E possivel decorar a casa com elegancia e sem gastar muito

Se você pensa que para decorar a casa, deixá-la a sua cara ou dar uma repaginada é preciso gastar uma fortuna, estas dicas são mesmo para você. Sofisticação e elegância podem sim fazer parte da sua decoração sem deixar um rombo no seu bolso.

Muitas vezes, quando pensamos em decoração, associamos a gastos altos e até mesmo grandes reformas. De fato, existe essa opção. Mas ela não é regra! Com uma boa pesquisa e um pouco de criatividade, é possível deixar a sua casa tão linda e aconchegante quanto as casas das fotos das revistas de decoração e do Pinterest.

Opções não faltam! E se você tem habilidades manuais e gosta de botar a mão na massa, melhor ainda. Isso pode tornar a missão decoração ainda mais prazerosa e divertida. Trouxemos dicas de ouro para ajudar a planejar sua decoração ou dar um upgrade no visual do seu lar.

Escolha um conceito e defina seu estilo

Para começar, é importante que você avalie suas preferências. Quais são seus estilos, cores, texturas e temas favoritos? O objetivo principal é que a sua casa seja o melhor lugar possível para você e sua família. É lá que vocês vão construir as relações de vocês, receber amigos e guardar lembranças. É fundamental que tenha a cara de todos.

Pense também em qual mensagem você quer transmitir por meio de móveis e artigos decorativos. Com isso em mente, fica mais fácil partir para as escolhas e fazer eventuais mudanças. Avalie também o espaço disponível e a funcionalidade de cada cômodo para começar a elaborar as ideias.

Mude as coisas de lugar ou dê-lhes uma nova função

Essa dica tem gasto zero. Uma boa tática para dar uma renovada no ambiente é mudar móveis de lugar e trocar itens decorativos de cômodos, como tirar o quadro de uma parede e colocar em outra. Não muda totalmente a cara do lugar, mas já dá um tom diferente.

Experimente também dar novas funções a objetos que você já tem. Um nicho pode fazer o papel da mesinha de cabeceira. Já as sapateiras são muito práticas para armazenar outros objetos, como brinquedos, livros e cosméticos. Por sua vez, os pufes que talvez estejam sem lugar no quarto podem ser adotados como mesa de centro.

Procure reciclar e reformar

Sabe aquelas latinhas de massa de tomate ou de leite em pó? Podem virar lindos porta-trecos. Os CDs velhos que você não usa mais podem ser transformados em uma cortina ou um porta-copos. Garrafas de cerveja e de suco podem ser usadas no lugar de jarros suntuosos. Já as garrafas pet podem finalmente realizar aquela sua vontade de ter uma horta em casa.

Em se tratando de reciclagem, o que conta mesmo é a criatividade. Se você não é tão prendado, pode encontrar diversos produtos à venda e por um preço bem em conta!

Também vale apostar na reforma de móveis. Se você tem um móvel de qualidade, é bem mais interessante fazer algumas modificações do que simplesmente descartá-lo e comprar outro. Mudar a cor do verniz, pintar e fazer pátina são alternativas a se considerar.

Deixe-se surpreender por paletes e caixotes

Você já deve ter visto como paletes e caixotes estão se transformando em móveis de qualidade e muito bom gosto para decorar a casa. Então, que tal dar uma chance a eles? Mesclados a itens mais requintados, esses materiais são os queridinhos dos decoradores na hora de dar um ar de modernidade aos ambientes.

Os paletes dão origem a móveis como sofás, cadeiras, cabeceiras para cama box, painéis de televisão, mesas e bancos, entre outros. E o custo? Baixíssimo! Para que fique tudo na medida certa, a ajuda de um marceneiro é muito bem-vinda.

Os caixotes (sim, aqueles de feira) substituem nichos, podem ser usados como estantes e gaveteiros. Com um bom trabalho de pintura, revestimento, adesivação e o que mais a criatividade permitir, ficam encantadores e ainda dão uma força na organização da casa.

Invista em adesivos e papéis de parede

Invista em adesivos e papeis de parede

Fazer uma pintura ou textura fica realmente muito bonito, mas você precisa estar com o orçamento mais gordinho. Mas isso não significa que não tem como dar um toque especial e cheio de charme na sua parede.

Com uma infinidade de cores, estilos e estampas, os papéis de parede dão um ar mais sofisticado a qualquer ambiente. Expressam com elegância o estilo e a essência do cômodo. E podem ser usados em qualquer parte da casa, não somente na sala ou no quarto do casal.

Agora, se a parede já está na sua cor preferida ou se você prefere deixar o ambiente mais clean, os adesivos são uma boa solução. Combinados aos móveis e a outros artigos da decoração, criam propostas divertidas, contemporâneas e de muito bom gosto. É uma opção que tem um preço atrativo e pode ser a “cereja do bolo” do seu projeto de decoração.

Aproveite a beleza das plantas para decorar a casa com charme

Plantas deixam qualquer ambiente mais bonito e agradável com o seu frescor natural. Arranjos coloridos na mesa, pequenos vasos com suculentas e jardins verticais (que podem ser feitos com paletes ou garrafas pet, aliás!) podem ser bons aliados da decoração da sua casa.

Para quem não tem muito tempo ou paciência para cuidar das plantas, há variadas espécies que se adaptam bem a ambientes internos e não necessitam de cuidados diários. Opte por elas.

Não se esqueça do quarto das crianças

Tudo o que falamos você pode aplicar no quarto das crianças. Mas aquele clima de diversão e fantasia não pode faltar, não é mesmo?

Para o cantinho dos pequenos, use e abuse de adesivos dos personagens favoritos deles, aproveite bem as cores e use os próprios brinquedos como parte da decoração. Assim, você não precisa se preocupar em comprar novos artigos e ainda desperta o interesse da criança em deixar os brinquedos organizados.

Com essas ideias, você já está pronto para decorar a casa com estilo, elegância e muita personalidade. Acompanhe nossos perfis no Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest e receba muito mais dicas!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola