Decoracao xadrez

A decoração xadrez pode transformar ambientes. Do clássico ao campestre, do acolhedor ao exuberante, a estampa vai bem com diferentes estilos e pode fazer a diferença em cômodos mais cleans e neutros.

Quer descobrir como a estampa xadrez pode contribuir para a decoração da sua casa? Então continue a leitura deste post e confira!

Saiba que o xadrez é um eterno clássico

Impressão fortemente associada a interiores tradicionais, o xadrez é cada vez mais usado para dar um toque original a decorações modernas. Originalmente conhecido como tartan — nome característico do pano estampado produzido na Escócia do século XV —, o padrão era utilizado em uma camada externa de roupa, geralmente no ombro esquerdo, como parte do traje tradicional desse país.

Mais tarde, quando os fabricantes britânicos e americanos começaram a replicar a impressão, a estampa passou a ser chamada de xadrez, e assim nasceu o famoso padrão tal como o conhecemos.

O xadrez pode ter tido seu maior momento nos anos 70, quando foi utilizado em tudo, desde camisas até cadeiras. Entretanto, seu sucesso não permaneceu constante durante muito tempo.

No final dos anos 80 o padrão foi adotado por músicos da contracultura no noroeste do Pacífico, com bandas grunge como Nirvana e Pearl Jam apropriando-se do padrão. Então, em meados dos anos 90, surge “As Patricinhas de Beverly Hills”, filme em que adolescentes ricos e populares do famoso bairro norte-americano tornam a estampa popular outra vez.

Atualmente o xadrez encontra-se bastante presente, tanto em peças de alta costura quanto em acessórios no estilo grunge. Se você não se identifica com nenhum desses estilos, o xadrez também pode ser um padrão gráfico clássico com muitas possibilidades de combinação, bastante funcional e elegante. Enquanto no lado musical a estampa domina movimentos punk/grunge, o tecido de xadrez tradicional assume características muito diferentes na decoração.

Crie ambientes acolhedores

O xadrez normalmente é associado ao conforto e a uma atmosfera de inverno e aquecimento. Portanto, é fácil encontrá-lo em materiais quentes como lã e feltro. Em uma casa de campo, o padrão nas cores vermelho e preto ajuda a dar uma aparência rústica à decoração. Já nas cores verde e azul marinho, o xadrez reforça a sensação de conforto. Você entendeu: é a cor que dita o estilo que você deseja!

Se quiser adicionar algum calor ao ambiente, o xadrez pode se encaixar maravilhosamente com suas decorações de outono e inverno. Você pode encontrar tecidos xadrezes aconchegantes em lã ou flanela, que são perfeitos para toalhas de mesa ou cobertores. Portanto, aproveite para usar o padrão nos quartos ou na cozinha.

Utilize em peças pouco tradicionais

Quando você pensa em um tecido de padrão xadrez, o cobertor de lã familiar é o único que lhe vem à mente? Pense novamente! Essa é uma das coisas mais divertidas da decoração: explorar todas as possibilidades.

Como na moda, o xadrez pode ser usado em quase todos os lugares: abajures, carpetes, poltronas, cortinas e até mesmo nos azulejos do banheiro!

​Que tal aplicar um papel de parede xadrez no teto? Uma manta estampada com cores brilhantes e vibrantes também pode mudar totalmente uma sala de estar. Experimente ainda fronhas com o mesmo padrão — a cama fica maravilhosa e pode dar um toque inesperadamente boêmio à decoração.

O xadrez chama muita atenção, então use-o para envolver todo o ambiente em um conforto suave. Encontrar um padrão muito clássico em lugares incomuns traz muito caráter para um ambiente. Além disso, as misturas de cores oferecidas por esse tipo de estampa são quase infinitas. De sóbrio a brincalhão, existe um tipo ideal para cada tipo de decoração.

Misture a decoração xadrez com diferentes estilos

Inove na estampa xadrez

Certamente o xadrez é perfeito para lugares acolhedores. Da mesma forma, muitas vezes vemos o padrão em configurações rústicas e mais campestres — afinal, é um clássico atemporal. Mas o xadrez oferece também um uso todo novo em estilo. Esqueça o estilo “lenhador” e as ideias mais clássicas e aproveite a estampa de uma maneira inovadora. O objetivo é trazer textura e riqueza às decorações!

Aplique um toque de xadrez misturado com outras cores e padrões. O mix de estilos pode impressionar, e não precisa ser utilizado apenas em casas de campo! Muitos provavelmente pessoas se surpreenderão ao ver o xadrez como destaque em decorações modernas. O resultado é bastante sublime e muito original. Não se preocupe: basta equilibrar tudo!

Nesse sentido, utilize o padrão para destacar algum móvel no ambiente, como os sofás da sala ou uma cadeira estofada, e purifique o restante com tons neutros. O uso do xadrez clássico, em preto e branco, ajuda a criar uma aparência um pouco mais intensa e dramática. Aproveite então para inovar com a singularidade que essa combinação de estilos proporciona.

Contrastando dois estilos em um objeto, você cria intriga e equilibra ambos os estilos. Mas atenção: o uso descuidado do xadrez pode “pesar” muito o ambiente e deve ser evitado.

Utilize o xadrez com tons suaves

Em ambientes que exigem mais sossego, o xadrez pode aparecer com cores suaves, que não estimulem tanto as emoções. Assim, em uma sala de estar ou em um quarto, opte por cores neutras, como o cinza ou bege, e silencie um pouco a exuberância desse padrão.

Se a tendência lhe tentar mas você não quiser arriscar muito, um tapete xadrez, as cortinas ou uma capa de sofá podem trazer uma atmosfera acolhedora à sua casa sem muitos riscos. Agora, se quiser um toque ainda menor na decoração, escolha uma almofada para o sofá ou para a cama e aplique o padrão sem medo.

Para não chamar muita atenção, você também pode utilizar o xadrez seguindo os clássicos: aplique-o nas cortinas que fecham as aberturas dos armários da cozinha e decoram as janelas. Pratos e outros acessórios também ficam muito charmosos com a estampa. E não se esqueça do famoso assoalho xadrez preto e branco, tão comum em muitas cozinhas.

Use o xadrez como peça coringa

A estampa, normalmente associada a uma decoração mais convencional, agora se torna a estrela em uma variedade de estilos. Com uma abordagem revisitada, ela se encaixa perfeitamente tanto em uma decoração mais moderna quanto em ambientes acolhedores.

O xadrez pode trazer muito conforto e deixar qualquer ambiente mais acolhedor e com muito estilo. No entanto, tenha cuidado para não exagerar. O padrão proporciona um estilo muito singular e, por isso, deve ser associado a uma decoração bastante simples e limpa.

Evite-o se o ambiente já tiver uma decoração muito forte para não sobrecarregá-lo. Os quadrados realmente dão “peso” aos espaços. Assim, a decoração xadrez é bastante adequada para criar espaços acolhedores, mas não se você já possui um ambiente sofisticado.

Sentiu a inspiração para decorar a casa utilizando a estampa xadrez? Aproveite então para conhecer os adesivos de azulejo xadrez e descubra novas formas de transformar a sua casa!

Conheça a loja

Escrito por QCola