cor branca predominante

O estilo Escandinavo surgiu no norte da Europa, na região da Escandinávia, que é composta pelos países da Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca, no século XX. Inspirado nas paisagens da região, no artesanato e principalmente no clima. Sim! No clima, pois essa região tem o inverno muito prolongado e com um grande período de escuridão, ou seja, eles passam dias e até meses sem ver a luz do sol. Por conta disso, a grande maioria dos ambientes decorados nesse estilo tem o branco como cor predominante, com janelas grandes para que assim que o sol volte a brilhar, ilumine ao máximo esse ambiente, e por mais tempo já que por lá é muito escuro.

Com o estilo pouco usual, mas que vem ganhando cada vez mais adeptos

E se você já é um apreciador do estilo escandinavo, e busca novas formas de trazê-lo para dentro de casa, aqui vai algumas dicas para te inspirar!

 

Principais elementos:

 

  • Madeira: pode ser utilizada nos móveis, e nos revestimentos da parede ou piso.
  • Tecidos: por ser uma região muito fria, os tecidos como, linho, lã, algodão e as peles costumam serem deixadas no sofá ou poltrona para aquecer o ambiente.
  • Plantas: inspirado nas paisagens, as plantas fazem parte da decoração trazendo o verde da natureza para dentro de casa.
  • Luminárias: para quebrar toda essa escuridão dos dias que parecem noites, é utilizado luminárias de diversas formas, com cores mais quentes dando mais um toque de luminosidade no ambiente.
  • Quadros: quase que obrigatórios nesse estilo de décor, os quadros ficam apoiados no chão, em móveis ou prateleiras, mas caso você não tenha esse espaço pode fazer uma parede composta por vários quadros, com molduras preto e branco.
  • Vidros e cerâmicas: ainda pensando nessa questão da luz, os vidros e cerâmicas trazem esse ar de luminosidade ao ambiente, o vidro por ser em sua maioria das vezes transparente, transmite luz e amplitude. As cerâmicas podem ser utilizadas nas cores claras como bege, cinza ou branco.

 

Ambientes

 

Moveis de madeira

  • Sala: aposte em pisos brancos ou bem claros. No sofá nas cores cinza, bege ou branco,as almofadas, mantas ou tapetes podem ter mais cores, porém ainda em tons mais claros, como por exemplo, a palheta de cores Candy Color, ou seja cores mais doces.
  • Quarto: a polêmica é a arrumação! Pois as camas costumam ficar meio que desarrumadas, como se tivesse acordado e não tivesse arrumado a cama. Mas se é uma coisa que te incomoda muito, você pode deixar o lençol e a colcha mais arrumados e jogar uma manta mais desarrumada em cima, somente para manter o estilo. Já os armários, são substituídos por araras, também em tons claros ou amadeirados. Outra característica são as janelas bem grandes para trazer mais luminosidade para esse ambiente.
  • Quarto Infantil: Seguindo quase as mesmas regras que a sala, e que também predomine as cores da palheta Candy Color, com móveis em branco ou amadeirado.
  • Cozinha: dominando o minimalismo e a simplicidade, nada de acessórios pendurados, tudo bem simples! Use e abuse nos tipos de madeira, como madeira de demolição nos balcões ou uma mesa de madeira bem grande no meio da cozinha, ou as vigas também em madeira aparecendo. No revestimento pode ser utilizado os tijolos brancos, harmonizando com plantas e flores em vasos.

 

Para não errar!

 

  1. Formas: escolha os móveis e acessórios em linhas retas, nada de curvas ou móveis mais arredondados.
  2. Paredes sempre brancas.
  3. Pontos focais: Por ser um ambiente praticamente todo em branco, tenha pontos de cores, em pequenos detalhes da sua decoração, como almofadas, mantas, tapetes e etc.
  4. Janelas em destaque: não obstrua sua janela, pois elas são fonte de luz! Aposte em cortinas de tecidos leves, que facilite na passagem da luz, deixando a sua janela o mais simples possível.
  5. Preto e Branco: use e abuse do PeB, use em detalhes como molduras de quadro.
  6. Tons de azul: utilize tons de azul em detalhes da decoração.
  7. Cactos: além de estar em alta, os Cactos podem ser utilizados como parte da decoração em vários tamanhos, dando mais cor na sua decoração!
  8. Busque sempre o minimalismo, com poucos elementos deixando seu ambiente bem clean.
  9. Utilize estampas como Chevron, Pied de Coq, Sinal de adição em detalhes da decoração.
  10. Lembre-se menos é sempre mais!

 

O estilo escandinavo,traz a combinação entre o equilíbrio e o aconchego o resultado é esse, uma atmosfera de simplicidade, alegria e conforto em qualquer ambiente da casa!

Curtiu as dicas do estilo escandinavo? Agora é só escolher o ambiente e decorar!

E não deixe de compartilhar essas dicas com os amigos nas suas redes sociais através do nosso post. 😉

Conheça a loja

Escrito por QCola