Ampliando visualmente o ambiente

A capacidade de ampliar visualmente o ambiente é, sem dúvida, a maior colaboração dos espelhos na decoração. Mas tal característica é apenas um dos benefícios de usar esses objetos para o resultado final de qualquer décor.

Continue lendo o post e entenda por que a influência dos espelhos na decoração é tão notável!

Influenciam no tamanho do ambiente

Como mencionamos no início do texto, sabemos que os espelhos podem causar a sensação de que o ambiente é maior. Mas você sabia que também pode usar a ilusão de ótica para causar uma sensação contrária, ou seja, de que o local é menor? Confira como usar esse truque de acordo com o seu objetivo!

Ampliar ambientes 

O espelho deve ser colocado na horizontal ou na vertical, formando um ângulo de 90 graus com o piso. Se ele ocupar grande parte ou toda a parede, esse recurso pode fazer com que o espaço dobre de tamanho, além de dar a impressão de profundidade.

Mas cuidado! Ao ampliar o lugar, seus defeitos são evidenciados, ou seja, sem querer, você pode valorizar falhas que o projeto possa ter. 

Diminuir ambientes

Cômodos muito grandes, com poucos móveis e poucas peças de decoração, podem ficar pouco aconchegantes. Resolva esse problema estreitando a perspectiva do local, usando espelhos com muitas divisões ou diminuindo a angulação do espelho com o chão. 

Trazem sofisticação e funcionalidade às paredes

Se o cômodo for pequeno, como hall, banheiro e sala de estar, escolha apenas uma das paredes para receber o espelho, principalmente se a intenção for fazer com que o ambiente pareça maior.

Se a ideia for usar apenas um espelho, ele pode ser colocado de duas maneiras: em toda a parede ou em apenas uma parte dela. Em relação à altura, o ideal é entre 1,40 m a 1,80 m. 

Já se o local for grande, as possibilidades são muitas. Coloque um espelho grande, na horizontal, na sala de jantar, deixando-a elegante. Dispor dois deles em uma parede muito ampla é outra boa alternativa, mas alinhe-os entre si e com o teto, deixando a aparência equilibrada.

Há, ainda, a possibilidade de colocar apenas um espelho, mas que preencha completamente a parede. 

O visual fica muito sofisticado, mas lembre-se de manter o espelho sempre muito limpo – manchas de dedos são bastante desagradáveis de se ver. Um banheiro grande, a sala de ginástica ou o fundo de um jardim de inverno, são valorizados com esse artifício.

Agora, se o desejo é usar vários modelos pequenos, apenas como parte da decoração, as opções são: intercalar espelhinhos decorativos (com molduras iguais ou diferentes) com quadrinhos, pratos decorativos, entre outros objetos, ou colocar todos eles sem moldura e em diversos formatos geométricos dispostos em uma composição harmoniosa.

Além das paredes, as portas de móveis e armários também podem refletir luz, sendo ideal para closets ou quartos muito pequenos.

Ao comprar peças que já venham espelhadas, fique atento à qualidade do material usado – prefira marcas que tenham garantia contra manchas. Além disso, não exagere nos móveis com espelhos para o resultado não ficar vulgar.

Clareiam o ambiente

Lugares pouco iluminados – por terem janelas pequenas ou em número insuficiente ou, ainda, por estarem em locais que não recebem luz externa – podem ter a luminosidade aumentada com o uso de espelhos.

É mais econômico e ecológico investir nesses objetos que colocar vários pontos de luz, por exemplo, além de ser visualmente muito mais agradável. Opte por molduras prateadas, pois elas também ajudam a refletir a luz pelo local. 

Para trazer claridade ao cômodo, posicione o espelho de modo que a luz natural, ou artificial, incida sobre ele e seja imediatamente refletida, iluminando o lugar.

Mas cuidado para não refletir excessivamente a iluminação, causando desconforto e desarmonia no ambiente decorado. A expressão “menos é mais” também se aplica nesse tipo de decoração. 

Se o local for escuro devido à cor do piso, do papel de parede, ou mesmo dos móveis e cortinas, o uso de espelhos é fundamental para suavizar o espaço, deixando-o menos pesado.

Deixam o espaço mais aconchegante

Clareando e deixando aconchegante

Para quem pretende trazer aconchego e acolhimento a um cômodo, a dica é usar espelhos em pontos específicos para que eles reflitam luzes quentes e amareladas. Opte por uma iluminação indireta, que pode vir de pontos da parede e também do teto, nesse último caso, dê preferência a pequenos focos de luz. 

Os espelhos podem ser colocados logo abaixo dos spots de luz, para que refletirem a claridade pelo local. Outra dica é inserir os pontos de luz atrás do espelho, destacando-o na decoração.

A cor das molduras é capaz de deixar o ambiente com efeito de meia-luz. Para criar esse clima, escolha molduras em metal, em bronze ou douradas.

Para quebrar esse ar romântico – quando se deseja conversar ou ler – instale abajures com luz fria nos cantos das poltronas e dos sofás, facilitando a comunicação entre as pessoas e também a leitura. 

Conferem dramaticidade ao local

Um espelho com uma moldura antiga e muito bonita — como aqueles herdados dos bisavós, e que o próprio herdeiro pode restaurar sozinho  pode e merece ser destacado.

Aqui, vale colocar um foco de luz grande, vindo da diagonal e que incida diretamente sobre peça. Essa luz não deve ser muito clara ou fria, para não causar o efeito “cegueira momentânea”.

Colocar a iluminação atrás desse item, de forma que a luz seja refletida por toda sua volta também confere uma sensação de dramaticidade ao ambiente. Essa técnica é perfeita para ser aplicada em modelos grandes, dispostos horizontalmente por quase toda uma parede. 
 
Um hall ou a parede ao final de um corredor também podem ter esse recurso de dramaticidade. No corredor, opte por um espelho vertical, preenchendo toda parede ou pelo menos a metade dela. 

Deixam a decoração mais requintada

Em banheiros com louças sofisticadas, a colocação de um espelho cobrindo completamente uma das paredes, deixará o espaço ainda mais requintado. Aposte em modelos decorados com acabamento bisotado ou lapidado, que criam uma moldura na própria peça. 

Nos quartos, o apelo decorativo tem um leque de opções personalizadas. Posicione o espelho no chão, na cabeceira da cama ou mesmo no teto, para criar um clima mais íntimo.

Na sala, o detalhe a ser considerado é o tipo de moldura. As rústicas combinam com salas que têm paredes completamente brancas ou off-white. Já as molduras clássicas, como as de estilo barroco ou pintadas em ouro velho, não combinam com decorações modernas, somente com aquelas de mesmo estilo.

Viu como é fácil usar os espelhos a favor da beleza e funcionalidade da sua casa? Agora que você aprendeu sobre a influência dos espelhos na decoração, aproveite a visita no nosso blog e leia também o artigo: 6 dicas para escolher a cor ideal para as paredes da casa.

Escrito por QCola