decoracao harmonica

Como ter uma decoração para sala colorida que funcione e seja harmônica? Essa é uma pergunta recorrente para quem deseja repaginar o lar e, em especial, esse importante cômodo, com diferentes tonalidades. Afinal, a sala é muito mais do que apenas um ambiente no qual se assiste à tv.

É nela que você relaxa depois de um dia cansativo de trabalho, se entretém com a família enquanto joga ou acompanha um filme e, é claro, recebe os amigos e convidados.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que vão ajudar você a transformar esse espaço e deixá-lo com muito mais vida e personalidade, sem errar na mão. Acompanhe e confira!

Invista em papéis de parede

É difícil idealizar uma decoração para sala colorida e não pensar na cor das paredes, certo? Isso porque elas desempenham um papel crucial na ambientação do cômodo, pois influenciam na iluminação local, na criação de uma atmosfera quente ou fria e, até mesmo, no equilíbrio visual do decór.

Mas isso significa que você precisará reservar um orçamento especial só para material de pintura e mão de obra? Não necessariamente! Para tanto, há uma alternativa mais prática e com ótimo custo-benefício: os papéis de parede.

Além disso, ao investir neles, é possível explorar diferentes combinações, estampas e tonalidades que vão, sem dúvida, renovar o ambiente. Entre as opções, existem, por exemplo, os modelos que:

Outro benefício de utilizar papéis de parede é que você pode criar contrastes com outros revestimentos, como cerâmicos, cimento queimado, porcelanatos e ladrilhos hidráulicos, frequentemente escolhidos para o piso.

Tenha móveis com cores quentes

Um ambiente colorido, ao contrário do que muitos pensam, não se restringe somente à escolha dos revestimentos. Os móveis também podem ser a fonte de cor da sala e torná-la um espaço cheio de intensidade e personalidade. Isso é possível por meio de um mobiliário que possua uma tonalidade contrastante, porém, harmônica, com o cômodo.

Por exemplo, imagine o recinto com as seguintes características: paredes brancas, piso de madeira clara e luminárias de cobre ou prata. Uma paleta de tons neutros, não é verdade? Agora, visualize, nesse mesmo espaço, um sofá com estofado rose quartz (rosa) e puffs serenity (azul).

Você consegue perceber a diferença que apenas três peças fizeram no ambiente? Pois saiba que não apenas os móveis permitem isso, mas também os eletrodomésticos. Por isso, não tenha medo de arriscar e encontrar incríveis combinações!

Use almofadas estampadas

estampas deixam o comodo mais criativo

Além dos móveis, também dá para trazer mais cor para sua sala por meio de itens que, certamente, não faltam nela: as almofadas. Para isso, esqueça o uso de cores sólidas (branco, preto, cinza etc.) e aposte nas estampas. Elas podem ser:

  • geométricas;

  • florais;

  • étnicas;

  • animal print;

  • xadrez.

Tenha em mente que elas se converteram em um verdadeiro must have da decoração, especialmente para quem deseja dar um ar contemporâneo, industrial ou vintage ao lar. Neste sentido, além da profusão de tons, as estampas deixam o cômodo mais criativo, leve e divertido. Portanto, pode usar e abusar delas sem medo!

Integre diferentes cômodos

Outra forma de ter uma decoração para sala colorida é investir na sua integração com diferentes cômodos. Porém, você deve estar se perguntando como conjugar ambientes vai, de fato, trazer esse resultado, não é mesmo?

A resposta é bem simples: ao retirar as paredes que funcionam como divisórias entre a sala e o segundo recinto, por exemplo, automaticamente objetos, itens decorativos, móveis, aparelhos eletrônicos e afins que estejam no último aumentarão a diversidade da paleta de cores do primeiro.

Com isso, cria-se um novo ambiente — misto e unificado. Para exemplificar, veja algumas sugestões de integração:

Sala e varanda com jardim vertical

Mora em prédio e possui varanda? Então, que tal usá-la para cultivar um lindo jardim ou horta vertical? Ao integrá-la com a sala, essa área verde vai trazer, além de ar puro e umidade na medida certa, muito mais vida e cor para seu lar.

Sala e cozinha americana

A cozinha americana é bastante tradicional e uma aposta comum em residências que não dispõem de tanto espaço. Se esse é o seu caso, conjugue ambos os cômodos por meio de uma bancada gourmet e pendentes de aço cromado — material que está em alta. De quebra, esse canto pode servir para uma pequena adega ou minibar.

Sala e quintal com piscina

Caso você more em casa e conte com um quintal com bom espaço, por que não ter uma piscina? Além de se tornar um atrativo para relaxar, se divertir com a família e receber convidados, imagine como será incrível ter aquele azul infinito invadindo sua sala?

Aposte na tapeçaria

Por fim, não deixe de apostar na tapeçaria, que está novamente em alta no design de interiores. Mas não se deixe enganar: não estamos falando de usar tapetes no piso. Ao contrário, trata-se de utilizá-los nas paredes.

Isso porque essa peça, que em muitas casas não recebe a devida atenção que merece, não só pode, como deve ser mais bem explorada e não “apenas” cobrir o chão. E uma das melhores formas de fazer isso é pendurando o tapete nas paredes. Para se ter uma ideia melhor, ele pode:

  • representar uma memória afetiva (de uma viagem ou celebração especial);

  • ter um papel narrativo no décor, especialmente se o estilo dele for étnico ou rústico;

  • funcionar como revestimento térmico para as paredes, deixando o lar mais aquecido e aconchegante.

Por isso, escolha um tapete com belas gravuras ou estampas, e preencha aquele cantinho vazio do ambiente que está, urgentemente, pedindo mais cor! Caso queira, ainda é possível emoldurá-lo, sustentá-lo como uma flâmula ou, se preferir, acrescentar vários deles com modelagens diferentes, como os horizontais, verticais e hexagonais.

E então, gostou das nossas sugestões de decoração para sala colorida? Pois não deixe de escolher uma delas e inovar no seu lar. Afinal, nada melhor do que ter uma casa bonita, confortável, aconchegante e bem decorada, não é mesmo? Para receber outras dicas imperdíveis, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos direto no seu email!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola