Decoraçao quarto menino

Procurando ideias para decorar quarto de menino? Saiba que esse espaço é muito importante para a criança, uma vez que é ali o seu refúgio e grande parte do seu mundo. Portanto, é um lugar onde o menino deve se sentir seguro e confortável. Então, que tal investir numa decoração que reflita o que ele gosta e que tenha a sua personalidade

Para conhecer algumas dicas sobre decoração de quarto de menino, assim como ideias e inspirações, continue lendo este artigo e transforme o quarto do seu filho no lugar preferido dele.

O que é preciso saber para decorar quartos infantis?

Alguns pais podem achar que decorar o quarto para um menino é mais difícil do que para meninas. Entretanto, ambos precisam de um ambiente confortável e adoram ter o que mais gostam ali, no seu cantinho. Então, use isso a seu favor!

1. Use a decoração como guia

Para as crianças menores o quarto é um lugar muito especial, pois é onde reúnem seus brinquedos. Por isso, aproveite a decoração para mostrar que esse espaço pessoal é, também, um lugar de descanso e lazer.

Coloque cores tranquilas e objetos que transmitam segurança, para que se sintam bem no ambiente. Dê destaque à cama e deixe seu acesso facilitado. Assim, a criança aprende que pode descansar ali e, então, vai sozinha até lá, sempre que deseja.

2. Prefira cores claras

Cores Neutras

Cores claras e neutras são fáceis de harmonizar com a decoração. Além disso, transmitem tranquilidade e dão a impressão de que o quarto é maior. Também tornam o espaço atemporal, evitando a necessidade de mudar a decoração pouco tempo depois.

Você pode utilizar outras cores mais vibrantes em pontos específicos, para ajudar na decoração e levar personalidade ao ambiente. Papéis de parede são ótimos para servir como guia do tema da decoração, podendo ser usados em apenas uma parede e com motivos bem criativos.

3. Crie organização no espaço

Um ponto importante é deixar que a criança seja responsável por arrumar seu quarto. Para isso, você pode utilizar baús, caixas organizadoras, nichos e outros elementos de fácil acesso, de forma que seu filho junte seus brinquedos e os guarde, ao fim do dia.

Essa é uma lição muito valiosa, pois a criança aprende a importância de organizar o seu espaço e já começa a criar certa independência. Livros, cadernos, cartilhas e outros objetos de estudo e que desenvolvam habilidades devem estar sempre à mostra, para serem pegos facilmente.

Importante também é tentar não ocupar muito espaço no cômodo, afinal, crianças precisam se movimentar e brincar. Elas também podem querer receber coleguinhas. Deixando espaço para brincar, você limita o quarto como um espaço para a bagunça, mantendo o restante da casa organizado.

4. Escolha móveis seguros e confortáveis

Para que o ambiente atraia seu filho, é preciso que ele se sinta confortável ali. Por isso, na hora de escolher os móveis, avalie se eles se adaptam às diferentes fases da infância.

A cama, por exemplo, precisa acompanhar o crescimento do seu filho — e você sabe como crianças esticam de uma hora para outra! É importante que ela seja adequada para o comprimento e também para o seu peso. Opte ainda por materiais antialérgicos e antiácaros.

O que fazer para decorar quarto de menino?

Enquanto as dicas acima podem ser úteis para quartos de qualquer gênero, quartos de meninos podem exigir alguns outros elementos para se tornarem perfeitos.

1. Traga o gosto do menino para dentro do quarto

Tema que seu filho goste

Antes de começar a decoração, você deve definir um tema para guiar todo o processo. E por que não se basear naquilo que seu filho mais gosta? Aproveite para dar um ar lúdico ao espaço, mas busque sempre alcançar o equilíbrio entre o que seu filho quer e as necessidades que devem ser supridas pelo ambiente.

Grande parte dos garotos se interessam por:

  • esportes;
  • super-heróis;
  • selva e animais selvagens;
  • dinossauros;
  • motivos espaciais;
  • tudo o que ofereça aventura e ação.

Por isso, surpreenda seu menino com um quarto que reflita exatamente o que ele gosta.

2. Fuja do padrão de cores

Para meninos, é normal que se use o azul como a cor principal do ambiente, mesclado geralmente com o branco, para suavizar. Mas também é possível sair do lugar-comum e usar outras cores!

Busque uma paleta de cores que acompanhe o tema do quarto. Defina, de modo geral, três tons que sejam a base do tema, guiando a decoração de acordo com eles.

Você pode deixar a base do quarto em cores neutras, e optar por um colorido mais vibrante com um papel de parede, por exemplo. Harmonize ainda os objetos do quarto com as cores escolhidas, e os integre à decoração!

Coloque também diversas imagens, como quadros e adesivos, pois crianças são muito visuais. Papéis de parede se mostram perfeitos para isso, pois trazem estampas divertidas e que podem integrar ainda mais o quarto com o tema escolhido.

3. Use a criatividade

Quer lugar melhor do que um quarto de criança para deixar a criatividade correr solta? Aproveite o tema da decoração para inovar e levar soluções interessantes ao ambiente.

Para uma sensação de continuidade, por exemplo, você pode usar um papel de parede que suba para o teto, formando um L. Isso dá continuidade à decoração e cria um efeito visual bastante interessante.

Leve o tema para as almofadas da cama, nos quadros, nos porta-retratos etc. Cada detalhe da decoração pode refletir o gosto do seu filho.

Agora, que tal se inspirar em algumas ideias para aplicar na decoração?

Futebol

Criatividade

Utilize paredes brancas para dar contraste com as cores do quarto. Elas podem, por exemplo, ser o verde e aquelas do time favorito do seu filho.

Coloque um tapete verde para imitar o gramado do estádio e pendure uniformes de times de futebol na parede. Faça fotos do seu filho jogando, para os porta-retratos.

Selva

Os móveis podem ter um ar mais rústico e ser de madeira aparente. Verde, marrom e azul são cores associadas ao tema. Coloque um papel de parede com o desenho de árvores e folhas, além de uma tela de alambrado como proteção na cama de cima do beliche, por exemplo.

Super-heróis

Vermelho e azul são cores que sempre acompanham super-heróis. A decoração também pode levar itens que remetam aos quadrinhos, como um papel de parece com tema de HQ.

Espaço

Papéis de parede com motivos espaciais — como estrelas ou galáxias — podem dar o toque que o quarto precisa. Faça uma cama com que imite um foguete e pendure estrelas que brilham no escuro no teto. Globos terrestres e maquetes de planetas são objetos de estudo que ajudam na decoração.

Agora que você já conhece todas essas dicas, que tal arrasar na hora de decorar quarto de menino? Quer aprender ainda outras dicas para transformar o quarto dos seus filhos em um ambiente incrível? Continue no blog e descubra muitas outras dicas!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola