com papel de parede apresentam um estilo mais autêntico, contemporâneo e com muita personalidade.

Mas vale ressaltar que, para esse tipo de ambiente, alguns papéis de parede não são indicados, devido a umidade. Por isso, faça uma pesquisa e veja se o papel de parede para o seu lavabo realmente apresenta as características necessárias para garantir uma decoração estilosa e que dure por muito tempo.

  • Móveis pequenos

Atualmente, a maioria das pessoas mora em apartamentos e não dispõe de muito espaço disponível. Para evitar apertos e acidentes graves, é interessante planejar os móveis pensando nas dimensões do espaço em que você mora.

O mesmo vale para a decoração do lavabo. Por vezes, ele será o menor cômodo do seu lar e por isso ele pede atenção redobrada na hora de escolher os móveis. Os especialistas nesta área recomendam que o espaço de circulação seja em torno de 80 cm a 60 cm de um móvel.

Por isso, escolha um vaso sanitário de tamanho adequado. É indicado que ele seja fixado paralelamente a pia, para que haja um espaço de circulação em sua frente.

Se possível, também escolha móveis embutidos, como armários de parede. Há os superiores, feitos para armazenar produtos de higiene pessoal, e os inferiores, onde se pode armazenar produtos, como estoque de papel higiênico, sabonetes, etc.

As bancadas também são móveis interessantes, práticos e que deixam boa margem de espaço livre no lavabo. Tanto armários quanto bancadas, além de poupar espaço, são ótimas maneiras de deixar o local organizado.

  • Decoração
    Restante da casa

Dependendo dos móveis que você escolher, pode-se pensar no tipo de decoração do lavabo ideal para o seu caso.

Você pode colocar flores artesanais (no caso das naturais, que sejam as que não precisam de tanta iluminação para sobreviver), suportes personalizados para sabonetes, suportes para pendurar papel higiênico, potes para colocar escovas (caso não seja possível guardá-las no armário), dentre outros detalhes.

Alguns especialistas também indicam que a decoração do lavabo pode seguir a mesma natureza que a sala de estar, sendo ambos os espaços que cartão de visita de uma moradia.  Dê uma olhada na decoração da sua sala de estar e siga a mesma decoração para o seu lavabo.

Se quiser inovar e ousar, também não há problemas. Pense o porque quer tornar o lavabo uma peça diferente dos outros ambientes de sua casa e que tipo de decoração do lavabo pode agregar valor a sua residência como um todo.

  • Espelhos

Os espelhos são peças fundamentais em uma casa. Para escolher e combinar um conjunto de roupas, escovar os dentes, maquiar-se ou dar uma olhada no visual antes de sair ou abrir a porta para visita, você sempre vai correr para dar aquela conferida em frente ao espelho.

Além de ser super útil, eles são peças importantes para a decoração do seu cantinho. No caso da decoração do lavabo, esta regra não é uma exceção. O espelho posto neste local desempenha, novamente, uma função necessária para manter seu look.

A ausência de um espelho no banheiro não é recomendada. Uma visita, ao chegar na sua casa e precisar de um espelho, provavelmente vai pedir para usar o banheiro, pois espera encontrar um neste espaço. Não deixe de pensar nisso.

Além disso, o espelho, combinado com a iluminação, também traz uma sensação de amplitude do local.

Há diversos tipos de espelho, para diversos perfis de clientes como também para os variados espaços disponíveis em um lavabo de casa ou apartamento.

Se você optar por adquirir um armário embutido de parede, provavelmente ele virá também com um espelho embutido. Esta opção é interessante para poupar espaço e também muito prática.

Mas você também pode escolher um espelho avulso para seu lavabo.  Pense se quer com ou sem moldura. Recomendamos que ele seja um espelho facial, pois os de corpo todo exigem mais espaço e podem ser afixados em outros espaços, com o quarto.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de decoração para lavabo.  Se preciso, procure ajuda de especialistas como arquitetos e designers de interiores para ajudá-la com seu caso.

Conheça a loja

Escrito por QCola