conforto e elegancia

A procura de um estilo de decoração clássico e elegante para a sua casa? Na hora de decorar, é comum ficar um pouco perdida diante de tantos estilos de decoração. O mais importante é encontrar aquele que mais combine com você. Mas, se o que você busca é um estilo clássico, mais tradicional, com um toque de modernidade e elegância, o estilo colonial é o que você procura.
Nesse artigo, falamos sobre as principais características desse estilo de decoração. Conheça todo o charme e elegância do estilo colonial!

A origem do estilo colonial
O estilo colonial remete-se aos séculos XV ao XVIII, e baseia-se na decoração das casas nas antigas colônias europeias. Nessa época, com o movimento migratório, ocasionado pela expansão marítima, a elite que vivia em grandes metrópoles da Europa estabeleceu-se em colônias. A decoração de estilo colonial estabeleceu-se com o objetivo de levar sofisticação e conforto para as casas na colônia. Com um toque rústico característico, esse estilo de decoração é super aconchegante e elegante ao mesmo tempo.

Principais características da decoração colonial
Dois pontos marcantes do estilo colonial são: a naturalidade e o aconchego. Para ajudar a criar essa atmosfera, móveis rústicos em tons terrosos, como o marrom, harmonizam-se com os tons claros das paredes. Para acompanhá-los, objetos feitos de materiais naturais, como pedra ou bambu, ajudam a compor um ambiente naturalmente aconchegante.

A escolha das cores, dos móveis e dos objetos decorativos deve seguir essa tendência natural, por isso a madeira e objetos antigos, tem um papel de destaque na decoração colonial.

Madeira, madeira, madeira!
classico e elegante

Sem dúvida nenhuma a madeira é o principal material utilizado no estilo colonial. Ela pode estar presente no piso, que em tom escuro, permite um contraste com os tons claros da parede. Uma alternativa ao piso de madeira, é usar um papel de parede de madeira. Fica super charmoso e dá um toque de modernidade para a decoração.

Os móveis de madeira também devem ser preferencialmente de tom escuro, e combinam muito bem com sofás e poltronas de tecido, com estampas florais e de listras, sempre em tons neutros e cores claras.

Utilize elementos decorativos que tenham história
A decoração colonial nos remete ao antigo devido a sua origem. Nesse estilo, os elementos decorativos clássicos e que tenham história, como candelabros, baús, tapetes e tecidos de fibras naturais são os mais indicados. A ideia é criar um ar de conforto e naturalidade nos ambientes, com muito charme e elegância. Peças com design colonial valorizam a decoração, que é ao mesmo tempo, rústica e requintada.

O conforto e a elegância do estilo colonial!
A decoração colonial é tendência até os dias de hoje, sendo que conforto e elegância são as duas palavras que melhor a definem! Os móveis rústicos combinados com a madeira e artigos de fibras naturais tornam esse estilo de decoração único! Não é a toa que o estilo colonial é o preferido daqueles que querem deixar a casa sofisticada e aconchegante ao mesmo tempo!

Frescor para o clima tropical do Brasil
O uso de cores claras e terrosas somado ao uso de materiais naturais e de madeira ajudam a criar um clima de frescor na decoração colonial. O estilo colonial é perfeito para transformar os ambientes da sua casa em espaços agradáveis, cheios de charme e elegância. Como nesse estilo o menos é mais, ou seja, não é necessário muitos móveis e detalhes, os ambientes ficam mais claros com um clima de frescor.

A iluminação no estilo colonial
O primeiro passo para decorar a sua casa no estilo colonial é escolher cores claras para a pintura das paredes. Como nas casas coloniais as janelas eram grandes, entrava muita luz nos ambientes. Hoje em dia, as janelas costumam ser bem menores e a solução é usar tons claros nas paredes. As cortinas devem seguir a paleta de cores das paredes.

As luminárias dão um toque todo especial a qualquer decoração. No estilo colonial elas podem ser de madeira ou de fibras naturais. A ideia é que os ambientes sejam claros, mas com um toque aconchegante. Evite usar lâmpadas frias, a melhor opção são as luzes quentes, pois ajudam a criar o clima de aconchego presente na decoração colonial.

Um toque de modernidade
Se você não abre mão da elegância do estilo colonial, mas quer dar um toque de modernidade na decoração, a dica é usar objetos decorativos atuais e modernos, que misturam madeira e aço. Tapetes ou cortinas com cores mais fortes causam um contraste com a sobriedade do estilo colonial, imprimindo um ar mais moderno e descolado. Uma alternativa para fugir do branco é usar tons pastéis azuis e verdes.
A elegância do estilo colonial nunca sai de moda! O mais importante é você descobrir o estilo que mais combina com você.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião!

Conheça a loja

Escrito por QCola